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PublicouGabriel Gal Alterado mais de 7 anos atrás
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TEORIA SOCIOLÓGICA Positivismo Èmile Durkheim Max Weber Karl Marx
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POSITIVISMO Primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico Cientificismo: poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais (leis imutáveis da vida social) Organicismo: sociedade concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas → equilíbrio / harmonia
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POSITIVISMO Princípio do darwinismo social: as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido transformações sociais representariam a passagem de um estágio inferior para outro superior (organismo social mais evoluído e complexo → sociedade industrial europeia / sociedades tradicionais: “fósseis vivos”, estágios primitivos) *explicação para justificar a intervenção europeia nos continentes → expansão mercantil (Revolução Industrial)
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POSITIVISMO Revolução Industrial: → substituição progressiva do trabalho humano por máquinas (maior produção em menos tempo) → divisão do trabalho e a necessidade de sua coordenação (empobrecimento intelectual / tarefas repetitivas; inserção de mulheres e crianças) → mudanças culturais no trabalho: gestão do fator humano (imposição de disciplina; alimentação/moradia/higiene; liberdade criativa do artesanato)
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POSITIVISMO ● produção de bens em grande quantidade (produtos mais baratos) ● novos papéis sociais (empresário X operário) ↕ instrumentos de produção X força de trabalho ● concentração de máquinas, terras e ferramentas sob o controle de poucos
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POSITIVISMO A questão social: ● miséria (cercamentos) ● rápida urbanização (degradação do espaço urbano e do meio ambiente) ● insalubridade ● falta de qualificação ● dependência do operário (exploração)
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POSITIVISMO positivistas responderam com ideias de ordem e progresso buscava resolver conflitos por meio da exaltação à coesão, harmonia entre os indivíduos, restabelecer a ordem social → manutenção e preservação da nova sociedade capitalista
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S URGIMENTO DA SOCIOLOGIA São os acontecimentos desencadeados pelas revoluções industrial e francesa que possibilitaram o aparecimento da Sociologia Sociologia – estudo das relações e das interações humanas Surgiu em decorrência da necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo, em proporções nunca vistas, em razão da industrialização
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S OCIOLOGIA COMO CIÊNCIA Èmile Durkheim – Sociologia Positivista (teoria do consenso) Max Weber – Sociologia Compreensiva (interpretação/significado) Karl Marx – Sociologia Revolucionária (teoria do conflito)
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DURKHEIM Ciência das instituições, de sua gênese e do seu funcionamento. Ou seja: de toda a crença, todo comportamento instituído pela coletividade (a vida social está no todo e não nas partes) sociedade = organismo estados normais (saudáveis) e patológicos (doentios)
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D URKHEIM – OBJETO DE ESTUDO Fatos Sociais → algo dotado de vida própria, externo aos membros da sociedade e que exerce sobre seus corações e mentes uma autoridade que os leva a agir, sentir, pensar de determinadas maneiras
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D URKHEIM – OBJETO DE ESTUDO ● coerção – força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Ex: formação familiar ● exterioridade – os fatos existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente. Ex: costumes ● generalidade – é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou na maioria deles. Ex: moral, formas de habitação ● os fatos são considerados em suas manifestações coletivas, e não individuais ou acidentais → são internalizados através do processo educativo (formal / informal) → as regras são transformadas em hábitos
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D URKHEIM Os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular → formas padronizadas de conduta e pensamento ● consciência coletiva : conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, que forma um sistema determinado com vida própria (representação) → se impõe aos indivíduos por gerações → é a forma moral vigente na sociedade → definem o que é considerado “imoral”, “reprovável”, “criminoso”
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WEBER Ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos / perspectiva histórica → o desenvolvimento da indústria e a expansão marítima e comercial colocaram a Europa em contato com outras culturas e outras sociedades, obrigando seus pensadores a um esforço interpretativo da diversidade social *pensamento alemão → diversidade *pensamento inglês / francês → universalidade
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WEBER Não existe oposição entre indivíduo e sociedade ● as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação (motivado pela tradição, por interesses racionais ou pela emotividade) → o motivo, quando se manifesta na ação concreta, dá a ela um caráter: “econômico”, “político”, “religioso”, etc ≠ positivistas: ordem social submete os indivíduos como força exterior a eles
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W EBER – OBJETO DE ESTUDO Ação social → conduta humana dotada de sentido (justificativa subjetivamente elaborada: o sentido é aquele que motiva a ação social / é o indivíduo que, através dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social) ● a ação é social quando possui sentido → indivíduo age levando em conta a resposta ou reação de outros indivíduos
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M ARX – MATERIALISMO HISTÓRICO Proposta de uma ampla transformação política, econômica e social Adquiriu dimensões de ideal revolucionário e ação política efetiva Alienação econômica : o capitalismo alienou (separou) o trabalhador de seus meios de produção e expropriou o produto de seu trabalho, que se tornaram propriedade privada do capitalista
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M ARX – MÉTODO DIALÉTICO Alienação política → o Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta (perda da representatividade ) As desigualdades são a base da formação das classes sociais → as relações entre os homens resultam de relações de oposição, de antagonismo, exploração e complementaridade entre as classes sociais → os interesses de classe são inconciliáveis
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MARX Mais-valia → valor excedente produzido pelo trabalhador Tecnologia transforma o trabalhador em mero “apêndice da máquina”
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