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ISO 9001 LES 0778 – Gestão da Qualidade I

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Apresentação em tema: "ISO 9001 LES 0778 – Gestão da Qualidade I"— Transcrição da apresentação:

1 ISO 9001 LES 0778 – Gestão da Qualidade I
Prof. Dr. Hermes Moretti Ribeiro da Silva

2 ISO 9001

3 INTRODUÇÃO O que é ISO 9001 e porque certificar minha empresa

4 Produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.
VISÃO GERAL Industrialização Gestão dos processos Padronização Qualidade ISO (International Organization for Standardization) do grego “isos”: igual Produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.

5 ISO-9000 Normas técnicas ( 9000, 9001, 9004 e 9011);
Implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade; Adequação às necessidades das empresas; Processos para melhoria contínua do sistema;

6 ISO-9001 Requisitos para um Sistema de Gestão de Qualidade: Clientes
Estatutários Empresas de qualquer área de atuação; Foco no cliente, liderança para qualidade, visão sistêmica e de processos, abordagem científica, comprometimento e envolvimento;

7 Atenção!!! As normas da ISO não garantem qualidade extra ao produto! O que ela garante é que o processo pelo qual o produto foi desenvolvido foi padronizado!

8 ISO-9001 Adquirido através de um processo de auditoria – empresas especializadas; Certificado alega que a empresa cumpre os requisitos estabelecidos; Recertificações periódicas Instrumento qualificador Exigência de mercado

9 VANTAGENS DA ISO 9001 Alavanca na busca da qualidade total;
Aliada com o sistema de gestão ambiental e de saúde e segurança ocupacional. Credibilidade; Competitividade; Redução de custos;

10 REQUISITOS DO SISTEMA DA QUALIDADE IS0 9001
Documentação do Sistema de Qualidade; Responsabilidade da Direção; Gestão de Recursos; Realização do Produto; Medição, Análise e Melhoria;

11 REQUISITOS GERAIS E DE DOCUMENTAÇÃO
Documentação é variável Porte; Setor de atuação; Complexidade dos processos e dos negócios; Orientações documentadas dependendo do nível de capacitação dos recursos humanos.

12 REQUISITOS GERAIS E DE DOCUMENTAÇÃO
A documentação inclui: Política e objetivos da qualidade; Manual da qualidade; Procedimentos requeridos; Registros; Entre outros

13 REQUISITOS GERAIS E DE DOCUMENTAÇÃO
Somente alguns requisitos necessitam ser documentados Padronização Diminuição da Variabilidade Previsibilidade Treinamento Melhoria Continua

14 REQUISITOS GERAIS E DE DOCUMENTAÇÃO
POP (Procedimento Operacional Padrão) Nome do POP Objetivo Documento de referência Local de aplicação Siglas Descrição das etapas

15 REQUISITOS GERAIS E DE DOCUMENTAÇÃO
Manual da qualidade: Explicar o escopo do sistema Integração dos processos Completo e enxuto Controle dos documentos: Analisados e Avaliados Atualizados Disponíveis para todos Registros para consulta

16 REQUISITOS DE RESPONSABI-LIDADE DA DIREÇÃO
ISO antes de 2000 Falta de comprometimento da direção com a gestão da qualidade ISO a partir de 2000 O comprometimento da direção passa a ser um requisito do sistema de qualidade

17 REQUISITOS DE RESPONSABI-LIDADE DA DIREÇÃO
Seção 5.1 da ISO 9001:2008 estabelece: Criar a cultura de foco no cliente Estabelecer e implementar uma política da qualidade da organização Criar condições para a definição de objetivos para a gestão da qualidade Analisar o sistema da qualidade para a melhoria contínua Prover recursos para a gestão da qualidade

18 REQUISITOS DE RESPONSABI-LIDADE DA DIREÇÃO A política da qualidade
O que significa ter uma política da qualidade? Declaração da organização Princípios e valores Sustenta os objetivos da qualidade e o planejamento Deve favorecer a comunicação de fácil entendimento Deve refletir a realidade da empresa

19 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO Os objetivos da qualidade
Requisitos do cliente Objetivos de qualidade Os objetivos da qualidade Definidos pela alta direção Mensuráveis Coerentes Permitir uso de indicadores

20 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO Gestão Estratégica da Qualidade
Algumas técnicas pode ser utilizadas: Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) Processo normalmente liderado pelo Diretor Desdobra o plano a ser seguido em metas e ações Alinhar as metas entre departamentos Sistema de Medição de Desempenho (SMD) Conforme as necessidades da empresa Medir a eficiência de um processo Atender a necessidade dos clientes Indicadores de produção/Indicadores de resultado

21 REQUISITOS DE RESPONSABI-LIDADE DA DIREÇÃO
Desdobramento de Requisitos dos Clientes REQUISITOS DOS CLIENTES FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO OBJETIVOS DA QUALIDADE INDICADORES E METAS REQUISITOS DE CLIENTES POLÍTICA DA QUALIDADE PROCESSOS CRÍTICOS

22 REQUISITOS DE GESTÃO DE RECURSOS Generalidades e Gestão de Pessoas
ISO 9001:2000 Provisão de Recursos IS0 9001:2008 Capacitações Treinamento (conscientização) Avaliar a eficácia Conscientização Manter registros Habilidades Competências Implementar, manter e melhor o sistema de gestão Aumentar a satisfação dos clientes

23 REQUISITOS DE GESTÃO DE RECURSOS Infraestrutura e Ambiente de Trabalho
ISO 9001:2008 – Determinar, prover e manter Edifícios e espaços de trabalho Equipamentos, materiais e software Serviço de apoio Condições de Ambiente de Trabalho Fatores Físicos Fatores Ambientais Outros Fatores

24 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
REQUISITOS DOS CLIENTES ATENDIMENTO DOS REQUISITOS PLANEJAMENTO PROJETO PRODUÇÃO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE AQUISIÇÃO CONTROLE

25 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Planejar as atividades da gestão da qualidade em função dos requisitos dos clientes Abordagem do processo: mapear as atividades Planejamento das atividades e processos Coerência entre o planejamento da produção e dos demais requisitos do sistema de gestão da qualidade 

26 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Planejamento da Realização do Produto 1) Objetivos da qualidade e requisitos para o produto; 2) Necessidade de estabelecer processos e documentos e prover recursos específicos para o produto; 3) Verificação, validação, monitoramento e inspeção; 4) Registros necessários para fornecer evidência de que os processos de realização e o produto resultante atendem aos requisitos.

27 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Planejamento da Realização do Produto Eliminação de problemas Influência na lucratividade do processo Credibilidade da organização Satisfação dos clientes

28 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO Relacionamento com o Cliente
Identificação das necessidades Análise Crítica Comunicação Para alcançar um sucesso sustentado, as organizações necessitam gerir as suas relações com as partes interessadas relevantes, tais como os fornecedores.

29 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO Projeto e Desenvolvimento
Empresa realiza desenvolvimento do produto e do processo de fabricação Empresa realiza desenvolvimento do produto com a produção dada por fornecedor Empresa realiza produção a partir do projeto do cliente Empresa fabrica a partir do projeto do produto do cliente sem processo formal de desenvolvimento do processo de fabricação OU DESENVOLVIMENTO TOTAL OU PARCIAL DO PRODUTO OU OU

30 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Estágios (entrada saída) Análise crítica, verificar e validar Responsabilidades e autoridades Projeto e Desenvolvimento Determinar Garantia de distribuição de informação adequada Comunicação eficaz Envolver as pessoas direta ou indiretamente

31 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Aquisição Os produtos e/ou serviços adquiridos por uma organização para realização do produto por interferir nos requisitos dos clientes. A ISO 9001 estabelece que a organização deve gerenciar suas atividades de aquisição Gestão da atividade de aquisição Reduz a chance de não atender aos requisitos do cliente

32 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Aquisição A gestão da qualidade da atividade de aquisição envolve: Especificação de produto Seleção de fornecedores Avaliação do produto Avaliação do Fornecedor

33 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Aquisição Especificação de produtos Devem atender aos requisitos especificados pelos clientes e pela empresa Área de compra que conta com o suporte da área técnica Uso de formulários para registro Seleção de fornecedores Basear-se em evidências de que o fornecedor é capacitado Atender as especificações técnicas Construir planilha com histórico dos fornecedores (para tomada de decisão)

34 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Aquisição Avaliação do produto Inspeção no ato do recebimento, conferência de produto Uso da amostragem para lotes muito grande Formulários com o que deve ser avaliado Avaliação de fornecedores Complexidade depende do tipo de produto, sendo realizada ao final do processo Técnicas multicritérios Quantitativo Qualitativo

35 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Produção e Fornecimento de Serviços Produto não conforme deve ser “rejeitado” antes de chegar às mãos do cliente O que fazer? Melhoria no processo de fabricação Minimiza produtos fora da especificação Minimiza a necessidade de inspeção Controle da qualidade do processo

36 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Produção e Fornecimento de Serviços Como fazer o controle da qualidade do processo? Padronização dos procedimentos da produção Exemplos: Gráficos de controles Técnicas de controle estatístico Planejamento e análise de experimento 6 Sigma

37 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Produção e Fornecimento de Serviços A ISO 9001 estabelece requisitos para controle de produção e fornecimento de serviços conforme disponibilidade Informação Especificação técnica Instrução de trabalho Uso de equipamento Identificação da rastreabilidade Prevenção da propriedade do cliente Prevenção do produto Requisitos para Gestão da Qualidade

38 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Controle de Equipamento, de Monitoramento e Controle O equipamento deve ser: Calibrado ou aferido Ajustado ou reajustado Ter identificação Ser protegido contra alterações Ser protegido de danos

39 REQUISITOS DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Controle de Equipamento, de Monitoramento e Controle Análise do erro aleatório sistemático: é feito pelo estudo de repetitividade e reprodutibilidade(R&R) Erro sistemático do instrumento: é feito a análise de capacidade do sistema de medição

40 REQUISITOS DE MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Planejar e implementar ações para: Conformidade do produto Conformidade do sistema de gestão da qualidade Melhoramento contínuo

41 REQUISITOS DE MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Medição e monitoramento: Feita sobre os resultados Eficácia e eficiência dos processos Medições indicadas: Satisfação do cliente Auditoria interna Medição e monitoramento dos processos Medição e monitoramento dos produtos

42 REQUISITOS DE MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Controle de produto não conforme Ações de identificação da inconformidade Ações de eliminação da inconformidade Ação para impedir seu uso ou aplicação Ações de correção aos efeitos da inconformidade Análise de dados Interpretação das etapas anteriores

43 REQUISITOS DE MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Melhorias Fazer uso das informações encontradas para a melhoria contínua. Requisitos dos Clientes FATORES CRÍTICOS DO SUCESSO POLÍTICA DE CLIENTES POLÍTICA DE QUALIDADE PROCESSOS CRÍTICOS Satisfação dos Clientes OBJETIVOS DA QUALIDADE INDICADORES E METAS ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA Resultados de auditoria Satisfação do cliente Desempenho do processo Conformidade do produto Situação de ações preventivas e corretivas Mudanças que possam afetar o sistema de gestão Ações em andamento

44 CERTIFICAÇÃO ISO 9001 Organismo Certificador avalia o sistema de qualidade  Auditoria Condiz com o modelo ISO 9001? Evidências da implementação das práticas de Gestão da Qualidade A ISO NÃO EMITE CERTIFICADOS!! Organismos certificadores  Credenciados pelo INMETRO Certificado válido por 3 anos O certificado ISO 9001 NÃO é sobre a qualidade do produto.

45 ISO 9001 só para os grandes? Benefícios
É possível ter a certificação em pequenas empresas? 1.2: “Todos os requisitos desta Norma são genéricos e se pretende que sejam aplicáveis a todas as organizações, independente do seu tipo, do seu porte e do produto fornecem.” Melhora na organização interna das atividades Ganhos em agilidade pela padronização Economia pela redução de erros e desperdício Ganho para a imagem da empresa Benefícios

46 Beatriz Santos de Toledo Deborah Feferbaum Godoi Fernanda Freitas Pavani Isabela Cerri Baldin Julia Baldovinotti Iba Karen Florentino Corrêa Sabrina Nasciben P de Souza Paula de Freitas Wenzel OBRIGADA!!!


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