A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações sobre o curso de graduação em Ciências Econômicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações sobre o curso de graduação em Ciências Econômicas"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações sobre o curso de graduação em Ciências Econômicas
Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio Econômico Departamento de Economia e Relações Internacionais Orientações sobre o curso de graduação em Ciências Econômicas 1º semestre de 2017 Coordenadoria de Graduação Prof. Dr. Guilherme Valle Moura Coordenador André Alves Portela Santos Subcoordenador

2 Sobre o curso: Criação: Entidades Representativas:
Curso reconhecido pelo Decreto Federal 37994, de 28/09/1955, publicado no Diário Oficial da União de 29/09/1955 Decreto Criação= /44 de Presidência da República Entidades Representativas: CORECON , COFECON, ENECO.. Habilitação: Bacharel em Ciências Econômicas Ingresso Semestral: 45 vagas - Diurno 45 vagas - Noturno Período de duração: Mínimo: 8 semestres Máximo: 14 semestres

3 Sobre o curso: Créditos/aulas semanais Mínimo 12 e máximo 24
Total de alunos 2012.2 452 alunos – Diurno 480 alunos – Noturno 932 alunos – total Total de professores 53 ao todo (doutores, mestres e substitutos)

4 CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO

5 Resolução nº 017/CUn/ de 30 de Setembro de 1997
IMPORTANTE CONHECER A Resolução nº 017/CUn/ de 30 de Setembro de 1997 Matrícula A matrícula é renovada a cada semestre. Três momentos distintos de acordo com o calendário escolar. Etapa I - No período de renovação de matrícula: via internet pelo Sistema Acadêmico de Graduação através do CAGR; Etapa II - No período de ajuste de matrícula – da mesma forma que a anterior; Etapa III - No ajuste excepcional (justificado e a critério da Coordenação) – vide Resolução 01/SCNM/2011.

6 MATRÍCULA A efetivação da matrícula somente poderá ocorrer com a ausência de choques de horários e o cumprimento dos pré-requisitos. (Art. 44, Res.17/CUn/1997) Menção I no final do semestre: se for pré-requisito tem 20 dias do novo semestre para regularizar; Reprovação - por FI – Freqüência Insuficiente; - por nota (menor que 6); Recuperação com notas entre 3,0 a 5,5.

7 Mantenha atualizado cadastro de telefone, celular
MATRÍCULA A não renovação da matrícula ou de seu trancamento nos prazos previstos no Calendário Escolar será considerada ABANDONO de curso, desfazendo-se o vínculo do aluno com a Universidade (Art. 47, Res. 17/CUn/97) Trancamento de matrícula até 45 dias corridos do início do período letivo; O período máximo de trancamento do curso durante o curso é de 4 semestres; É vedado o trancamento no semestre de ingresso ou reingresso; Mantenha atualizado cadastro de telefone, celular e endereço no site do CAGR/UFSC.

8 Exercício Domiciliar Exercício Domiciliar art. 75 a 77 Res. 017/1997. Gestante, a partir do 8º mês de gestação e durante 4 meses; e outras doenças que são incompatíveis com a freqüência a Universidade, Entregar na Coordenação do Curso o pedido de exercício domiciliar com atestado médico validado no HU logo no início da incapacidade de freqüentar as aulas. As atividades de ensino no domicílio para o aluno que está em Exercício Domiciliar devem acontecer no período em que vigir seu atestado médico e não posterior a sua reabilitação para freqüência regular. Cabe ao alunos em Exercício Domiciliar contatar o professor e solicitar suas tarefas acadêmicas.

9 Programas das disciplina
Programas das disciplina – deverá ser apresentado pelo professor no primeiro dia de aula; deverá ser arquivado impresso ou em meio digital pelo aluno, pois significa a comprovação do seu histórico; Itens do Programa das disciplina: identificação, ementa, objetivos, conteúdo, referências /bibliografia básica e complementar, metodologia, formas e critérios de avaliação e cronograma A apresentação do Programa da Disciplina significam as “regras do jogo” da relação pedagógica professor/aluno ao longo do semestre

10 Fórum da Graduação O Fórum dos cursos de graduação da UFSC tem o objetivo de contribuir no intercâmbio de informações e conhecimentos entre professores, graduandos e Coordenação do curso.

11 Fórum da Graduação

12 Optativas e Atividades Complementares
ATENÇÃO: Para completar a integralização curricular (2009.2) o aluno deve estar ciente de que deve fazer cinco disciplinas optativas com código CNM, três disciplinas livres e mais quatro disciplinas de atividades complementares: 5 x 72h/a         —–> Disciplinas com código CNM; 3 x 72h/a         —–> Disciplinas com qualquer código UFSC (livres); 4 x 72h/a         —–> Disciplinas código UFSC relacionadas às “Atividades Complementares”.

13 Atividades Complementares
Objetivo: proporcionar ao estudante momentos de especificidade e aprofundamento de temáticas relevantes ao seu processo de formação. Resolução n.º 01/2012/SCNM. - Fixa normas quanto à Atividades Complementares no Curso de Graduação em Ciências Econômicas, em cumprimento ao que dispõe a Resolução Normativa CUn n.º 14/2011.

14 Atividades Complementares (resumidamente)
a) Grupos de Estudo b) Atividade de Monitoria na UFSC c) Participação em pesquisa de professor-pesquisador, d) Participação em projeto de extensão e) Atuação Voluntária f) Participação em cursos, congressos, palestras, defesas de monografias, dissertações e teses na área do conhecimento de Economia, visitas e viagens de estudo relacionadas g) Participação em atividades em Empresa Júnior h) Realização de exame de proficiência em idiomas com comprovada aprovação i) Disciplinas cursadas na UFSC ou em outra instituição de ensino Fonte: Resolução 01/SCNM/2012

15 Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Algumas das atribuições do Colegiado do Curso: Estabelecer o perfil profissional e a proposta pedagógica do curso; Elaborar, analisar e avaliar o currículo do curso e suas alterações; Fixar normas quanto à matrícula e integralização do curso, respeitando o estabelecido pela Câmara de Ensino de Graduação; Deliberar sobre os pedidos de prorrogação de prazo para conclusão de curso; Deliberar, em grau de recurso, sobre decisões do Presidente do Colegiado do Curso; Entre outras (Resolução 017/CUN/1997) Membros do Colegiado do Curso: ver menu “Colegiado do Curso” no site da Coordenação.

16 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
O TCC constitui-se em atividade obrigatória indispensável e integradora do currículo; Apresenta-se na forma de monografia, resultado de investigação e reflexão crítica sobre temática específica no âmbito da profissão, com apoio de orientação própria; É elaborado individualmente e deverá ser apresentado em banca pública, composta por três membros; Está previsto um semestre para sua realização, fazendo parte da grade curricular como disciplina no último semestre, com a carga horária de 288 h/a; Mais informações no site do Departamento de Economia e RI:

17 Atendimento aos alunos na Coordenação
Profº. Dr. Guilherme Valle Moura Agendamentos por ou telefone Fone: (48) Secretaria Geral dos Cursos de Graduação/CSE - Coordenadoria Chefe de expediente, servidora: Thaynara Tonolli Fone: (48)

18 Site da Coordenação do Curso de Ciências Econômicas

19 Obrigado! Mais em: www.coordenacaocnm.ufsc.br


Carregar ppt "Orientações sobre o curso de graduação em Ciências Econômicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google