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Equipa de Autoavaliação do CAF:

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Apresentação em tema: "Equipa de Autoavaliação do CAF:"— Transcrição da apresentação:

1 Equipa de Autoavaliação do CAF:
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS /2014 CAF ( COMMON ASSESSMENT FRAMEWORK) Equipa de Autoavaliação do CAF: Alice Abrantes, Carla Carvalho, Carlos Campos, Isabel Botequilha, José Lourenço, Pedro Fidalgo e Teresa Machado. 2013/2014

2 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
ÍNDICE 1- Introdução 2- Equipa de autoavaliação e metodologia adoptada 3- Modelo CAF 4- Caracterização e resultados da autoavaliação 4.1- Pessoal Docente Caracterização Resultados 4.2- Pessoal Não Docente Caracterização Resultados 4.3- Resultados dos Alunos 4.4- Resultados dos Encarregados de Educação 5- Análise dos resultados escolares 6- Diagnóstico Organizacional da Escola 7- Resultados da primeira Autoavaliação 2013/2014

3 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
1. Introdução A procura da excelência nas escolas públicas Portuguesas é uma preocupação de longa data, uma vez que a estas compete a formação das Mulheres e Homens de amanhã, e dos conhecimentos e competências destes depende, em muito, o futuro desenvolvimento do país. A adesão de um número cada vez maior de escolas em experiências de autoavaliação exemplifica o reconhecimento por parte dos atores educativos, da função que esta tem no desenvolvimento das organizações escolares e dos seus profissionais. O Agrupamento de Escolas de Góis é exemplo disso, pois procura a excelência com o principal objetivo de melhorar a qualidade do seu serviço enquanto Instituição Educativa. A autoavaliação é um processo de avaliação interna, mas a intervenção de agentes externos revela-se fundamental para uma maior objetividade da avaliação. 2013/2014

4 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
1. Introdução A autoavaliação tem carácter obrigatório, definido na Lei nº 31/2002 de 20 de Dezembro, designada por “ Lei do Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino não Superior”. A Lei não estabelece normas relativamente aos procedimentos de avaliação, mas formula a exigência de que estes se devem submeter “a padrões de qualidade devidamente certificados” (Artº 7). Para além das escolas, com a implementação da CAF, cumprirem esta lei, a autoavaliação também lhes permite “gerir a pressão da avaliação externa institucional”, quer antecipando a identificação dos seus pontos fortes e áreas de melhoria, quer preparando a justificação/fundamentação das fragilidades identificadas pelos serviços da avaliação externa (Inspeção Geral da Educação e Ciência). A autoavaliação é ainda um excelente instrumento de promoção da escola, pois a divulgação dos resultados junto da comunidade contribui para o seu reconhecimento público. 2013/2014

5 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
1. Introdução Os objetivos da autoavaliação são os seguintes: Promover a melhoria da qualidade do sistema educativo, da organização da escola e dos seus níveis de eficiência e eficácia; Assegurar o sucesso educativo baseado numa política de qualidade, exigência e responsabilidade; Incentivar ações e processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados da escola; Garantir a credibilidade do desempenho da escola; Atingir a certificação dos padrões de qualidade da escola. Tudo isto impõe um planeamento adequado de toda a atividade da escola numa perspetiva de gestão escolar de excelência, através de processos de melhoria contínua ao ritmo possível da escola e em função dos recursos disponíveis para o desenvolvimento do respetivo processo . 2013/2014

6 2. Equipa de autoavaliação e metodologia adotada
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 1. Introdução Assim sendo, e por decisão dos órgãos de gestão deste Agrupamento, continua a ser implementado nesta Escola o CAF, com vista à melhoria contínua da gestão interna da Escola. 2. Equipa de autoavaliação e metodologia adotada A equipa interna de autoavaliação é constituída por elementos do Pessoal Docente sendo formada por Alice Abrantes, Carla Carvalho, Carlos Campos, Isabel Botequilha, José Lourenço, Pedro Fidalgo e Teresa Machado. 2013/2014

7 2. Equipa de autoavaliação e metodologia adotada
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 2. Equipa de autoavaliação e metodologia adotada A metodologia utilizada no Agrupamento, que teve início em 2008, desenrolou-se da seguinte maneira: a) Constituição da equipa de autoavaliação; b) Reunião da equipa de autoavaliação, para a elaboração dos questionários a aplicar ao Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, Alunos e Encarregados de Educação e Comunidade Local. c) Realização de sessões de sensibilização aos colaboradores, sobre objetivos a alcançar, metodologia a seguir e a importância da participação responsável de todos os intervenientes ( feito em 2007, com atualizações anuais); d) Apoio ao preenchimento dos questionários e fixação de um prazo para entrega dos mesmos; e) Aplicação dos questionários a todos os intervenientes (amostra significativa); f) Reunião da equipa de autoavaliação onde se discutiram os resultados da avaliação interna e as medidas de melhoria a implementar; g) Elaboração do diagnóstico organizacional do Agrupamento, com base nos questionários recolhidos. 2013/2014

8 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
3. O Modelo CAF O CAF é uma metodologia simplificada do modelo de Excelência da EFQM, (modelo de gestão empresarial) ajustada às realidades da administração pública, que permite a autoavaliação, através da qual uma organização procede ao diagnóstico do seu desempenho numa perspetiva de uma melhoria contínua. O CAF é uma ferramenta de autoavaliação da qualidade, desenvolvida ao nível da União Europeia. Em Portugal recebeu a designação de “Estrutura Comum de Avaliação”. O CAF é um modelo assente numa estrutura de nove critérios que correspondem aos aspetos globais focados em qualquer análise organizacional, permitindo assim comparar organismos. 2013/2014

9 3. O Modelo CAF Meios Resultados Planeamento e estratégia
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 3. O Modelo CAF Na figura seguinte está representada a estrutura do CAF: Meios Resultados Resultados orientados para os cidadãos/clientes Planeamento e estratégia Gestão dos processos de mudança Resultados das Pessoas Liderança Gestão das Pessoas Resultados do desempenho chave Parcerias e recursos Impacto na sociedade Aprendizagem e inovação 2013/2014

10 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
3. O Modelo CAF O CAF pode ser encarado como um modelo de excelência, que tem como objetivos: Modernizar os serviços públicos; Otimizar a gestão e funcionamento dos serviços públicos; Promover e facilitar a mudança organizacional; Fomentar o planeamento, a definição de estratégias e orientação dos serviços públicos para resultados; Apostar no desenvolvimento dos colaboradores; Gerir por processos, em que cada atividade traga valor acrescentado para a escola; Satisfazer o cidadão/cliente (Alunos, Encarregados de Educação) e outras partes interessadas. 2013/2014

11 4. RESULTADOS DA AUTO AVALIAÇÃO:
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4. RESULTADOS DA AUTO AVALIAÇÃO: O modelo de questionários (anexos 1, 2, 3 e 4) lançados no Agrupamento de Góis resultam da adaptação de um dos questionários disponíveis na página eletrónica da DGAP (Direção Geral de Administração Pública) e elaborado pela EIPA (Instituto Europeu de Administração Pública). As adaptações introduzidas pela equipa de autoavaliação incluíram a opção pela quantificação dos valores atribuídos para cada indicador. Dos 75 colaboradores do Agrupamento de Góis (43 Pessoal Docente e 32 Pessoal Não Docente), participaram 57 (31 Pessoal Docente e 26 Pessoal Não Docente), a que corresponde uma percentagem de adesão 72 % do Pessoal Docente e 81 % do Pessoal Não Docente. 2013/2014

12 4. Resultados da autoavaliação:
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4. Resultados da autoavaliação: Para que a autoavaliação elaborada com base na implementação da CAF dê origem a um diagnóstico organizacional real e fiável, é necessário ouvir todos aqueles que intervêm neste Escola. Assim, é necessário ouvir também os Alunos, os Encarregados de Educação e Comunidade Local. Quanto a estes, a equipa de autoavaliação decidiu aplicar os questionários ao Centro de Saúde, à G.N.R., à Representante das IPSS’s/ Santa Casa da Misericórdia, à ADIBER, à Câmara Municipal, à Associação de Pais e Encarregados de Educação e às Juntas de Freguesia do Concelho. Salienta-se que da Comunidade Local apenas responderam 6 Entidades. Dos 56 alunos inquiridos responderam 37, o que corresponde a uma percentagem de 66%. Dos 70 Encarregados de Educação responderam 48, o que corresponde a uma percentagem de 68,6%. 2013/2014

13 4.1. Resultados – Pessoal Docente - 4.1.1 - Caraterização
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.1. Resultados – Pessoal Docente Caraterização Gráfico 1- Distribuição dos Docentes por tempo de serviço prestado no Agrupamento 2013/2014

14 4.1. Resultados – Pessoal Docente . 4.1.1 - Caracterização
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.1. Resultados – Pessoal Docente Caracterização Gráfico 2- Distribuição dos Docentes por ciclo de ensino. 2013/2014

15 4.1. Resultados – Pessoal Docente . 4.1.2 - Resultados
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.1. Resultados – Pessoal Docente Resultados A Equipa de autoavaliação optou por manter a mesma escala de resposta ( 0, 1 ,2 3, 4, 5, e NS) nos inquéritos. Nada Pouco Razoável Bom Muito Bom Excelente N.S. 1 2 3 4 5 Não Sabe Quadro 1 - Distribuição dos resultados do Pessoal Docente por critérios do CAF PESSOAL DOCENTE CRITÉRIOS MÉDIA CLASSIFICAÇÃO Liderança 4,4 Muito Bom Planeamento e Estratégia 4,1 Gestão das Pessoas 4,3 Parcerias e recursos Gestão dos Processos de Mudança Satisfação do cidadão/cliente 3,2 Bom Satisfação das Pessoas Impacto na Sociedade Resultados do desempenho chave 4,0 Média Total do Pessoal Docente 2013/2014

16 4.1. Resultados – Pessoal Docente . 4.1.2 - Resultados
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.1. Resultados – Pessoal Docente Resultados Gráfico 3- Distribuição dos resultados do Pessoal Docente por critérios do CAF 2013/2014

17 4.2. Resultados – Pessoal Não Docente . 4.2.1 - Caracterização
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.2. Resultados – Pessoal Não Docente Caracterização Gráfico 4- Antiguidade do pessoal não docente 2013/2014

18 4.2. Resultados – Pessoal Não Docente . 4.2.1 - Caracterização
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.2. Resultados – Pessoal Não Docente Caracterização Gráfico 5- Distribuição do Pessoal Não Docente por ciclo de ensino 2013/2014

19 4.2. Resultados – Pessoal Não Docente . 4.2.2. - resultados
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.2. Resultados – Pessoal Não Docente resultados A Equipa de autoavaliação optou por manter a mesma escala de resposta ( 0, 1 ,2 3, 4, 5, e NS) nos inquéritos. Nada Pouco Razoável Bom Muito Bom Excelente N.S. 1 2 3 4 5 Não Sabe Quadro 2 - Distribuição dos resultados do Pessoal Não Docente por critérios do CAF PESSOAL NÃO DOCENTE CRITÉRIOS MÉDIA CLASSIFICAÇÃO Liderança 3,8 Bom Planeamento e Estratégia 3,7 Gestão das Pessoas Parcerias e recursos Gestão dos Processos de Mudança Satisfação do cidadão/cliente 3,1 Satisfação das Pessoas Impacto na Sociedade 4,1 Muito Bom Resultados do desempenho chave Média Total do Pessoal Docente 2013/2014

20 4.2. Resultados – Pessoal Não Docente . 4.2.2. - resultados
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.2. Resultados – Pessoal Não Docente resultados Gráfico 6- Distribuição dos resultados do Pessoal Não Docente por critérios do CAF 2013/2014

21 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Para os questionários dos Alunos, a Equipa de autoavaliação optou pela seguinte escala de pontuação: Nada Pouco Razoável Bom Muito Bom Excelente N.S. 1 2 3 4 5 Não Sabe Quadro 3 - Distribuição dos resultados dos alunos por critérios do CAF Ambiente Geral Critérios Média Avaliação Há uma boa relação entre os professores/funcionários e os alunos. 2,9 Razoável A Escola proporciona um clima de segurança. 3,2 Bom Na Escola sinto que há regras e disciplina. Sinto-me seguro e acompanhado nesta Escola. 3,0 As atividades de complemento curricular (Clubes, salas de estudo, apoios e desporto escolar) correspondem às minhas às expectativas. 3,3 A Escola preocupa-se com o insucesso escolar e organiza-se para o diminuir. 3,4 Na Escola não é só o estudo que conta, mas também há quem se preocupe com os nossos problemas. Os alunos contribuem para a conservação, higiene e segurança das instalações … 2,6 A Direção da Escola ouve e ajuda a resolver os problemas dos alunos. 3,1 A Direção da Escola é competente e dinâmica. A Direção da Escola sabe gerir, com justiça, os conflitos que surgem na Escola. 2013/2014

22 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Gráfico 8- Distribuição dos resultados dos Alunos por critérios do CAF – Ambiente Geral 2013/2014

23 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Quadro 4 - Distribuição dos resultados dos alunos por critérios do CAF Serviços Critérios Média Avaliação Na Escola os alunos são atendidos de forma eficaz e cortês. 2,8 Razoável O apoio prestado pelo Gabinete de Apoio e Orientação (GAO) é adequado. 3,1 Bom Sou bem atendido pelos Serviços Administrativos (secretaria) quando os procuro para tratar de algum assunto. 3,6 Estou informado sobre os serviços de apoio existentes na Escola. A organização e o funcionamento da Escola são bons. Os Serviços da Escola estão bem sinalizados. 3,3 A privacidade do atendimento aos alunos e Encarregados de Educação é garantido pelos vários serviços da Escola. 3,2 O Bar satisfaz as minhas necessidades. A Papelaria satisfaz as minhas necessidades. A Biblioteca / Centro de Recursos satisfaz as minhas necessidades. 3,7 O Refeitório satisfaz as minhas necessidades. 2,4 2013/2014

24 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Gráfico 9- Distribuição dos resultados dos Alunos por critérios do CAF – Serviços 2013/2014

25 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Quadro 5 - Distribuição dos resultados dos alunos por critérios do CAF Divulgação Critérios Média Avaliação Conheço, em linhas gerais, o Projeto Educativo da Escola. 2,7 Razoável Conheço, em linhas gerais, o Regulamento Interno da Escola. 2,8 Conheço, em linhas gerais, o Plano de Atividades da Escola. 2,9 Pediram a opinião dos alunos, para a revisão do Regulamento Interno da Escola. 2,1 Pediram a colaboração dos alunos, para a elaboração do Projeto Educativo da Escola. 2,4 O Conselho Geral representa os interesses e as opiniões de todos os membros da Comunidade Escolar. Os representantes dos alunos transmitem nos órgãos da Escola (Conselho de Turma) as suas críticas e sugestões. 3,1 Bom As opiniões dos alunos são tidas em conta na organização das atividades da Escola (Visitas de Estudo, Projetos, Exposições, Feiras, etc). Posso fazer críticas e sugestões para melhorar os serviços. Sei onde e como apresentar reclamações sobre diversos assuntos. 3,2 2013/2014

26 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Gráfico 10- Distribuição dos resultados dos Alunos por critérios do CAF – Divulgação 2013/2014

27 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Quadro 6 - Distribuição dos resultados dos alunos por critérios do CAF Professores Critérios Média Avaliação Os alunos sentem-se à vontade na sala de aula para apresentarem as suas questões aos professores. 3,3 Bom Os professores da minha turma usam as tecnologias da informação e comunicação e outros recursos pedagógicos e estimulam e preparam os alunos da turma para uma aprendizagem independente. 3,9 Os professores dão-me orientações sobre como devo estudar. 3,6 Sou informado regularmente sobre os meus resultados de aprendizagem. Os Diretores de Turma/Professor Titular acompanham as dificuldades e os … 3,5 O Diretor de Turma/Professor Titular tem afixado, em local visível, o horário de atendimento dos alunos e Pais/Encarregados de Educação. 3,4 O Diretor de Turma/Professor Titular promove a participação dos nossos pais/encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem. Os programas das disciplinas são cumpridos. As atividades propostas pelo professor da disciplina, para serem aplicados em aulas de substituição, ajudam no reforço da aprendizagem. 2013/2014

28 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Gráfico 11- Distribuição dos resultados dos Alunos por critérios do CAF – Professores 2013/2014

29 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
4.3. Resultados – Alunos Quadro 7 - Distribuição dos resultados dos alunos por critérios do CAF Pessoal não Docente Critérios Média Avaliação Na Escola sei a quem me dirigir, consoante o assunto a tratar, pois os funcionários estão bem identificados. 2,9 Razoável Sou bem atendido pelos funcionários quando os procuro para tratar de algum assunto. 3,0 Bom O desempenho do pessoal não docente é do agrado da Comunidade Educativa. 2,8 Gráfico 12- Distribuição dos resultados dos Alunos por critérios do CAF – Pessoal não Docente 2013/2014

30 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Quadro 8 - Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF Ambiente Geral Critérios Média Avaliação O Agrupamento fomenta a participação das famílias em atividades organizadas pela Escola. 3,2 Bom As atividades extracurriculares/complemento educativo desenvolvidas pelo Agrupamento são adequadas. A imagem do Agrupamento, na comunidade em que está inserido, é positiva. 3,3 Os serviços do Agrupamento encontram-se bem sinalizados. O serviço prestado pela Secretaria corresponde às minhas expectativas. 3,4 No atendimento aos encarregados de educação há garantia de privacidade. 3,8 Participo nas atividades do Agrupamento. 2,5 Razoável As aulas de apoio, atividades extra curriculares e de complemento educativas oferecidas pelo agrupamento são adequadas. O Agrupamento tem melhorado as condições físicas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. 3,1 As instalações do Agrupamento são mantidas em bom estado de conservação, higiene e segurança. O Agrupamento preocupa-se com o insucesso escolar e organiza-se para o diminuir. 3,6 Sinto que há disciplina e regras na Escola. A Escola proporciona um ambiente de segurança. A Escola tem conseguido diminuir os casos de indisciplina. 3,0 Recomendaria esta Escola a outras famílias. 3,5 2013/2014

31 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Gráfico 12- Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF - Ambiente Geral 2013/2014

32 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Quadro 9 - Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF Serviços Critérios Média Avaliação O apoio prestado pelo Gabinete de Apoio e Orientação (GAO) é adequado. 3,4 Bom A Direção da Escola está sempre disponível para ouvir reclamações, sugestões e propostas dos Encarregados de Educação. 3,5 Sei a quem me dirigir no Agrupamento conforme o assunto que quero tratar, pois o Pessoal Não Docente está claramente identificado. Sou bem atendido pelos Serviços Administrativos (secretaria) quando os procuro para tratar de algum assunto. 3,8 Os Serviços da Escola estão bem sinalizados. 3,6 A Escola tem um horário de atendimento e funcionamento que corresponde às necessidades da população que serve. 2013/2014

33 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Gráfico 13- Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF - Serviços 2013/2014

34 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Quadro 10 - Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF Divulgação Critérios Média Avaliação O Agrupamento deu a conhecer aos Encarregados de Educação os aspetos fundamentais do Projeto Educativo e a sua articulação com o Plano Anual de Atividades. 3,5 Bom Conheço em linhas gerais o Projeto Educativo. 3,0 Conheço em linhas gerais o Regulamento Interno. Os representantes dos Encarregados de Educação participam na elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno. 3,1 Fui ouvido, através do meu Representante, na revisão do Regulamento Interno. 2,8 Razoável O Conselho Geral representa os interesses e as opiniões de todos os membros da Comunidade Escolar. Posso fazer críticas e dar sugestões para melhorar os Serviços. 3,3 Sou informado sobre as atividades extracurriculares e de complemento educativo (clubes, sala de estudo, desporto escolar, …) que o Agrupamento oferece. 3,6 Os Encarregados de Educação são informados regularmente sobre os resultados de aprendizagem dos seus Educandos. 4,1 Muito Bom Conheço os programas, os objetivos e os critérios de avaliação das diversas disciplinas. 3,8 2013/2014

35 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Gráfico 14- Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF - Divulgação 2013/2014

36 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Quadro 11 - Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF Professores Critérios Média Avaliação O ensino que é dado ao meu educando corresponde às minhas expectativas. 3,3 Bom O atendimento e o apoio prestados pelo Diretor de Turma/Professor Titular são os adequados. 3,9 O Diretor de Turma comunica aos Encarregados de Educação o horário de atendimento e tem-no afixado em local bem visível. 4,0 Muito Bom As convocatórias aos Encarregados de Educação são feitas com antecedência adequada, com a indicação clara do assunto a tratar e com a indicação da hora e local de atendimento. 2013/2014

37 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Gráfico 15- Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF - Professores 2013/2014

38 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Quadro 12 - Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF Pessoal não Docente Critérios Média Avaliação O atendimento e o apoio prestados pelo Pessoal Não Docente são os adequados. 3,5 Bom O desempenho do Pessoal Não Docente é do agrado da Comunidade Educativa. 3,3 Gráfico 16- Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF - PND 2013/2014

39 4.4. Resultados – Encarregados de Educação
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 4.4. Resultados – Encarregados de Educação Quadro 13 - Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF Associação de Pais Critérios Média Avaliação A promoção de atividades desenvolvidas pela Associação de Pais corresponde às minhas expectativas. 2,9 Razoável Os Encarregados de Educação são motivados pela Associação de Pais a participarem na vida escolar. 3,3 Bom Gráfico 17- Distribuição dos resultados dos Encarregados de Educação por critérios do CAF – Assoc. Pais 2013/2014

40 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
De seguida, são apresentados alguns resultados escolares fornecidos pela equipa relativos ao ano letivo 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012 , 2012/2013 e 2013/2014. 2013/2014

41 6. Diagnóstico Organizacional do Agrupamento de Escolas de Góis:
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 6. Diagnóstico Organizacional do Agrupamento de Escolas de Góis: Apresentados os resultados dos questionários aplicados, segue-se um levantamento dos aspetos mencionados no que se refere a pontos fortes e aspetos a melhorar, relativamente aos nove critérios do modelo do CAF. As medidas dos critérios que se apresentam numa escala de 0 a 5, são feitas com base nos questionários aplicados ao Pessoal Docente e Pessoal Não Docente. A média dos critérios 6 (satisfação do cidadão/cliente); 7 (satisfação das pessoas); 8 (impacto na sociedade) e 9 (resultados do desempenho chave) integram também a pontuação dada pelos Alunos, Encarregados de Educação e Comunidade Local. Assim, a análise que se segue contempla não só os indicadores dos questionários aplicados ao Pessoal Docente e Não Docente, Alunos, Encarregados de Educação e Comunidade Local, como também sugestões de melhoria dadas pelos mesmos, resultantes da interpretação das suas respostas. 2013/2014

42 7. Resultados desta Autoavaliação:
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 7. Resultados desta Autoavaliação: Depois de apurados e analisados todos os resultados dos questionários aplicados à Comunidade Escolar, apresentamos a seguir o diagnóstico do Agrupamento. O Agrupamento obteve uma média final de 3,9 (Bom), o que, de acordo com o sistema de pontuação do CAF, é Bom. Média Global CRITÉRIOS MÉDIA CLASSIFICAÇÃO Liderança 4,1 Muito Bom Planeamento e Estratégia 3,9 Bom Gestão das Pessoas Parcerias e recursos Gestão dos Processos de Mudança Satisfação do cidadão/cliente 3,2 Satisfação das Pessoas 4,0 Impacto na Sociedade Resultados do desempenho chave Média Final = 3,9 2013/2014

43 7. Resultados desta Autoavaliação:
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS 7. Resultados desta Autoavaliação: Neste diagnóstico é feita uma separação entre os pontos fortes e aspetos a melhorar, sendo que os fortes se referem aos que a Escola já desempenha com qualidade e sobre os quais a satisfação de toda a Comunidade Escolar é bastante positiva; por outro lado, os critérios a melhorar são aqueles em que a Escola ainda não conseguiu alcançar o nível desejado para obter uma maior satisfação por parte dessa mesma Comunidade (os aspetos focados englobam indicadores contemplados nos questionários e sugestões de melhoria por parte da Comunidade Escolar). É de salientar que da análise dos critérios a aperfeiçoar retirámos as medidas de melhoria que serão implementadas no Agrupamento. Os pontos fortes e as áreas de melhoria foram selecionados em função da média obtida nos nove critérios a avaliar sendo que, os pontos fortes foram considerados todos aqueles que estão acima da média global por critério e as áreas de melhoria, aquelas que se situam abaixo do nível três da escala de avaliação (Bom). 2013/2014

44 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Critério 1: Liderança Média 4,1 Como os órgãos de gestão e administração e todos os que lideram equipas: - Desenvolvem e facilitam a consecução do Projeto Educativo da Escola; - Promovem os valores necessários para o sucesso a longo prazo; - Implementam ações e estimulam comportamentos apropriados; - Estão diretamente empenhados em assegurar a organização e gestão. Pontos Fortes: A Direção da Escola divulga, os objetivos e os princípios orientadores da escola explicitados no Projeto Educativo, no Regulamento Interno, no Plano Anual de Atividades e no Projeto Curricular do Agrupamento. O Conselho Pedagógico propõe, em articulação com o Centro de Formação, o Plano Anual de Formação do Pessoal Docente, tendo em consideração as necessidades da Escola, bem como as necessidades e expetativas dos docentes. A Direção da Escola preocupa-se em gerir e resolver os conflitos que eventualmente surjam nos diferentes grupos. As conclusões das reuniões do Conselho Pedagógico e do Conselho Geral, são disponibilizadas a todos os interessados. A Direção da Escola em articulação com o Conselho Pedagógico está aberto a propostas dos Órgãos intermédios que promovam práticas educativas inovadoras. A Direção da Escola proporciona os meios adequados à concretização do Projeto Educativo e do Plano Anual de Atividades. O Pessoal Docente propõe inovações que são tidas em consideração sempre que possível. A Direção da Escola reconhece e valoriza o trabalho do Pessoal Docente. A Direção da Escola está acessível, escuta e responde às pessoas em tempo útil. A Direção da Escola com a sua atuação, cria um clima de confiança. A Direção da Escola, na distribuição das tarefas e responsabilidades, tem em conta o empenhamento das pessoas. A Direção da Escola faz uma boa gestão dos recursos humanos. A Direção da Escola estabelece protocolos com entidades/ Instituições, no sentido de combater o abandono/insucesso escolares e preparar os alunos para a vida. Aspetos a Melhorar: 2013/2014

45 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Critério 2: Planeamento e estratégia Média 3,9 Como o Agrupamento implementa o Projeto Educativo através de: - Uma estratégia claramente centrada nas expetativas dos alunos e dos diferentes setores da comunidade educativa; - Estratégias efetivamente operacionais a diferentes níveis; - Atividades relevantes inscritas no Plano Anual de Atividades. Pontos Fortes: .No Regulamento Interno da Escola o enunciado dos direitos e deveres abrange o Pessoal Docente, Não Docente e demais elementos da Comunidade Educativa. .Os princípios e os objetivos que fazem parte do Projeto Educativo do Agrupamento são assumidos pelo Pessoal Docente. .A Direção da Escola, em articulação com os órgãos de gestão pedagógica, acompanha o cumprimento do Plano Anual de Atividades. A Direção da Escola, em articulação com os órgãos de gestão pedagógica, analisa reflexivamente os critérios de distribuição de serviço docente. .O Projeto Educativo é elaborado com base num diagnóstico/ caracterização da Escola, que contempla os diferentes aspetos da vida escolar e do seu desempenho. .A eficácia e a implementação das linhas orientadoras estabelecidas no Projeto Educativo são avaliadas. O balanço do Plano Anual de Atividades é devidamente divulgado de forma a permitir um reajuste no Plano Anual de Atividades do ano seguinte. Aspetos a Melhorar: 2013/2014

46 Critério 3: Gestão das Pessoas Média 4,1
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Critério 3: Gestão das Pessoas Média 4,1 Como o Agrupamento gere os seus recursos humanos: - Desenvolvendo os saberes e o pleno potencial do Pessoal Docente; - Promovendo o trabalho de equipa e potenciado o trabalho individual; - De acordo com os pressupostos do Projeto Educativo. Pontos Fortes: A Direção da Escola reconhece as competências pessoais e profissionais dos Professores e tem-nas em conta na sua gestão. A Direção da Escola, na atribuição do trabalho docente, toma em consideração a situação particular de cada pessoa. A Direção da Escola, na elaboração dos horários das turmas, atende às preferências dos Professores. A Direção da Escola identifica e utiliza os conhecimentos e as competências dos professores, de forma a rentabilizar e melhorar a sua atuação. A Direção da Escola designa os Diretores de Turma de acordo com o seu perfil de competências, sempre que os recursos o permitem.. O Coordenador de Departamento promove o trabalho cooperativo dos Professores que integram o Departamento, na organização e utilização de materiais didáticos e recursos e avaliam a sua eficácia. O Diretor de Turma promove a articulação entre os professores da turma, tendo em vista a circulação da informação sobre o desempenho da turma. O Pessoal Docente participa ativamente na organização da vida da Escola. O Pessoal Docente tem em conta os princípios e valores do Projeto Educativo e do Projeto Curricular de Escola, na elaboração e operacionalização dos Planos de trabalho de Turma. A Direção da Escola em articulação com o Conselho Pedagógico, implementa e/ou apoia projetos na Escola que contribuem para a formação contínua dos Professores. A Direção da Escola e o Conselho Pedagógico avaliam a eficácia das iniciativas desenvolvidas. O Pessoal Docente propõe inovações que são tidas em consideração, sempre que possível. Aspetos a Melhorar: 2013/2014

47 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Critério 4: Parcerias e Recursos Média 4,1 Como o Agrupamento planeia e gere os seus recursos internos e parcerias externas, de modo a viabilizar o Plano Anual de Atividades e o Projeto Educativo. Pontos Fortes: A Direção da Escola estabelece protocolos e celebra acordos de cooperação ou de associação com outras escolas, instituições de formação, autarquias e coletividades. A Direção da Escola desenvolve parcerias, com outros serviços e autoridades locais, necessários ao apoio sócio educativo. A Escola estabelece parcerias com a Associação de Pais / Encarregados de Educação. A Escola criou grupos com representantes da comunidade educativa, promovendo reuniões para a melhoria do Projeto Educativo. A Escola assegura serviços de informação acessíveis a toda a comunidade educativa. O Pessoal Docente dispõe da informação apropriada para o desempenho das suas funções. A Direção da Escola assegura a transparência da organização, bem como das decisões e processos. A Direção da Escola elabora o projeto de orçamento de acordo com as linhas definidas no Conselho Geral. A Direção da Escola planeia e assegura a execução das atividades no domínio da ação escolar (ASE) . O Pessoal Docente utiliza as tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico e instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional. -A direção da escola, na aquisição de material didático, tem em conta as propostas e necessidades dos professores e dos departamentos. .A Direção da Escola, na gestão dos serviços de bar e refeitório, tem em vista as necessidades dos alunos. A Escola tem melhorado as condições físicas de acesso de pessoas com mobilidade reduzida. A Biblioteca/ Centro de Recursos promove a ligação com outros sectores de atividade da escola. O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) articula-se com as estruturas de orientação educativa. Aspetos a Melhorar: 2013/2014

48 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Critério 5: Gestão dos Processos e da Mudança Média 4,1 Como o Agrupamento concebe, gere e melhora os seus processos de forma a: - Apoiar a sua estratégia; - Satisfazer as necessidades e expectativas dos Alunos e Encarregados de Educação; - Gerar valor acrescentado para os seus Alunos e para a sociedade em geral. Pontos Fortes: O Conselho Geral, a Direção da Escola e o Conselho Pedagógico cooperam nas decisões pedagógicas conducentes à melhoria do sucesso educativo dos Alunos. A Direção da Escola, em articulação com o Conselho Pedagógico, considera que a avaliação das necessidades educativas dos alunos é um processo determinante do sucesso do processo educativo da escola. A Escola manifesta abertura à inovação e capacidade de mobilizar os apoios necessários para a tornar consistente. A Escola reconhece o impacto das novas tecnologias de informação e promove a sua aprendizagem. A Escola concebe, estuda e implementa mecanismos de gestão curricular que favorecem o desenvolvimento das aprendizagens significativas dos Alunos. O Conselho Pedagógico promove a articulação entre os diversos setores nele representados, tendo em vista o desenvolvimento de melhores práticas educativas. Os Departamentos reveem periodicamente a aplicação adequada dos critérios de avaliação. O Coordenador de Departamento promove o trabalho cooperativo entre os Professores que integram o departamento, na organização e utilização de recursos e de materiais didáticos. O Diretor de Turma e o Conselho de Turma definem um plano anual de trabalho para cada turma. As melhorias introduzidas na Escola são resultantes de uma avaliação sistemática dos processos. Aspetos a Melhorar: 2013/2014

49 Satisfação do Cidadão/Cliente ( Alunos e E.E.) Média 3,2
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Critério 6: Satisfação do Cidadão/Cliente ( Alunos e E.E.) Média 3,2 O grau de satisfação de necessidades e expetativas de Alunos e Encarregados de Educação relativamente à prestação de serviços do Agrupamento. Pontos Fortes: Os serviços da Escola estão bem sinalizados e orientam bem as pessoas que não a conhecem. (Alunos / E.E.) A Escola tem um horário de atendimento e funcionamento que responde às necessidades da população que a Escola serve. A Direção da Escola sabe gerir, com justiça, os conflitos que surgem na Escola. Os Diretores de Turma têm afixado, em local visível, o horário de atendimento aos alunos, pais e Encarregados de Educação. (Alunos / E.E.) O atendimento e o apoio prestado pelo Pessoal Não Docente são adequados. (E.E.) Sou bem atendido pelos Serviços Administrativos (secretaria) quando os procuro para tratar de algum assunto. (Alunos / E.E.) O atendimento e o apoio prestado pelos Diretores de Turma/Professor Titular, são os adequados .(E.E./Alunos) O Agrupamento preocupa-se com o insucesso escolar e organiza-se para o diminuir. (E.E.) Aspetos a Melhorar: Os Alunos/ Encarregados de Educação conhecem em linhas gerais o Regulamento interno. Os Alunos/ Encarregados de Educação conhecem em linhas gerais o Projeto Educativo. O Refeitório satisfaz as minhas necessidades. Na Escola os Alunos são atendidos de forma eficaz e cortês. Os Alunos contribuem para a conservação, higiene e segurança das instalações da Escola (Alunos). Pediram a opinião dos Alunos, para a revisão do Regulamento Interno da Escola e colaboração dos mesmos para a elaboração do Projeto Educativo da Escola. (Alunos) A promoção de atividades desenvolvidas pela Associação de Pais corresponde às minhas expectativas (E.E.). Fui ouvido, através do meu Representante, na revisão do Regulamento Interno (E.E.). Participo nas atividades do Agrupamento (E.E.). 2013/2014

50 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Critério 7: Satisfação das Pessoas (Pessoal Docente e Pessoal Não Docente) Média 4,0 O grau de satisfação de necessidades e expetativas do Pessoal Docente e Não Docente do Agrupamento face aos seus projetos profissionais. Pontos Fortes: A Direção da Escola com a sua atuação, cria um clima de confiança. A escola estabelece regras de partilha do conhecimento resultante da frequência de congressos ou ações de formação. No Agrupamento, as informações e decisões fundamentais do Ministério da Educação e de outras instituições são divulgadas, em tempo útil e de forma exata, clara e atualizada, a todos os colaboradores. A Direção da Escola identifica e utiliza os conhecimentos e as competências dos professores de forma a rentabilizar e melhorar a sua atuação. A Direção da Escola na atribuição do trabalho docente, toma em consideração a situação particular de cada pessoa. O Pessoal Docente propõe inovações que são consideradas sempre que possível. A Direção da Escola reconhece e valoriza o trabalho dos professores. A Direção da Escola e o Conselho Pedagógico avaliam a eficácia das iniciativas desenvolvidas. Aspetos a Melhorar: 2013/2014

51 Critério 8: Impacto na Sociedade Média 4,1
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Critério 8: Impacto na Sociedade Média 4,1 O grau de intervenção que tem o Agrupamento junto da Comunidade Local e Regional. Pontos Fortes: A administração local reconhece o mérito da Escola e apoia as suas iniciativas. O Agrupamento tem boas relações com outras Escolas, Autarquia, Juntas e Instituições do Concelho. Aspetos a Melhorar: 2013/2014

52 Resultados do Desempenho Chave Média 3,9
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Critério 9: Resultados do Desempenho Chave Média 3,9 Os resultados alcançados pelo Agrupamento face aos objetivos delineados no Projeto Educativo e aos recursos utilizados. Pontos Fortes: A Gestão da Escola orienta-se pelos resultados da avaliação dos serviços e funções e conduz os processos de mudança. A Direção da Escola faz uma boa gestão dos recursos humanos. A Escola tem melhorado as suas instalações e equipamentos. Os Serviços da Educação Especial respondem às necessidades da Comunidade Educativa. Os meios de comunicação com a comunidade educativa, desenvolvidos pela escola, foram eficazes. A Direção da Escola estabelece protocolos com entidades/ instituições no sentido de combater o abandono/ insucesso escolares e preparar os alunos para a vida. A avaliação dos resultados efetuada pela escola levou à reflexão sobre a adequação das metodologias utilizadas e dos apoios educativos proporcionados. A Escola reconhece o impacto das novas tecnologias de informação e promove a sua aprendizagem. A Direção da Escola em articulação com o Conselho Pedagógico, considera que a avaliação das necessidades educativas dos alunos é um processo determinante do sucesso educativo da escola. Os princípios e os objetivos que fazem parte do Projeto Educativo do Agrupamento são assumidos pelo Pessoal Docente. Aspetos a Melhorar: 2013/2014


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