A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS E ENERGIAS RENOVÁVEIS LAT.2068 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ANEXO 3

2 LAT.2068 – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ANEXO 3 Características da exposição oral Sugestões para falar em público – Com base no livro de Reinaldo Pólito

3 CARACTERÍSTICAS DA EXPOSIÇÃO ORAL

4 EXPOSIÇÃO ORAL Escrever = tarefa extremamente difícil (mas, existe a “borracha”) Falar = tarefa quase impossível (não existe “borracha”) Falar = expressar ideia Ideia: pode estar certa ou errada pode ser expressa corretamente ou de modo confuso pode convencer ou não

5 Tão certo quanto os impostos e a morte,
EXPOSIÇÃO ORAL Tão certo quanto os impostos e a morte, você vai ERRAR ao falar

6 EXPOSIÇÃO ORAL A fala em público:
PLANEJADA – convocado com antecedência IMPROVISADA – convite surpresa

7 EXPOSIÇÃO ORAL O público: INTERNO – equipe de trabalho (conhecido)
EXTERNO – desconhecido (sala de convenções, rádio, tv)

8 EXPOSIÇÃO ORAL Pior situação: fala IMPROVISADA para público EXTERNO
= 5 segundos de “fama” ou mácula eterna

9 EXPOSIÇÃO ORAL PENSAR . . . FALAR
Qualquer que seja a situação, pode-se adotar a receita QPC: O QUÊ? – explicar o assunto POR QUÊ? – justificar seus argumentos COMO? – meios para provar seus argumentos

10 EXPOSIÇÃO ORAL 1 – Conhecer o assunto = obrigação
2 – Saber expor o assunto = arte 3 – Argumentar para defender a ideia 4 – Ilustrar o argumento com exemplos (melhor forma de convencer) 5 – Reconhecer quando errou (humildade, acima de tudo = eterno aprendiz) 5 – Ajudar (não zombar de) quem errou (dúvida = interesse) 6 – Objetividade (tempo = vida, dinheiro) 7 – A perfeição é inatingível. A prática é o consolo do perfeccionista.

11 SUGESTÕES PARA FALAR EM PÚBLICO Com base no livro de Rinaldo Pólito

12

13 APRENDA A CONVERSAR

14 SEJA BEM-HUMORADO

15 DEMONSTRE QUE ESTÁ BRINCANDO

16 NÃO SE LEVE MUITO A SÉRIO

17 FALE COM ENVOLVIMENTO

18 DEMONSTRE CONHECIMENTO

19 SEJA GENTIL

20 NÃO ARME BARRACO

21 FAÇA DO “NÓS” UMA EXPRESSÃO MÁGICA

22 SEJA VOCÊ MESMO

23 SEJA COERENTE

24 SAIBA CONTAR HISTÓRIAS

25 CONSIDERE O NÍVEL INTELECTUAL DO OUVINTE

26 AVALIE O CONHECIMENTO DOS OUVINTES

27 LEVE EM CONTA A FAIXA ETÁRIA DOS OUVINTES

28 FAÇA ADAPTAÇÕES DIANTE DOS OUVINTES

29 VOCE ACHA OU TEM CERTEZA?

30 MANTENHA OS OUVINTES ACORDADOS

31 DEU BRANCO

32 QUANDO USAR RECURSOS AUDIOVISUAIS

33 PERGUNTAS: ANTES, DURANTE OU DEPOIS ?

34 REGRAS BÁSICAS PARA CAUSAR BOA IMPRESSÃO

35 USE A ROUPA CERTA

36 O VOLUME DE VOZ IDEAL

37 ACABE COM O “né”

38 ACABE COM O “ãããã”

39 PONHA RITMO NA FALA

40 PRONUNCIE BEM AS PALAVRAS

41 DÊ CARTÃO VERMELHO ÀS PALAVRAS VULGARES

42 USE A EXPRESSÃO CORPORAL

43 TENHA CUIDADO COM O VOCABULÁRIO REBUSCADO
Prolegômeno Profilaxia Propedêutica Procionídeo Procelária Procrastinador Proboscídeo

44 O ESTRANGEIRISMO NA MEDIDA CERTA

45 RESERVE O VOCABULÁRIO TÉCNICO PARA OS IGUAIS

46 OLHE PARA OS OUVINTES

47 PLANEJE BEM SUAS APRESENTAÇÕES

48 NÃO INICIE CONTANDO PIADAS

49 NÃO INICIE PEDINDO DESCULPAS

50 CONQUISTE A ATENÇÃO DOS OUVINTES

51 ESCLAREÇA QUAL É O ASSUNTO

52 PARA CADA SOLUÇÃO, UM PROBLEMA

53 CONTE COMO TUDO ACONTECEU

54 APROVEITE MELHOR SEUS ARGUMENTOS

55 NÃO SE APAIXONE POR UM ARGUMENTO

56 AJUDE O OUVINTE A ENTENDER A MENSAGEM

57 ENFRENTE MELHOR O MEDO DE FALAR

58 CAPRICHE NO ENCERRAMENTO

59 RESUMO COMECE DIZENDO O QUE VOCÊ VAI FALAR FALE O QUE VOCÊ VEIO DIZER
TERMINE DIZENDO O QUE VOCÊ FALOU

60 FIM DO ANEXO 3


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google