A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Influência da Reforma na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Influência da Reforma na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 A Influência da Reforma na Educação
26º Workshop A Influência da Reforma na Educação Instituto Presbiteriano Mackenzie São Paulo, SP

2 O Impacto da Reforma na educação e suas conseqüências nas ciências e no governo dos Estados Unidos
Inez Augusto Borges São Paulo/São Paulo

3 1. Apresentação Pessoal

4 A bomba que detonou a idade média e instaurou a idade moderna

5 Objetivos Proporcionar uma visão geral sobre as mudanças que a Reforma Protestante desencadeou nas áreas específicas: Da educação Nas Ciência Nas instituições governamentais Nas Colônias Norte-Americanas

6 II Timóteo 3.16 e 17 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

7 5. Palavras-chave Reforma Protestante Educação Ciências Governo
História Cristã Norte- Americana

8 Impacto da Reforma A palavra “Impacto” é de origem Latina e tem o significado de “dirigir”, “pressionar” ou dirigir junto, de modo firme. Reforma – ato de reformar, emendar ou corrigir a vida, as maneiras ou qualquer coisa corrompida ou viciada. De forma eminente, a palavra Reforma é utilizada como referência à reforma religiosa, retornando da corrupção da Igreja Romana para a pureza primitiva, começando com Lutero em 1517.

9 Contexto cultural anterior à Reforma
Ignorância em relação às Escrituras Venda de indulgências e ênfase no poder de relíquias e na autoridade da igreja. Dependência total da mediação da igreja Ignorância espiritual resultando em ignorância generalizada

10 Doutrinas fundamentais da Reforma
Salvação pela fé (somente) Romanos 1.17 sacerdócio universal dos crentes todo cristão é sacerdote de alguém, e somos todos sacerdotes uns dos outros. Somos sacerdotes como ele é Sacerdote, filhos como ele é Filho, reis como ele é Rei”. “Vós [...] sois [...] sacerdócio real” (1 Pe 2.9), e “nos constituiu reino, sacerdotes” (Ap 1.6).

11

12 Princípios de individualidade e Aliança
Ninguém pode ser um cristão sozinho. Assim como não podemos nascer de nós mesmos, ou batizar a nós mesmos, da mesma forma não podemos servir a Deus sozinhos. O sacerdócio universal requer que todos sejam habilitados para a leitura da Palavra. Ensinar a ler e escrever é preparar o corpo de Cristo para ser sal da terra e luz do mundo e para apresentar-se a Deus aprovado, manejando bem a palavra da verdade.

13 Reforma Educacional Luterana
Escolas de Leitura e Escrita Escola de Latim Escola para adultos Escolas informais para o ensino da Bíblia Responsabilidade do Estado reformado

14 João Calvino Academia de Genebra
Duplo propósito da educação – Estudo da Bíblia e das Artes Liberais Desafio – Reconciliar a tradição da educação clássica com os ideais da Reforma Responsabilidade da Igreja e da família, mas a igreja está debaixo da supervisão do Estado.

15 A maior necessidade de Genebra
Educação: Como um povo inculto em todas as áreas poderia absorver os ensinos de homens bem preparados? Era necessário um trabalho de base que deveria começar com as crianças O magistrado e o lar seriam os responsáveis, mas a igreja deveria organizar, realizar e supervisionar a tarefa educacional

16 Filosofia educacional de Calvino
A Escritura - base da educação Deus colocou no homem a semente da religião e o deixou exposto à estrutura geral do Universo e à Escritura. Por causa dessas coisas, qualquer pessoa pode aprender, desde um camponês até o mais instruído nas artes liberais.

17 Escolas elementar em Genebra
60 horas de aula por semana Classe 7 – Do alfabeto à leitura do francês fluente Classe 6 e 5– Gramática Latina e composições simples em latim: Virgílio, Cicero e Ovídio Classe 4 – início da Gramática grega Classes 3 a 1 – abundância de latim e literatura grega “os meninos de Genebra falavam com os doutores da Sorbone” Exame final – um Ensaio, escrito em francês. Se aprovados, deveriam traduzir para o latim.

18 Academia 27 horas semanais de preleções públicas
Parte da tarefa acadêmica consistia em avaliar criticamente as ideias lidas e expostas nas aulas. Retórica avançada. ciências naturais e teologia O estudo das ciências naturais tinha o objetivo de conhecer o Criador. Calvino entendia que Deus havia dado ao homem a responsabilidade de estudar o mundo criado para compreender melhor ao Criador e ao semelhante.

19 Impacto na Ciência Numa população constituída de 60 % de católicos e 40% de protestantes, os membros da Academie das Sciences parisiense durante o período de 1666 a 1883 foi de 18,2 % de pesquisadores católicos e 81,8 % de pesquisadores protestantes (MacGrath)

20 Impacto no mundo O pensamento de Calvino está no fundamento de toda a cultura ocidental Não é possível compreender a história da Europa e dos Estados Unidos sem compreender a contribuição de Calvino (McGrath)

21 Impacto na Política Onde quer que a Bíblia tenha sido traduzida, em qualquer Língua, os padrões da Gramática foram melhorados Bíblia de Genebra e os Peregrinos

22 Impacto da tradução da Bíblia
A Bíblia de Genebra era o livro didático nas Colônias Americanas Uma escola ao lado de cada igreja

23 Princípio de Autogoverno
Liberdade – governo interno É livre aquele que tem a mente de Cristo Autogoverno ou soberania das esferas Autogoverno das igrejas e colônias

24 Soberania de Deus sobre todas as áreas da vida

25 Constituição local – expressão de soberania e autogoverno

26 Mayflower Compact – primeira constituição moderna

27

28 Estados Unidos do Brasil
Qual o impacto da Reforma Protestante em nossa História Seria necessária uma Reforma no contexto atual brasileiro atual? Se o Senhor o convocar, você está pronto?

29 7. Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim

30 8. Referências Bibliográficas
BORGES, Inez Augusto. Componentes Essenciais da Educação por Princípios. São Paulo: Inez A. Borges Consultora Educacional, 2017. CAMPOS, Heber Carlos de. A “filosofia educacional” de Calvino e a Academia de Genebra. Fides Reformata 5/1, disponível em J/revista/VOLUME_V__2000__1/Heber.pdf JEHLE, Paul. Ensino e Aprendizagem: abordagem filosófica cristã. Belo Horizonte: AECEP, 2015 McGRAPH, Alister. A vida de João Calvino. São Paulo: Editora Cultura Cirstã, 2004.

31 Bibliografia Disponível
JEHLE, Paul. Ensino e Aprendizagem: abordagem filosófica. AECEP, 2015


Carregar ppt "A Influência da Reforma na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google