Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Henrique Guterres Salgado Alterado mais de 7 anos atrás
1
Intervenção no Prédio das Convertidas - Cidade de Braga
2013/2014 Trabalho de: Mafalda Moura Andreia Campos Patrícia Vieira Joana Ribeiro 11º06 Intervenção no Prédio das Convertidas - Cidade de Braga
2
Origem e Fundamentação do Projeto
A Casa das Convertidas foi inicialmente criada com a função de acolher mulheres que perderam os seus maridos, devido ao seu abandono ou à sua morte, mulheres idosas, jovens solteiras e prostitutas que queriam mudar de vida. Por ser um edifício bem localizado, pretendemos tornar este espaço num lar de idosos e centro de dia. É um edifício com uma boa estrutura interna para a criação de um espaço para pessoas de mais idade.
3
Problemas Identificados e Diagnóstico
A casa das convertidas está em degradação constante e por ser um monumento de interesse público necessita de uma intervenção urgente. A estrutura da casa está em risco devido ao abandono total deste edifício. Este imóvel mostra problemas como humidade e degradação da estrutura interna e externa.
4
Estrutura do Edifício O edifício é composto por três pisos: Piso 0
O piso 0 é constituído por uma capela, uma sacristia, um hall e quatro arrecadações. O piso 1 é constituído por quatro salas, dezassete quartos e três casas de banho. O piso 2 é constituído por dezanove quartos, uma casa e banho, uma cozinha/cantina e quatro salas.
5
Estratégias de Intervenção
No piso 0 interviríamos nas arrecadações que passariam a enfermaria, sala de lazer com programas para os idosos, espaço de ginástica e sala de estar. Pretendemos ainda a criação de um elevador que ligasse ao piso 1 e piso 2. O piso 0 é ainda constituído por uma Igreja, que serviria de lugar de culto para os idosos.
6
Planta Piso 0 Jardim com horta Elevador Sala de lazer Sala de estar
Igreja Enfermaria Pátio inferior com jardim sustentável.
7
Estratégias de intervenção
No piso 1, duas salas passariam a quartos. Visto que as casas de banho do edifício são muito pequenas, dos dezassete quartos existentes, 2 deles passariam a casas de banho com duches e banheiras e as 3 casas de banho que já existem no edifício, permaneceriam iguais. No piso 2, alterávamos dois quartos que passariam a ter a função de casas de banho.
8
Planta Piso 1 Sala de pintura, cerâmica etc… Quartos Elevador
Casa de banho Auditório Sala Casas de banho pequenas
9
Planta Piso 2 Elevador Casas-de-banho Cantina Quartos
10
Pontos fortes Pontos Fracos Boa localização do edifício;
Edifício de Interesse Público; Carência de serviços de apoio à 3ª idade; Existência de espaços verdes que permitirá a criação de hortas para ocupação dos idosos; Envelhecimento da população; Criação de postos de trabalho. Compartimentos do edifício com espaço exíguo; Dificuldades na intervenção no edifício, resultantes do seu estatuto de interesse publico; Problemas jurídicos relacionados com a posse do edifício; Crise/dificuldade de investimento.
11
Fontes Câmara Municipal de Braga
12
Fim
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.