A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos"— Transcrição da apresentação:

1 SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos
MÓDULO ORÇAMENTO

2 Módulo Orçamento Objetivo:
Integrar as atividades de administração com a execução orçamentária. Possibilita Realizar operações como: Nota de dotação Distribuição orçamentária para as unidades gestoras subordinadas Anulações de dotações Operações de provisão orçamentária Remanejamentos entre os centros de custos, transferências, empréstimos Cadastro de empenho, etc.

3 Ligação com outros módulos

4 Processo de negócio

5 Aba cadastro

6 Aba Cadastros A aba cadastro é composta das funcionalidades que compõem a célula orçamentária: Natureza da Despesa Plano Interno Programa de Trabalho PTR Credor Fonte de Recurso Esfera Unidade Ano Orçamentário Outros cadastros: Credor, Unidade Central Empenho, Eventos SIAFI.

7 Aba Configurações Após selecionar o Convênio, o sistema carregará o Módulo Orçamentário, de modo que todas as funções apresentadas serão voltadas para o Convênio selecionado. Para unidades do tipo CONVÊNIO, só é permitido realizar a alocação quando a mesma for associada a um projeto.

8 Aba Cotas

9 Aba Cotas O registro de cotas serve para limitar as despesas da unidade para o ano orçamentário de acordo com o limite registrado.

10 Aba Cotas Limitar as despesas para o ano orçamentário de acordo com o limite máximo registrado para a natureza de despesa da Unidade gestora.

11 Consultas Relatórios

12 Aba Movimentações

13 Distribuição Orçamentária

14 Nota de Dotação (ND) A ND será realizada para as Unidade Gestoras visualizadas pelo SIAFI. Após receber a Nota de Dotação, a Unidade de Gestora (UG) pode distribuir o orçamento recebido para as suas Unidades Gestoras subordinadas através da operação de Distribuição da Dotação, que por sua vez, poderá distribuir para os Centros de Custos subordinados através da operação de Alocação aos Centros de Custos.

15 Nota de Dotação A Nota de Dotação (ND) Orçamentária é a primeira etapa da distribuição orçamentária, é através desta operação, que a instituição recebe orçamento. A finalidade desta operação é alimentar o SIPAC com estes dados.

16 No SIPAC, se o crédito for retirado da uma UG do órgão e for destinado a outro órgão da  união é chamado de anulação de dotação, que é débito no saldo da unidade

17 Exemplo de mapeamentos SIAFI-SIPAC (ND):
Todas as Notas de Dotação e Crédito são lançadas no SIAFI associadas a um evento, o SIPAC possui suas próprias operações orçamentárias que são similares as do SIAFI.

18

19

20

21 Distribuição da Dotação
A Dotação do Orçamento é feita nas Gestoras principais responsáveis pela Dotação Orçamentária e em seguida, é feita uma Distribuição de Dotação para as gestoras vinculadas.

22 Anulação de Distribuição de Dotação

23 Provisão Orçamentária
A operação de provisão orçamentária é o processo de transferência orçamentária entre células de unidades gestoras que não estão ligadas a dotação do orçamento. = Repasse orçamentário

24 Remanejamento na Gestora Transferência de orçamento entre células orçamentárias de uma mesma gestora.

25 Alocação para Centro de Custo Transferência de orçamento da gestora para um centro e custo. Perfil: Executor de Orçamento Global ou Local

26 Bloqueio de recurso O bloqueio é uma reserva de orçamento de uma célula orçamentária para uso futuro. Esta operação serve como garantia que aquele orçamento bloqueado não será usado enquanto não for desbloqueado.

27 Portal Admin.

28 Requisições

29 Utilização do orçamento

30 Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.
INTEGRAÇÃO SIAFI

31 Integrações com Sistemas de Governo
O processo de extração de dados do SIAFI para o SIPAC se dá através do Sistema de Transferência de Arquivos (STA), onde são realizados os downloads dos arquivos de importação, para serem processados (lidos) no SIPAC. •Os arquivos resultantes da extração serão enviados por ; •Os arquivos também poderão ser baixados através do menu downloads na opção de extração.

32 Integrações com Sistemas de Governo
Poderão ser importados dois tipos de dados, os documentos orçamentários, que estão diretamente envolvidos com as movimentações orçamentárias, e os dados auxiliares, que são utilizados pelos documentos orçamentários.

33 Importação de Dados • Manual: Nesta estratégia o usuário importa o arquivo utilizando o extrator. Será necessário um usuário durante todas as etapas do processo de importação. •Automática: Haverá um timer responsável pela importação que será executado, não havendo necessidade de um usuário.

34 Importação de Dados As formas poderão ser compostas de 3 etapas: 1 - Extração dos Dados do SIAFI; 2 - Leitura dos Dados para o Esquema Intermediário (SIPAC – SIAFI); 3 - Consolidação dos Dados do Esquema Intermediário para o Módulo Orçamentário

35 Importação de Dados A Integração entre SIPAC e o SIAFI é realizada de acordo com as estratégias que deverão ser configuradas. Na forma manual, para os documento orçamentários, DARF, DAR, GPS, Nota de Dotação, Nota de Empenho, Nota de Crédito, NS e OB, realiza somente as etapas 1 e 2. Na forma automática são realizadas as etapas 1, 2 e 3.

36 Importação de Dados Os dados dos arquivos de extração das tabelas auxiliares são lidos e armazenados diretamente na base de dados do SIPAC. Para ter acesso a leitura de arquivos é necessário o papel de INTEGRADOR_SIAFI_GESTORA ou INTEGRADOR_SIAFI_GLOBAL

37 Importação de Dados Os dados dos arquivos de extração relacionados aos documentos orçamentários, são lidos e armazenados em uma base intermediária. Para ter acesso a leitura de arquivos é necessário o papel de INTEGRADOR_SIAFI ou INTEGRADOR_SIAFI_GLOBAL

38 Integrações com o Governo Processo manual

39 Integrações com o Governo Processo manual

40 Integrações com o Governo Processo manual
Tabelas Auxiliares Os dados dos arquivos de extração das tabelas auxiliares são lidos e armazenados diretamente na base de dados do SIPAC.

41 Integrações com o Governo Online
A Integração Online possibilita comunicação em tempo real com os sistemas estruturantes do governo mantidos pelo SERPRO. É adequada para situações em que se deseja importar uma informação de forma imediata (em tempo real), por exemplo: um empenho foi cadastrado no SIAFI a 30 segundos já se deseja importar.

42 Integrações com o Governo Online
Informações que atualmente podem ser importadas em tempo real do SIAFI: Nota de Empenho Credor Plano Interno Programa de Trabalho Resumido Programa de Trabalho

43 Integrações com o Governo Online

44 Extração de dados As unidades que são gestoras devem ser configuradas no SIPAC com o código da unidade gestora e o código de gestão correspondentes. Essas informações serão utilizadas para identificar a unidade no SIPAC no momento da importação. Essa configuração poderá ser realizada no SIGAdmin (SIGAdmin → Portal Admin → Gestão → Unidades Administrativas/Acadêmicas → Listar/Alterar Unidades), realizando a consulta da unidade desejada e preenchendo os campos “Código Unidade Gestora – SIAFI” e “Código da Gestão – SIAFI”.

45 Extração de dados  Os arquivos resultantes da extração serão enviados para o configurado na extração ou poderão ser baixados através do menu “Download”, opção “Extrações”. Os arquivos listados nessa tela ficarão disponíveis para download por 4 dias úteis e se referem a extrações configuradas com destino: o arquivo gerado será enviado para e poderá ter tamanho de até 1 Mb. Além de enviado o , a extração estará disponível para download. Portal on-line: o arquivo será gerado de imediato, e disponibilizado na área de download. Seu tamanho será limitado a 5Mb. Só é possível incluir extrações desse tipo em horários específicos. Portal Batch: o arquivo será gerado à noite , e disponibilizado na área de download. Seu tamanho será limitado a 100Mb.  Exemplos de arquivos: 153107_NE_ ref.gz (arquivo de layout) 153107_NE_ txt.gz (arquivo de dados)  Os arquivos resultantes da extração deverão ser salvos e descompactados em alguma pasta do computador do usuário. Por exemplo, “Meus Documentos”.

46 Consolidação de Dados  Caso a estratégia de importação esteja configurada como automática, será realizado uma tentativa de consolidação dos dados, que foram importados para a base intermediária, para a base do módulo orçamentário do SIPAC. Caso ocorra algum erro de negócio, será gravada uma pendência e os dados que houveram erros continuarão na base intermediária e poderão ser listados nos links de consolidação. Os links para a consolidação dos dados podem ser encontrados na aba “Integração SIAFI” do módulo orçamentário do SIPAC. É importante lembrar para acessar a aba, o usuário deve ter o papel INTEGRADOR_ SIAFI.

47 Na tela de importação de documentos orçamentários, será apresentada uma lista com os documentos armazenados na base de dados intermediária (SIAFI), mas que ainda não foram importados para a base do módulo de orçamento do SIPAC. Ao selecionar um ou mais documentos e clicar em “Importar”, a aplicação chama o processador para realizar a importação de cada documento selecionado. Esse procedimento segue as mesmas regras de validação como se o usuário estivesse efetuando o registro utilizando as telas do SIPAC. Ao final da importação, um comprovante é apresentado com a lista de documentos importados com sucesso e a lista de erros encontrados. Também é possível criar e salvar um arquivo de crítica contendo o resumo da importação.

48 Processo para Extração e Processamento de Dados do SIAFI
Acessar o STA (Sistema de Transferência de Arquivos  Informar 'Login (CPF)', 'Senha', 'Digite o código acima' e 'Transação' (Extrator). Informar o 'Nome da Extração' (por exemplo, LISTCREDOR) e clicar em 'Incluir'. Selecionar em 'Tipo de Arquivo' o item 'Documento', clicar no botão referente ao 'Nome do Arquivo' e selecionar o '61 - Lista de Credores - LC' (e clicar em selecionar), selecionar a 'Periodicidade' como 'Única', 'Forma de Extração' como 'Período Especificado na Abrangência' e 'Destino' como 'Portal On-line'. Clicar em 'Avançar'.

49 Clicar no botão referente ao campo 'UG' e manda buscar pelo texto 'Rio Grande do Sul' e clicar no botão pesquisar. Selecionar o instituto e clicar em 'Selecionar'. Informar o 'Período' que se deseja recuperar os dados e clicar em 'Avançar'. Clicar em 'Confirmar'. Clicar no link superior 'Download'/'Extrações' e clicar no link referente ao arquivo de dados e de layout que se deseja.

50 Com os arquivos extraídos do SIAFI, partiremos para a leitura do arquivo de layout, para sabermos quais campos vieram no arquivo de dados, qual seu tamanho e tipo. Depois de lido o arquivo de layout é feito o processamento do arquivo de dados referente ao layout lido. Estes dados são processados e armazenados no esquema SIAFI do banco de dados Administrativo para posterior consulta.

51 Material apoio: https://docs. info. ufrn. br/doku. php
Material apoio: **Solicitar senha a equipe de TI da Instituição. Contato:


Carregar ppt "SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google