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Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade nas Organizações (SGQ)

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Apresentação em tema: "Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade nas Organizações (SGQ)"— Transcrição da apresentação:

1 Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade nas Organizações (SGQ)

2 Significados SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE (SGQ)? E A CERTIFICAÇÃO?
É um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: A satisfação do cliente. E A CERTIFICAÇÃO? Certificar consiste em demonstrar a conformidade das características de um produto, serviço ou sistema face a um documento de referência preciso que estabeleça e quantifique parâmetros que dever ser verificados.

3 ISO Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization)
A ISO é a maior desenvolvedora e divulgadora de padrões internacionais do mundo. Trata-se de uma rede de institutos nacionais definidores de padrões, com um membro por país, coordena todo o sistema de padronização e definição de normas. Fundada em 23 de fevereiro de 1947. ISO 9000 é um conjunto de normas que formam um Sistema de Gestão de Qualidade para organizações. As normas da família ABNT NBR ISO 9000, relacionadas a seguir, foram desenvolvidas para apoiar organizações, de todos os tipos e tamanhos, na implementação e operação de sistemas de gestão da qualidade eficazes. Na busca pela Qualidade total. No Brasil: A ABNT NBR ISO 9000 é uma tradução idêntica da ISO NBR: Normas Brasileiras ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas – Organismo responsável por editar as normas.

4 NORMAS DA SÉRIE ISO 9000 NBR ISO 9000:2005 - Fundamentos e vocabulário
Estabelecer o ponto de partida para o entendimento desta série de normas e definir os termos fundamentais usados. NBR ISO 9001: Requisitos Determinar os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Esta é a única norma certificável. NBR ISO 9004: Diretrizes para melhoria de desempenho Apresenta oportunidades para a melhoria contínua de um SGQ através da busca da satisfação do cliente. Esta norma encontra-se em revisão. Juntas elas formam um conjunto coerente de normas sobre sistema de gestão da qualidade, facilitando a compreensão mútua no comércio nacional e internacional.

5 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
FOCO NO CLIENTE Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas. LIDERANÇA Líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.

6 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
ENVOLVIMENTO DE PESSOAS Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização. ABORDAGEM DE PROCESSO Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo. Documentar procedimentos. ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir os seus objetivos.

7 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
MELHORIA CONTÍNUA Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente. ABORDAGEM FACTUAL PARA TOMADA DE DECISÃO Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações. BENEFÍCIOS MÚTUOS NAS RELAÇÕES COM FORNECEDORES Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a habilidade de ambos em agregar valor.

8 Quais os benefícios da implantação da ISO 9001?
PARA A ORGANIZAÇÃO: • Maior satisfação dos clientes. Redução de Custos (otimização de processos e controle de falhas). • Melhoria na produção. • Maior competitividade. Motivação da equipe. Ações baseadas em fatos e não em opiniões; Ênfase nas causas dos problemas e não nos "culpados“. PARA OS COLABORADORES: Menos conflitos no trabalho e maior integração entre setores; Maior desenvolvimento individual em cada tarefa, possibilitando melhoria de desempenho; Maiores oportunidades de treinamento; Menores possibilidades de acidentes de trabalho; Melhoria da qualidade e da produtividade, gerando possibilidades de recompensas.

9 Processo de Implementação do SGQ até a Certificação.
Para iniciar o processo de implantação da ISO 9001, em primeiro lugar deve-se estabelecer um cronograma no qual devem estar previstas todas as etapas, desde a definição da política e objetivos da qualidade, bem como indicadores dos processos, até a certificação. Comprometimento da Alta Direção. Além dos benefícios e vantagens, a Diretoria deve estar consciente das dificuldades da implantação e do investimento necessário (tempo das pessoas, recursos financeiros para consultoria, treinamento e certificação). Seleção e designação formal de um coordenador. O coordenador deve ter além de conhecimentos específicos de qualidade facilidade de comunicação, acesso fácil aos membros da organização, e conhecimento da instituição.

10 Processo de Implementação do SGQ até a Certificação.
Elaboração e divulgação da Política da qualidade. A Política da Qualidade expressa o comprometimento da organização com o processo de qualidade. É elaborada pelos membros do Comitê. Palestra sobre qualidade para todos os funcionários. É necessário obter a adesão de todos os funcionários. Para isso eles precisam ser informados sobre o processo em andamento. É preciso introduzir o assunto Qualidade na cultura da organização. Estudo de cada um dos requisitos da norma É necessário estudá-los, interpretá-los e adaptá-los às necessidades da organização.

11 Processo de Implementação do SGQ até a Certificação.
Plano de trabalho para implantação de cada requisito. Essas ações envolvem recursos e tempo. Por isso é necessário um plano de trabalho formal para permitir o acompanhamento da implantação. Formação de grupos de trabalho com a participação dos funcionários. Para elaborar as instruções de trabalho. A participação dos funcionários é fundamental para que o processo implantado reflita a realidade e possa ser mantido no futuro. Elaboração do Manual da qualidade. O Manual é um documento que descreve o sistema implantado. É muito utilizado nas auditorias e é uma exigência da Norma.

12 Processo de Implementação do SGQ até a Certificação.
Treinamento dos funcionários. Uma vez elaborados os procedimentos e instruções de trabalho, é necessário que todos os funcionários sejam treinados a fim de que todas as operações sejam executadas da mesma maneira, assegurando a sua qualidade. Formação dos auditores internos da qualidade. Para a manutenção do sistema implantado é necessário um plano de auditorias internas.  Realização das auditorias internas. As auditorias indicarão pontos do sistema que não estão sendo seguido e, portanto, precisam ser melhorados.

13 Processo de Implementação do SGQ até a Certificação.
Seleção da entidade certificadora. Realização da pré-auditoria. Trata-se de uma avaliação simulada. Tem sido utilizada pela maioria das organizações, com resultados positivos. Realização da auditoria de certificação. Nesta auditoria as práticas são comparadas com os padrões estabelecidos na documentação.

14 Requisitos importantes a serem definidos pela empresa antes da Certificação
Análise crítica de contratos: os requisitos contratuais devem estar completos e bem definidos. A empresa deve assegurar que tenha todos os recursos necessários para atender às exigências contratuais. Aquisição: deve-se garantir que as matérias-primas atendam às exigências especificadas. Deve haver procedimentos para a avaliação de fornecedores. Produtos fornecidos para o cliente: deve-se assegurar que estes produtos sejam adequados ao uso. Identificação e rastreabilidade do produto: Requer a identificação do produto por item, série ou lote durante todos os estágios da produção, entrega e instalação.

15 Requisitos importantes a serem definidos pela empresa antes da Certificação
Controle de processos: requer que todas as fases de processamento de um produto sejam controladas (por procedimentos, normas, etc.) e documentados. Inspeção e ensaios: requer que as matérias-primas sejam inspecionadas (por procedimentos documentados) antes de sua utilização. Equipamentos de inspeção, medição e ensaios: requer procedimentos para a calibração/aferição, o controle e a manutenção destes equipamentos. Situação da inspeção e ensaios: deve haver, no produto, algum indicador que demonstre por quais inspeções e ensaios ele passou e se foi aprovado ou não.

16 Requisitos importantes a serem definidos pela empresa antes da Certificação
Controle de produto não-conforme: requer procedimentos para assegurar que o produto não conforme aos requisitos especificados é impedido de ser utilizado inadvertidamente. Ação corretiva: exige a investigação e análise das causas de produtos não-conformes e adoção de medidas para prevenir a reincidência destas não-conformidades. Manuseio, armazenamento, embalagem e expedição: requer a existência de procedimentos para o manuseio, o armazenamento, a embalagem e a expedição dos produtos. Registros da qualidade: devem ser mantidos registros da qualidade ao longo de todo o processo de produção. Estes devem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios. Assistência técnica: requer procedimentos para garantir a assistência a clientes.

17 Sistema de Gestão da Qualidade
A ISO 9001 AGRUPOU OS REQUISITOS EM QUATRO GRANDES GRUPOS:

18 Prazo e custo da certificação?
O certificado tem validade de 3 anos. O custo de certificação varia conforme cada certificadora, quantidade de unidades, complexidade do processo em questão, abrangência do certificado, ou seja, por quantos países ele é reconhecido, etc. Em valores estimados (variam de empresa a empresa): MICRO E PEQUENAS EMPRESAS( ATÉ 30 FUNCIONÁRIOS): DE R$ A R$ 8.000,00. PEQUENAS EMPRESAS: DE R$ 8.000,00 A R$ ,00. MÉDIAS EMPRESAS: DE R$ ,00 A R$ ,00. A empresa uma vez certificada, deve zelar pela manutenção deste, pois perder um certificado pode ser muito mais danoso para uma empresa do que não tê-lo. O processo de implementação pode durar de alguns meses a dois anos, dependendo do tamanho da empresa e, principalmente, da existência de um sistema da qualidade e do seu grau de desenvolvimento.

19 Certificadoras Inicialmente o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) certificava as empresas, mas ele começou a credenciar instituições para fazer isso. Além das certificadores Brasileiras há também várias empresas internacionais concedendo certificação ISO 9000 no Brasil. Segue abaixo algumas certificadoras: ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas – RJ FCAV - Fundação Carlos Alberto Vanzolini - SP ABS - Quality Evaluations Inc. - SP TÜV RHEINLAND DO BRASIL LTDA. - SP BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda  - SP Det Norske Veritas Certificadora Ltda  - SP Lloyd`s Register do Brasil Ltda - RJ SGS ICS Certificadora Ltda – SP

20 Obrigado!   


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