A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina: Tecnologias midiáticas digitais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina: Tecnologias midiáticas digitais"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina: Tecnologias midiáticas digitais
Professora multiplicadora NTE/SCS: Lenir Maria Rossarola Assessora pedagógica da 6ª CRE: Miriam Beatriz Crespo Martins

2 MÍDIAS Rádio; Jornal; Televisão; Revista; Livro;
Computador = digital (notebook, netbook, tablet, smartphone, iphone).

3 Tecnologia móvel

4 CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

5 INTERNET ou WEB

6 ERA DIGITAL = Sociedade em rede

7 CIBERCULTURA - Escola conectada

8 Segundo o Portal de dados do Cetic, na pesquisa TIC Educação:
mais de 90% das escolas contam com computadores com acesso à internet; 94% dos diretores acessam internet no domicílio; dos coordenadores pedagógicos, 96% acessam a internet no domicílio; dos professores, 95% acessam a internet no domicílio; e 72% dos alunos acessam a internet no domicílio. Cetic - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Disponível em:  

9 Ensino Híbrido – Escola inovadora

10

11

12 SEGURANÇA NA REDE

13 Por isso é importante explorar diferentes mídias na educação.
Aprendizagem Todos nós já sabemos que aprendemos mais quando experimentamos o sabor, quando tocamos, olhamos, ouvimos, falamos... Nossos sentidos agem de forma complementar. Por isso é importante explorar diferentes mídias na educação.

14 Palavra/texto escrito

15 O uso da palavra/texto escrito na educação
A palavra/texto escrito é sempre um importante estímulo visual para a aprendizagem e que pode ser lido, portanto ativando também o estímulo auditivo. Geralmente as palavras/texto escrito são usadas como: Fonte documental; Produção de conhecimento; Representação da realidade; Produção cultural. O conhecimento pode ser registrado e divulgado pela palavra/texto escrito. A informação se expande via palavra/texto escrito.

16 EXTENSÕES DOS ARQUIVOS DE TEXTO
TXT Formato mais simples para envio de texto por e utilização em redes sociais. DOC Formato de texto do editor de texto do sistema operacional Windows - Word. ODT Formato de texto do editor de texto do sistema operacional Linux - Writer. PDF Formato de texto, com proteção, utilizado para documentos, da Adobe.

17 RECURSOS DE PALAVRA/TEXTO ESCRITO EM AMBIENTE VIRTUAL
Sites Livro digital - Jornal escolar –

18 Blogger.com http://nte06cre.blogspot.com.br/

19 pt.wix.com http://lenepiupiu.wix.com/leneleros

20 pbworks.com http://ntescs.pbworks.com/w/page/5718047/LENE%20LEROS

21 webnode.com.br http://apropriacao-da-webgrafia.webnode.com/

22 livrosdigitais. org. br http://www. livrosdigitais. org

23 issuu. com https://issuu

24 Palavras cruzadas. http://www. discoveryeducation
Você pode criar palavras cruzadas, crucigramas, etc.

25 Criação de fotonovela, charges, tirinhas e Histórias em Quadrinhos
Podemos criar no Impress ou PowerPoint, utilizando imagens baixadas da internet, com balões de fala, adicionando texto neles. Ao salvar, precisamos salvar como Imagem. Será criada uma pasta com todos os slides, cada um será um quadrinho. Montamos, então, os quadrinhos no Writer ou Word, até termos nossa historinha, ou fotonovela, ou o que quisermos. Se na web, podemos utilizar o ou Ver tutoriais em Veja mais sobre histórias em quadrinhos em *** Salvar documento no Writer com o formato Microsoft Office 97/2000/XP/2003.doc

26 Criação de livro, revista ou jornal com Writer ou Word
Planejar texto, digitar observando parágrafos, maiúsculas e minúsculas, acentuação. Criar palavras cruzadas com Escolher imagens, baixar no computador em uma pasta. Escolher fotos ou fotografar pessoas, lugares. Formatar o texto e inserir as imagens/fotos, como e onde desejar. No caso de publicar na web, utilize o ou

27 ATIVIDADE PRÁTICA Planejar livro digital: escolher tema, título e material (imagens* e texto escrito) Criar livro digital com algumas páginas... com imagens e texto no writer ou word. Quem conseguir acessar, pode criar direto no site livrosdigitais.org ( * Pegue as imagens disponíveis no computador/netbook ou na web.

28 Imagem

29 O uso da imagem na educação
A imagem é sempre um importante estímulo visual para a aprendizagem. Geralmente as imagens são usadas como: Fonte documental; Produção de conhecimento; Representação da realidade; Produção cultural. O conhecimento visual facilita a compreensão do que não temos fisicamente. A imagem pode simular algo que está longe ou difícil de visualizar, como um planeta por exemplo:

30 Também pode ilustrar conceitos abstratos, o que ajuda na compreensão de diversos conteúdos, como, por exemplo o teorema de Pitágoras. As imagens permitem ao educador detalhar, apresentar e simular situações de aprendizagens e, por isso, são importantes objetos de aprendizagem.

31 VOCÊ SABIA? IMAGEM DIGITAL
Todas as imagens digitais são constituídas por um mesmo elemento no seu nível mais básico: o pixel. Milhões de pixels podem ser combinados para criar uma imagem detalhada e aparentemente contínua. VOCÊ SABIA? Quanto mais pixels uma imagem tem, maior a sua capacidade de representar detalhes.

32 EXTENSÕES DAS IMAGENS JPG BMP
Formato mais popular para envio de fotos por e utilização em redes sociais. BMP Formato mais antigo da internet que ocupa bastante espaço no computador. GIF O GIF é muito utilizado, principalmente para criar imagens animadas.

33 StopMotion: Captura da Webcam e Impress ou PowerPoint
ATIVIDADE PRÁTICA StopMotion: Captura da Webcam e Impress ou PowerPoint Capture imagens com sua WebCam, passo-a-passo, conforme sua criação fictícia. As imagens ficam salvas na Pasta pessoal, em Imagens, na pasta WebCam. Insira as imagens no Impress, obedecendo a sequência desejada. Em Transição de slides, mude o tempo para automaticamente após menos de um segundo. *** Salvar documento no Impress com o formato Microsoft Office 97/2000/XP/2003.ppt

34 Som

35 O uso do som na educação A Inteligência Auditiva é o conhecimento do que se ouviu e escutou. E estimula alguns fenômenos como a associação, análise, síntese, memória, imaginação criativa. O estímulo da inteligência auditiva contribui não somente para a formação linguística como também para a formação motora.

36 O que é o som digital? Todo som digital ou áudio digital consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. No processo de captação ou gravação do som analógico para o digital é necessário convertê-lo em valores numéricos. A precisão da representação digital do som varia de acordo com a taxa de amostragem de frequência e a quantidade (profundidade) de bits para cada amostra, ou bit depth. 36

37 Tipos de áudio digital WAV: é o formato-padrão de arquivo de áudio para armazenamento em PCs. Limitado a arquivos menores que 4GB. MP3: foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas, em três níveis. É hoje o mais utilizado.

38

39

40

41

42 Realização de gravações de som
Trabalhar com ecologia sonora e consciência vocal, com reconhecimento acústico é afinar com a neurociência, pois realinha o psicológico com o sensitivo, especialmente o canal da audição. Você pode realizar uma sessão de apresentação pessoal priorizando a diversidade. Cada aluno escolhe um estilo (rockeiro, gaúcho tradicionalista, rap, voz de bebê, voz de idoso, de ofegante, etc) de impostação de voz. Fazer a gravação com o Gravador de som. Veja um exemplo no blog de turma:

43 Edição de áudio = Audacity
Você pode criar uma Rádio Escolar. Cria uma vinheta de abertura. Você grava diversos áudios com anúncios, com poesia, com divulgação de músicas, etc. Você inclui músicas e recadinhos. Edita tudo na ordem desejada com Audacity. Põe no pendrive e é só colocar para escutar. Se quiser, pode publicar num Podcast na web.

44 ATIVIDADE PRÁTICA Criação de vinheta, etc Divirta-se!!!!!!!!!!!!

45 Vídeo

46 O uso de vídeo na educação
O uso de vídeos é sempre um importante estímulo para a aprendizagem já que pode agregar recursos visuais e auditivos. Geralmente os vídeos são usados como: Fonte documental; Produção de conhecimento; Representação da realidade; Produção cultural

47 O vídeo para educação é importante recurso educacional provocando a análise e reflexão da prática docente, estimulando a seleção e produção de material didático do professor bem como a produção do aluno.

48 Através do cinema foram sendo criados, com caráter documental, filmes curtos abordando determinados assuntos, registrando momentos e descobertas. A partir daí começam a ser criados filmes educativos. Com os filmes educativos surgem as Filmotecas ou Videotecas.

49 Gravações digitais permitem que qualquer pessoa possa produzir e editar seu próprio vídeo.

50 Tipos de vídeo digital AVI: áudio e vídeo Interleave é um formato encapsulador de áudio e vídeo criado pela Microsoft. Um dos formatos mais conhecidos e roda também em sistema operacional livre Linux. WMV: Windows Media Vídeo nome que se dá ao conjunto de formatos de vídeo desenvolvido pela Microsoft. Utilizam o formato ASF. MP4: é um formato de arquivo de vídeo bastante popular, mais compacto.

51

52

53

54

55

56 Realização de filmagens
Captura de vídeo com a WebCam pelo GUVCViewer ou Cabine do Cheese. Você pode fazer um pequeno documentário do processo de crescimento de uma planta (semente, nasce, cresce, cai folhas, floresce, etc). Você pode propor um documentário sobre a história de sua escola, filmando locais, salas e explicando sobre o que se faz lá, por exemplo, o laboratório de informática, etc.

57 Edição de vídeo = OpenShot ou MovieMaker
Você pode criar telejornal, entrevistas, vídeos e muito mais que sua imaginação permitir. Prepare o texto, ensaie e filme com a WebCam. Você pode filmar um lugar e gravar um texto sobre aquele lugar. Depois, coloque o filme e a gravação do texto para rodar ao mesmo tempo. Divirta-se editando vídeos de várias temáticas.

58 Programas de edição Texto Som Imagem – Vídeo

59 Trabalhando off-line Podemos digitar e editar textos, segundo normas ABNT, além de criar livros com o Writer. Podemos criar Objetos de Aprendizagem com o Calc. Podemos construir apresentações com o Impress. Podemos utilizar recurso de áudio para gravar som, editar no Audacity para montar uma Rádio Escolar. Podemos gravar vídeos e editá-los com OpenShot. Podemos utilizar a Captura de imagem da WebCam e o Impress para criar StopMotion.

60 Trabalhando on-line Podemos fazer download de programas diversos.
Podemos publicar livros digitais. Podemos construir textos, planilhas, apresentações no Google Docs e manter tudo no Drive, compartilhando com colegas. Podemos utilizar PodCast para colocar no ar a Rádio Escolar. Podemos publicar vídeos em um canal do Youtube. Podemos explorar sites da web 2.0 para jogar, criar histórias em quadrinhos, construir aplicativo para celular, para construir nossos espaços virtuais como: blogger, wix, webnode, etc.

61 Fábrica de aplicativos para celular http://galeria

62 Para instalar programa em netbooks:
Escolha usuário suporte e utilize a senha qwer1234. Ou utilize usuário professor, desbloqueie e utilize a senha de administrador (professor) ou de suporte (qwer1234), conforme solicitado. Vá até a Central de programas, pesquise para localizar o aplicativo, clique nele, observe se já está instalado. Caso não estiver, abrirá a possibilidade de instalação, então clique em instalar.

63 Baixando e experimentando aplicativos
TuxMath – para o ensino da matemática Gcompris - diversos jogos Childsplay – jogos com níveis Gimp – editor de imagem Audacity – editor de som Openshot – editor de vídeo Geogebra – para estudar geometria Stellarium – simulador para geografia CmapTools – para construção de mapas conceituais Listão de sites interessantes:

64 Para plugar o netbook no projetor multimídia:
Colocar o cabo conector do projetor multimídia (entrada azul), ainda desligado. Ligar netbook e depois projetor. ou Clicar em Configurações/Controle do monitor, escolher a opção espelhada. Marcar a opção de vídeo espelhado.

65 pela Até...


Carregar ppt "Oficina: Tecnologias midiáticas digitais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google