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Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário Lisboa, 15 de Dezembro 2009.

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Apresentação em tema: "Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário Lisboa, 15 de Dezembro 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário
Lisboa, 15 de Dezembro 2009

2 Índice Caracterização dos edifícios escolares com ensino secundário O Programa de Modernização Fontes de financiamento estimadas Financiamento comunitário Exemplos de intervenções co-financiadas pelo POVT

3 Caracterização dos edifícios escolares com ensino secundário
Fase 1 – 2% (10 escolas) Final do séc. XIX até1935 grande diversidade formal construção tradicional referências da arquitectura portuguesa valor patrimonial e simbólico adquirido Fase 2 – 21% (100 escolas) De 1935 até 1968 grande uniformidade formal construção corrente estrutura de betão armado elevada robustez valor simbólico adquirido Fase 3 – 77% (367 escolas) Após … aplicação de soluções-tipo - modelo pavilhonar blocos articulados por galerias exteriores construção com recurso frequente a pré- fabricação

4 LICEUS 1ª GERAÇÃO HISTÓRICOS

5 LICEUS 2ª GERAÇÃO MOP / JCETS

6 ESCOLAS TÉCNICAS ELEMENTARES MOP / JCETS

7 ESCOLAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS
MOP / JCETS

8 ANTIGOS COLÉGIOS

9 3ª GERAÇÃO ESTRUTURA PAVILHONAR
BASE LICEAL

10 BASE TÉCNICA

11 BLOCOS 3x3

12 BLOCOS PRÉ-FABRICAÇÃO PESADA

13 Objectivos do Programa
1. RECUPERAR E MODERNIZAR OS EDIFÍCIOS 2. ABRIR A ESCOLA À COMUNIDADE 3. CRIAR UM SISTEMA EFICIENTE E EFICAZ DE GESTÃO 4. REDUZIR IMPACTO AMBIENTAL

14 1 2 Objectivos do Programa RECUPERAR E MODERNIZAR OS EDIFÍCIOS
ABRIR A ESCOLA À COMUNIDADE 2 corrigir problemas construtivos e infra-estruturais melhorar condições de habitabilidade | conforto ambiental | acessibilidade adequar espaços lectivos a exigências curriculares + práticas pedagógicas modernizar equipamentos e infra-estruturas de apoio lectivo | plano tecnológico garantir flexibilidade | adaptabilidade | durabilidades dos espaços lectivos e não-lectivos recentrar as escolas nos meios urbanos em que se inserem permitir utilização da escola pela comunidade em horários pós ou extra escolares formação pós-laboral | eventos culturais e sociais | desporto e lazer

15 3 4 Objectivos do Programa
CRIAR UM SISTEMA EFICIENTE E EFICAZ DE GESTÃO 3 REDUZIR IMPACTO AMBIENTAL 4 garantir intervenções pontuais de reparação garantir intervenções programadas de conservação e manutenção garantir formação, acompanhamento e responsabilização dos utilizadores para a correcta utilização das instalações e dos equipamentos garantir plena utilização das instalações permitir a alteração do actual modelo de financiamento da conservação e manutenção uso de materiais reciclados e amigos do ambiente minimização de impactes ambientais durante e após o período de obra garantir eficiência energetica e auto-sufciência por recurso a energias renovaveis

16 Reorganização funcional
direcção recepção atendimento gestão docentes pausa atendimento [ A P R E N D I Z A G E M I N F O R M A L ] ciências | tecnologias | artes biblioteca centro de recursos formação adultos (cno) espaços desportivos preparação avaliação formação funcionários vestuários arquivo oficinas laboratórios salas de aula sala polivalente auditório sala de alunos loja conveniência cantina bar áreas com possibilidade de autonomização para uso da comunidade após encerramento da escola

17 Objectivos de Concretização
Objectivo de intervenções em 332 escolas até ao final do ano lectivo de A intervenção em 205 escolas até ao final do ano lectivo de resulta numa antecipação de calendário e num incremento das escolas

18 Fase de Disponibilidade / Operação
Plano de Implementação Fases 0 a 3 Fase piloto Fase 1 Fase 2 Fase 3 4 escolas 26 escolas 75 escolas 100 escolas Fase de Construção Fase de Disponibilidade / Operação […]

19 Distribuição regional das 205 escolas
Fase Norte Centro Lisboa Alentejo Total Piloto 2 4 1 11 10 26 21 19 9 75 3 31 18 36 15 100 70 40 67 28 205

20 Investimento estimado até 2011 (Milhões €)
Tipificação das Intervenções Fase n.º escolas n.º alunos Área construção Requalificação Investimento estimado até 2011 (Milhões €) Piloto 4 5.500 63.030 70 % 70 1 26 32.000 69 % 327 2 75 90.000 55 % 857 3 100 60 % 1.206 Total 205 - 2.460

21 Fontes de Financiamento estimadas Fases 0 a 3

22 Investimento Elegível (*)
Financiamento comunitário Intervenções das Fases 1 e 2   (Milhões €) Fase N.º Escolas Investimento Elegível (*) Co-financiamento FEDER 1 16 129 85% 110 2 28 360 65% 234 Total 44 489 70% (**) 344 (*) Candidaturas e Reprogramações submetidas (**) Taxas médias de co-financiamento indicativas

23 Exemplos de Intervenções co-financiadas pelo POVT
Escola Secundária de Benavente – Santarém Escola Secundária Aurélia de Sousa – Porto Escola Secundária Carolina Michaelis – Porto Escola Secundária D. Manuel I – Beja Escola Secundária Gabriel Pereira – Évora

24 ES Benavente Antes Depois

25 ES Aurélia de Sousa Antes Depois

26 ES Aurélia de Sousa

27 ES Carolina Michaelis

28 ES D. Manuel I

29 ES Gabriel Pereira

30 ES Gabriel Pereira

31 Obrigado pela a atenção
Obrigado pela a atenção


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