A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUSTÓDIO, M. A. e HILSDORF, M. L

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUSTÓDIO, M. A. e HILSDORF, M. L"— Transcrição da apresentação:

1 CUSTÓDIO, M. A. e HILSDORF, M. L
CUSTÓDIO, M. A. e HILSDORF, M. L. O colégio dos jesuítas de São Paulo (que não era colégio nem se chamava São Paulo). Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, 39: , 1995.

2 Maria Lucia Spedo Hilsdorf
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1964). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1977). Doutorado pela Faculdade de Educação da USP (1987). Atualmente é professora doutora em RDIDP da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação no oitocentos paulista, Republicanos e educação, Francisco Rangel Pestana, protestantismo e educação, educação feminina.

3 A primeira intenção era a atividade missionária (catequese).
CUSTÓDIO, M. A. e HILSDORF, M. L. O colégio dos jesuítas de São Paulo (que não era colégio nem se chamava São Paulo). Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, 39: , 1995. A educação escolar não estava nos planos dos jesuítas quando aqui desembarcaram. A primeira intenção era a atividade missionária (catequese). Aldeamentos: locais onde os índios passavam pelo processo de sujeição e catequização. Casa de meninos: catequização das crianças.

4 Entre 1560-1570: sistema de escravismo (tráfico negreiro).
Instauração de um sistema colonial mercantilista. Fim da hegemonia aristocrático-clerical. Restou para os jesuítas “ensinar os meninos brancos” com apoio da Coroa com as dotações para os colégios secundários.

5 1553: os jesuítas haviam conseguido reunir cerca de 50 catecúmenos entre o rio Tamanduateí e o rio Anhangabaú. 25 de janeiro de 1554: comemoração do daí de São Paulo em uma pequena construção que daria origem ao Colégio de São Paulo. Os jesuítas não transferiram o colégio de São Vicente para São Paulo, as duas “casas de meninos” foram mantidas.

6 Polêmica sobre Anchieta ter sido ou não o primeiro professor da casa de Piratininga e sobre a existência de um colégio secundário de humanidades quando da fundação de São Paulo.


Carregar ppt "CUSTÓDIO, M. A. e HILSDORF, M. L"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google