A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTULAGEM E ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTULAGEM E ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS"— Transcrição da apresentação:

1 ROTULAGEM E ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS
Disciplina: higiene, segurança e cuidados gerais (HSCG) PROFESSORA: CLARA CAMPOS/SANDRA SOARES Curso Profissional técnico auxiliar de saúde Agrupamento De Escolas da Trofa Escola secundária da trofa

2 Índice Introdução Rotulagem - Estrutura de um rótulo;
- Deveres do rótulo; - Informações fornecidas pelo rótulo. Definições de perigo, ficha de segurança e substância perigosa Símbolos de Perigo Conclusão Bibliografia/Webgrafia

3 Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais no qual iremos falar sobre a rotulagem e armazenamento de substâncias perigosas. Os objetivos deste trabalho são dar certos conhecimentos que devem saber enquanto técnico auxiliar de saúde. A metodologia utilizada foi a pesquisa por trabalhos de outros grupos de alunos de anos passados do nosso curso.

4 Rotulagem O rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita na sua embalagem. Faz parte do rótulo apenas um tamanho definido para essa embalagem. Para uma substância ou mistura colocada no mercado nacional, o seu rótulo deve ser redigido em língua portuguesa. Os fornecedores também podem utilizar mais línguas, desde que as informações sejam exatamente as mesmas em todas.

5 Estrutura de um Rótulo Símbolo de perigo e seu significado
Nome e endereço do Responsável pela colocação do produto no mercado Nome do Produto Riscos específicos Conselhos de segurança

6 O rótulo deve: Informar imediatamente o utilizador do produto;
Permitir evitar confusões e erros de manipulação; Dar conselhos sobre a gestão de resíduos e a proteção do ambiente; Ajudar a organizar a prevenção; Ser importante em caso de acidente; Ser um guia para a compra dos produtos; Ser um auxiliar da armazenagem dos produtos.

7 Informações fornecidas pelo rótulo
Nome da substância ou designação comercial da preparação; Símbolos e indicações de perigo que apresenta o uso da substância ou da preparação; Origem da substância ou preparação (nome e morada completa do fabricante. Importador ou distribuidor).

8 O que é perigo? Fonte ou situação com potencial para dano em termos de lesões ou ferimentos para o corpo humano ou de danos para o ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes.

9 O que é uma ficha de segurança?
A ficha de segurança é um instrumento de comunicação dos perigos e possíveis riscos, levando em consideração o uso previsto dos produtos químicos; o documento não leva em conta todas as situações que possam ocorrer em um ambiente de trabalho, constituindo apenas parte da informação necessária para a elaboração de um programa de saúde, segurança e meio ambiente.

10 Imagens de fichas de segurança

11 O que é uma substância perigosa?
Os produtos químicos perigosos apresentam riscos para a saúde dos trabalhadores quer no seu fabrico, utilização e manipulação, quer no seu armazenamento e transporte. Riscos – combinação da probabilidade e das consequências da ocorrência de um determinado acontecimento. É a possibilidade de um trabalhador sofrer um dano na sua saúde ou integridade física provocada pelo trabalho.

12 Símbolos de Perigo Os símbolos de risco são pictogramas representadas em forma quadrada, antes eram impressos em preto e fundo laranja-amarelo, agora são quadrados com a borda vermelha, fundo branco e a figura a preto utilizados em rótulos ou informações de produtos químicos ou placas. Eles servem para lembrar o risco do manuseio do produto, representando nos pictogramas os primeiros sintomas com o contacto com a substância. Ex:

13 Símbolos de Perigo: Corrosivo
Ataca ou destrói metais. Pode provocar queimaduras na pele ou nos olhos em caso de contacto ou projeção. Cuidados a ter: Evitar o contacto com a pele, os olhos e o vestuário.

14 Símbolos de Perigo: Explosivo
Pode explodir em contacto com uma chama, faísca, eletricidade estática, exposição ao calor ou ao ser sujeito a choque. Cuidados a ter: Evitar a proximidade de chamas e o choque.

15 Símbolos de Perigo: Comburente
O efeito oxidante pode provocar ou agravar um incêndio. Cuidados a ter: Evitar qualquer contacto com materiais inflamáveis

16 Símbolos de Perigo: Inflamável
Pode incendiar em contacto com uma chama, faísca, eletricidade estática ou por exposição ao calor. Cuidados a ter: Colocar longe de chamas ou de fontes de calor.

17 Símbolos de Perigo: Tóxico
Pode provocar náuseas, vómitos, dores de cabeça, perda de consciência ou outros danos, incluindo a morte. Cuidados a ter: Evitar qualquer contacto com a pele e os olhos e nunca respirar os vapores.

18 Símbolos de Perigo: Nocivo
Pode provocar alergias, eczema, irritação dos olhos, garganta, nariz ou pele. A exposição a doses elevadas pode originar sonolência ou até envenenamento. Cuidados a ter: Evitar o contacto com pele e olhos; Não respirar os vapores.

19 Símbolos de Perigo: Prejudicial para o meio ambiente
Tóxico para os organismos aquáticos (peixes, algas ou crustáceos). Cuidados a ter: Não despejar no esgoto, entregar a uma empresa de tratamento de resíduos.

20 Símbolos de Perigo: Mutagénico
Pode induzir malformações em fetos, alterar o funcionamento de certos órgãos ou provocar insuficiência respiratória. Cuidados a ter: Não são utilizados compostos deste tipo em laboratórios escolares; A manipulação destes compostos é muito perigosa, sendo os procedimentos de segurança complexos.

21 Conclusão Neste trabalho abordamos o assunto sobre a rotulagem e armazenamento de substâncias perigosas. Cumprimos com todos os objetivos a que nos tínhamos proposto. Este trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento pois permitiu-nos ficar a conhecer e a compreender melhor o tema além de nos ter permitido desenvolver e aperfeiçoar as competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação.

22 Bibliografia/Webgrafia
de-fispq-sds-fds jpg/userfiles/image/blog/rotulagem-de-substancias-perigosas.jpg ickfd.jpg Achtung.svg.png

23 Bibliografia/Webgrafia
Trabalhos de outros grupos de alunos de outras turmas de anos passados do nosso curso

24 Trabalho realizado por:
Ana Coutinho, nº3; Andreia Carvalho, nº5; Daniela Pereira, nº12; Maria Santos, nº17; Ricardo Silva, nº19. Turma: 1008


Carregar ppt "ROTULAGEM E ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google