A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Sistemas para o Gerenciamento de Missões do Guarani Curso Engenharia de Sistemas – IME, 12 de julho de 2017 Cap Alves Moura, Diretoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Sistemas para o Gerenciamento de Missões do Guarani Curso Engenharia de Sistemas – IME, 12 de julho de 2017 Cap Alves Moura, Diretoria."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Sistemas para o Gerenciamento de Missões do Guarani Curso Engenharia de Sistemas – IME, 12 de julho de Cap Alves Moura, Diretoria de Fabricação

2 The Challenge Exemplo de Vtr sobrecarregada. O Problema: Apresentação
Aumento na complexidade dos Sistemas Eletrônicos a bordo necessários a bordo de viaturas. C2, Comunicação Interna e Externa, Alerta Situacional, Designação de Alvos de Artilharia e Infantaria, etc.. Diversos sensores como optrônicos e sistemas de armas. Todos os sistemas possuem uma necessidade de infraestrutura física: Computadores, Telas, Interfaces com Usuários, (teclados, trackballs) e sistemas de suporte (e.g. GPS) Os recursos disponíveis na Vtr Guarani: Espaço, Capacidade de Carga, Potência Elétrica, Climatização podem ficar sobrecarregados pelo grande número de itens e a duplicação de recursos em comum. Exemplo de Vtr sobrecarregada.

3 The Challenge Fotos de Keith Smith, Thales , UK GVA Office, DE&S 2014 presentation

4 Challenge O desafio não é somente de otimização de design (Size Weight, Power and Cost, SWaPC). O sistema precisa ser interoperável e compatível com a arquitetura veicular. Interferência com os múltiplos sistemas rádio Compatibilidade EMI/EMC para todos os equipamentos Sem comprometimento do nível de proteção (balística, antiminas, etc.) Garantia de proteção contra projetis secundários no interior Ergonomia e Manutenabilidade Um desafio!

5 More challenges to manage
Gerenciamento do Roteamento do Chicote Elétrico? Manutenabilidade? Ergonomia ?

6 Elements of a Solution Problema & Soluções:
Uma arquitetura eletrônica aberta e flexível (VEA) Projeto em acordo com um padrão acordado de Arquitetura (Common Vehicle Architecture, CVA). Prover infraestrutura do veículo capaz de receber sistemas C2 e demais sistemas Sistemas de interface humana (HMI) e serviços base compartilhados entre as aplicações para evitar duplicação de serviços Estrutura escalável e modular de forma a permitir o suporte a futuras expansões dos sistemas de missões militares (mission systems) Interfaces públicas de modo a permitir a qualquer empresa o desenvolvimento de aplicações compatíveis

7 GVA / VICTORY REFERÊNCIAS MUNDIAIS (Benchmarking) GVA (UK)
VICTORY (EUA) Infraestruturas compartilhadas com sistemas de distribuição de dados definidos. Modelo de infraestrutura amplo focando em integração de alto nível com uma abordagem prescritiva de interface humana (HMI). Foco nas interfaces para dar suporte a interoperabilidade. Provê uma infraestrutura compartilhada que permite arquiteturas flexíveis quando adicionando novas capacidades. Promove intercambiabilidade entre componentes e subsistemas e permite a virtualização de componentes de forma que ele consiga funcionar em uma infraestutura compartilhada. Objetivo de prover os benefícios de uma arquitetura veicular compartilhada ao longo do ciclo de vida, incluindo a evolução através da incorporação de componentes legados em acordo com a arquitetura GVA. Objetivo de garantir a adição de novas capacidades através da adição de novas capacidades e fácil integração de novos hardware e subsistemas.

8 OBJETIVO GVA / VICTORY Obter a Infraestrutura (Framework) de Requisitos o Sistema de Gerenciamento de Missões da Vtr 6x6 Guarani dentro do conceito de Engenharia de Sistemas

9 OBJETIVO GVA / VICTORY Exemplo: Sistemas de Sistemas (de Sistemas?) para o GPS do Guarani: O GPS é utilizável, i.e., ele tem as funções que operador precisa (Operação)? Posso pagar esta conta (Aquisição ou Procurement)? É integrável com o Ser Humano (Usabilidade)? O sistema é confiável e estará disponível quando precisarmos (Sistema de Confiabilidade)? O sistema é manutenível, sempre apresentar falha e não puder ser descartável (Sistema de Manutenabilidade)? Teremos como prover peças ou fornecer o sistema como um todo (Sistema Logístico)? O GPS é produzível em um ambiente fabril, descartável ou provoca impacto ambiental (Sistema de Produção)?

10 GVA / VICTORY Gantt Chart do Trabalho

11 PERT GVA / VICTORY

12 Questions DÚVIDAS?


Carregar ppt "Engenharia de Sistemas para o Gerenciamento de Missões do Guarani Curso Engenharia de Sistemas – IME, 12 de julho de 2017 Cap Alves Moura, Diretoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google