A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desastre da Samarco em Mariana (MG)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desastre da Samarco em Mariana (MG)"— Transcrição da apresentação:

1 Desastre da Samarco em Mariana (MG)
Prof. Reginaldo Geopolítica e atualidades

2 a forte dependência da mineração foi acompanhada de um afrouxamento dos órgãos de controle e fiscalização do Estado de Minas Gerais, que não têm estrutura adequada para acompanhar uma atividade tão grande e intensa vinte dias após a tragédia, o Legislativo mineiro aprovou projeto de lei proposto pelo governador Fernando Pimentel (PT) que acelera a concessão de licenças ambientais a empresas de mineração. Matéria da Folha de São Paulo

3

4 05 novembro de 2015 O pior acidente da mineração brasileira e o maior acidente com barragens no mundo;

5 Localização: município de Mariana (MG), no Quadrilátero Ferrífero
Criada em Privatizada em 1997.

6 Quadrilátero Ferrífero

7 A causa da tragédia: rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco (mineração de ferro), que é controlada pela Vale e pela anglo- australiana  BHP Billiton.

8 A Tragédia: com o rompimento da barragem, ocorreu uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avançava pelo Rio Doce.

9 Principais impactos sociais e econômicos:
600 famílias desabrigadas; 17 pessoas mortas; Suspensão do fornecimento de água nas cidades que margeiam o rio Doce; Proibição da pesca para trabalhadores; O investimento necessário para reposição das perdas ocasionadas pelo desastre, está orçado por uma consultoria dos EUA em US$ 5,2 bilhões. (maior da história para este tipo de evento).

10

11

12 Principais impactos ambientais:
O acidente em Mariana liberou entre 50 e 60 milhões de m³ de rejeitos de mineração (32 milhões de m³ segundo a Samarco), que eram formados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama;

13 A lama que atingiu as regiões próximas à barragem formou uma espécie de cobertura no local, que, ao secar, forma uma espécie de cimento (um “solo” pobre em matéria orgânica, tornando a região infértil), que impedirá o desenvolvimento de muitas espécies.

14 No caminho da lama... A lama atingiu o rio Gualaxo, que é afluente do rio Carmo, que deságua no Rio Doce (total de 663 Km de rios). À medida que a lama atinge os ambientes aquáticos, causa a morte de todos os organismos ali encontrados, assoreamentos e mudanças nos cursos dos rios, soterramento de nascentes e destruição da mata ciliar (total de há. de vegetação).

15 A tragédia chegou no mar
No mar, a lama afeta diretamente a vida marinha na região do Espírito Santo onde o rio Doce deságua no oceano. Biólogos temem os efeitos dos rejeitos nos recifes de corais de Abrolhos, um local com grande variedade de espécies marinhas.

16

17 O MAIOR ACIDENTE DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM DA HISTÓRIA
(Em milhões de m³)

18 O nível de impacto foi tão profundo e perverso, ao longo de diversos estratos ecológicos, que é impossível estimar um prazo de retorno da fauna ao local, visando o reequilíbrio das espécies na bacia” laudo técnico parcial do IBAMA


Carregar ppt "Desastre da Samarco em Mariana (MG)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google