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Revisão 7ºs anos CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA

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Apresentação em tema: "Revisão 7ºs anos CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão 7ºs anos CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA
CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA REDE SALESIANA DE ESCOLAS Assim a gente transforma o mundo

2 Alguns fatores que contribuíram para a crise no Império Romano
Dificuldade em administrar o vasto território: defender fronteiras; cobrar impostos; reprimir as revoltas de escravos; controlar os povos conquistados; invasão de povos germânicos: ataques violentos; destruição de estradas - prejuízo comercial; sensação de insegurança; diminuição da produção; etc. Fonte: Com a diminuição de guerras, os escravos foram ficando escassos e caros

3 Fonte:http://4. bp. blogspot

4 Crise do Império Romano – alguns aspectos:
Ruralização da sociedade – busca de abrigo, trabalho e proteção no campo. (Ex.: Roma tinha cerca de 1milhão de habitantes, passando a 300 mil no auge da crise.). Com a falta de recursos para manter escravos ou pagar trabalhadores, os proprietários passaram a admitir pessoas que se fixassem em suas terras - colono. O colono cuidava de um pequena parcela de terras de onde tirava o seu sustento e de sua família, pagando o proprietário com parte de sua produção; No final do séc. III, o governo romano instituiu o colonato: sistema de trabalho que prendia o colono, sua família e seus descendentes à terra e proibia os proprietários ou colonos de vendê-las. controle de produção agrícola e planejamento da cobrança de impostos.

5 Fonte:http://2. bp. blogspot

6 Império Romano do Ocidente e Oriente – algumas diferenças:
Império Romano do Oriente Capital Roma Bizâncio/Constantinopla Sociedade Ruralização Urbanização Língua Latim Grego Religião Cristianismo - Papa Cristianismo – Patriarca. Nota: Após o Cisma (1054): cristianismo ortodoxo. Cesaropapismo – Imperador chefe do governo e da Igreja.

7 Os carolíngios (Edebê p.30-32).
Europa (séc. V)- ocupada pelos povos germânicos; Divisão do poder político e de terras; Atividades e a vida no campo tornaram-se centrais; Desvalorização das moedas que circulavam nas cidades; Predomínio do trabalho servil; Conflitos entre os reinos germânicos;

8 Reinos dos Francos Cristãos/aliados da Igreja;
Apoiados por grandes senhores de terras e pela Igreja; Dinastia (poder de pai para filho) 1ª dinastia franca: Merovíngios 2ª dinastia franca: Carolíngios – Carlos Magno (r.800).

9 Carlos Magno Apoio da Igreja – tentativa de reunir o Império Romano do Ocidente; Conquistas/formação do império: territórios já dominados por outros povos germânicos; conversão dos povos conquistados ao cristianismo; construção de igrejas e fortalezas. Criou uma espécie de côrte de nobres – pessoas próximas e de confiança; distribuía títulos, terras e responsabilidades de acordo com provas de lealdade Missi dominici = enviados do senhor (do imperador) – inspecionavam e faziam relatórios de todas as regiões do reino; Criação de escolas para quem detinha posses – nas igrejas, mosteiros (copistas), no palácio real.

10 Império de Carlos Magno
Divisões administrativas Divisão Administrador Função Condados Condes Cobrança de impostos; garantia cumprimento da lei e das ordens do imperador. Viscondes Auxiliavam os condes Ducados - enormes propriedades de terras Duques Proprietários dos ducados. Tinham autonomia para criar suas próprias leis dentro de suas terras e ter seus soldados; acima dos condes e abaixo do imperador Marcas Marqueses Administravam as terras nas fronteiras; Tinham soldados a seu serviço

11 Fonte: http://historiadomundo.uol.com.br/imagens/francesa_mapacarlos.jpg

12 Educação no Império Carolíngio
Desejo do imperador de ter uma corte com pessoas e funcionários instruídos; Mosteiros e igrejas sediavam escolas Monges copistas: copiavam, traduziam e faziam ilustrações de textos em grego, romano e árabe. No palácio havia escola para estudiosos, pensadores e jovens nobres que desempenhavam funções administrativas no reino. Os camponeses não tinham acesso.

13 Tratado de Verdun Disputa de territórios entre os descendentes de Carlos Magno = Tratado de Verdun (843) – divisão do território do império em três partes; Fortalecimento do poder da nobreza (condes, duques e marqueses);

14 Formação do Sacro Império Romano
No século X, os territórios da Igreja se tornaram vulneráveis; Oto I (da parte alemã/França Oriental) ofereceu ajuda ao Papa. Coroado pelo papa com o título de único imperador; Criação do Sacro Império Romano (regiões da Alemanha e Europa Central); Seus imperadores passaram a instalar-se em Roma e assumiram a defesa da Igreja e exerceram controle sobre ela, de certa forma; No séc XV - Sacro Império Romano Germânico.

15 O Feudalismo (século X)
Processo de desagregação do Império Romano do Ocidente Proprietários tornam-se líderes mais respeitados que os reis Legitima o poder e organiza as relações sociais. Elemento de união entre diferentes grupos; Religião:

16 Castelos Igrejas góticas cavaleiros
Fonte: Castelos Igrejas góticas cavaleiros Fonte: Fonte: Fonte:

17 Sociedade Feudal Feudo = domínio de um senhor : terras
Feudo = domínio de um senhor : terras pessoas que nela viviam tudo ali produzido

18 Relações de Suserania e Vassalagem
A relação de lealdade e as obrigações das pessoas para com o senhor feudal - vassalagem -tornaram-se mais importantes que as leis. Vassalo: devia lealdade e obediência a um senhor feudal em troca de terras e proteção; se decidisse conceder partes de seu próprio feudo a outros indivíduos, se tornaria suserano de outros vassalos. Suserano : Concedia um feudo a algum vassalo

19 Concedia feudos a outro nobre
Suserano x Vassalo Suserano/senhor: detentores de grandes extensões de terra exercia autoridade administrativa, judicial e militar Concedia feudos a outro nobre (Extensão de terras, castelos, quantia de dinheiro ou outros direitos) Vassalo: dever de fidelidade e prestação de serviços Fonte:

20 Relações sociais na sociedade feudal
Suseranos podiam ser vassalos e senhores ao mesmo tempo. Servos eram sempre servos!!! Maior quantidade de terras = mais poderoso e respeitado era o senhor. quem dominava a terra podia concedê-la a um maior número de vassalos e impor sua própria lei. conquista da terra – pela força, pela compra e também por casamentos. Igreja também era suserana, possuía domínios e servos;

21 Sociedade feudal

22 Organização Social – sociedade estamental
Bellatores – guerreiros Oratores – clero Laboratores - servos Fonte:

23 Sociedade feudal


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