A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9. Acessórios (suportes)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9. Acessórios (suportes)"— Transcrição da apresentação:

1 9. Acessórios (suportes)
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 9. Acessórios (suportes)

2 9.4. Suportes de tubulação São recursos empregados na fixação de tubulações, com o objetivo de se eliminar ou dividir os esforços ou cargas exercidas pelos tubos. Classificação dos suportes: Suportes rígidos; Suportes semi-rígidos; Suportes não rígidos Suportes de ancoragem;

3 Suportes rígidos: São imóveis, não permitindo nenhuma liberdade de movimento vertical aos tubos; Possuem vergalhões ou chapas instalados na direção transversal ao tubo, soldado no suporte, com o objetivo de facilitar os trabalhos de pintura dos tubos, evitando contato dos mesmos diretamente com os suportes;

4 Suportes rígidos: Exemplos de suportes rígidos

5 Suportes rígidos: Exemplos de suportes rígidos Cela Sapata Suporte pedestal

6 9.4.1.1 Suporte rígido com rolos
São usados em alguns casos quando se trata de tubulação muito pesada e em longos trechos. Seu uso é conveniente porque distribui a carga e reduz o atrito.

7 9.4.2. Suportes semi-rígidos
Esses suportes dão grande liberdade de movimento aos tubos, visto que neles não há atrito; Não são indicados para tubulações sujeitas a vibrações, choques dinâmicos e golpes de aríate (variações de pressão); São usados em tubulações leves, podendo ser pendurados em estruturas, vigas de concreto, ou mesmo outro tubo. Podem possuir haste ajustável ou fixa;

8 9.4.2.1 Suportes semi-rígidos para tubos horizontais
Semi-rígidos de haste ajustável Semi-rígido de haste fixa

9 9.4.2.1 Suportes semi-rígidos para tubos verticais
Semi-rígidos com fixação por soldagem

10 9.4.2.1 Suportes semi-rígidos para tubos verticais
Semi-rígidos com fixação por grampos ou braçadeiras

11 Suportes não rígidos Sustentam o peso das tubulações, dando-lhes ao mesmo tempo certa liberdade de movimento. Esses movimentos obedecem às dilatações dos trechos da tubulação, podendo ser na horizontal ou na vertical;

12 9.4.3.1. Suportes não rígidos de mola simples
Usados nos casos que necessitam de movimentos para cima; Indicado para situação na qual se apresentam tubulações verticais, com partes inferiores dirigidas ou ligadas a equipamentos.

13 9.4.3.2. Suportes não rígidos de mola variável
Consistem de uma mola helicoidal de aço, dentro de uma carcaça, de modo que o peso do tubo seja colocado diretamente na mola, através de um eixo com esticador para ajustagem.

14 Suporte de ancoragem Utilizado em tubulações horizontais, o suporte de ancoragem absorve os esforços do empuxo hidráulico e divide trechos de dilatação da tubulação. As forças de empuxo hidráulico aparecem em uma canalização sob pressão: Cada mudança de direção (curvas, tês), Cada mudança de diâmetro (reduções), Cada extremidade (flanges cegos ou caps). As forças de empuxo nestes pontos devem ser equilibradas, a fim de evitar a desmontagem das juntas, seja utilizando juntas travadas, seja construindo blocos de ancoragem.

15 Suporte de ancoragem

16 9.4.4.1 Distância entre suportes
A distância entre os suportes devem seguir especificações de projeto, considerando: Tipo de material; Temperatura; Características da tubulação (diâmetro nominal, etc)

17 9.4.4.1 Distância entre suportes
Relação entre diâmetro nominal e espaçamento máximo de instalação de suportes de tubos de aço, transportando fluidos a em temperaturas de até 400ºC.

18 9.5. Caminhamento das tubulações
Em trajetos onde não há cruzamentos com pistas de tráfego de veículos, as tubulações, formando grupos paralelos, são colocadas sobre suportes de pequena altura (a pelo menos 30cm do solo), em geral na margem ou no acostamento da rua.

19 Pipe-Way Na existência de cruzamentos de pista de tráfego de veículos, a construção de uma trincheira para alocação dos tubos (pipe-way) é uma solução usualmente adotada. Em locais estratégicos sobre as trincheiras, instala-se plataformas de acesso, utilizadas para execução de manobras na tubulação.

20 Pipe-rack Consiste numa estrutura para suportar as tubulações elevadas. São fabricados geralmente em aço ou vigas de concreto; Se apresentam na forma de pórticos sobre os quais as tubulações se apoiam; Possuem altura variando de 3 a 4m, e largura entre 3 e 4,8m;

21 Pipe-rack


Carregar ppt "9. Acessórios (suportes)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google