A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:"— Transcrição da apresentação:

1 Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
Rasgar papel; Derreter gelo (qualquer mudança de estado físico); Passagem de corrente elétrica por um fio de cobre; Pulverização de uma rocha; MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS (Ex.: filtração, decantação, destilação, etc.)

2 Fenômeno Químico ou Reação Química:
Altera estrutura íntima da matéria. Exemplos: prego que enferruja; leite que se azeda; dissolução do “sonrisal” em água; cozer do ovo; a floresta que se queima, etc.

3

4 Fenômeno Nuclear: São aqueles que ocorrem com modificação do núcleo do átomo. Exemplo: 92U n Ba Kr n1 + ENERGIA (Bomba Atômica de Hiroshima – Little Boy – 06/08/45)

5

6

7 Métodos de Separação ou Fracionamento de Misturas:
Conjunto de processos FÍSICOS que visam separar os componentes de uma mistura sem alterá-los.

8 Esquema geral simplificado:

9 E.T.A = estação de tratamento de água

10 Fases do tratamento da água

11 MISTURAS HETEROGÊNEAS

12 Mistura Heterogênea - Filtração
Filtração: A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa.

13

14 Mistura Heterogênea - Filtração
Filtração à vácuo: A filtração pode ser acelerada pela rarefação do ar, abaixo do filtro. Nas filtrações sob pressão reduzida, usa-se funil com fundo de porcelana porosa (funil de Büchner)

15

16 Mistura Heterogênea - Decantação
Decantação: Deixa-se a mistura em repouso até que o componente sólido tenha-se depositado completamente (sedimentação). Remove-se em seguida, o líquido, entornando-se cuidadosamente o frasco, ou com auxílio de um sifão (sifonação).

17

18 Mistura Heterogênea - Decantação
Para acelerar a sedimentação do sólido, pode-se recorrer à centrifugação, como ocorre de rotina na realização de exames de sangue, e separação dos componentes do leite.

19

20 Mistura Heterogênea - Decantação
A decantação é muito utilizada para separar líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam. Para isso, coloca-se a mistura a ser separada em um funil de separação (ou funil de decantação ou funil de bromo). Quando a superfície de separação das camadas líquidas estiver bem nítida, abre-se a torneira e deixa-se escoar o líquido da camada inferior (maior densidade), conforme o desenho:

21

22 Mistura Heterogênea – Dissolução Fracionada
Dissolução Fracionada ou Extração: Trata-se a mistura com um líquido que dissolva apenas um dos componentes. Posteriormente, por filtração, separa-se o componente não-dissolvido; por evaporação (ou destilação) da solução, separa-se o componente dissolvido no líquido. Veja o exemplo a seguir:

23

24 Mistura Heterogênea – Sublimação
Sublimação: Só pode ser aplicada quando uma das fases sublima com facilidade. É empregada na purificação do iodo e do naftaleno.

25

26 Mistura Heterogênea – Flotação
Flotação: Trata-se a mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido empregado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado de sedimentação fracionada. Veja o exemplo:

27

28 Mistura Heterogênea – Separação Magnética (Imantação)
Separação magnética: Só pode ser usada quando um dos componentes é atraído por um imã. Veja:

29

30 Mistura Heterogênea – Catação
Catação: método artesanal de separação de sólidos. Exemplo: através da catação, se separa os feijões bons dos ruins, antes de cozinhá-los.

31 MISTURAS HOMOGÊNEAS

32 Mistura Homogênea – Evaporação (Cristalização)
Evaporação ou Cristalização: consiste na evaporação do solvente e consequente cristalização dos sais outrora diluídos. Exemplos: salinas.

33

34 Mistura Homogênea – Destilação Simples
Destilação simples: para a separação dos componentes das misturas homogêneas sólido-líquido, recorre-se comumente a destilação simples. O princípio do processo consiste em aquecer a mistura até a ebulição; com isso o componente líquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir é resfriado, condensando-se, e o líquido é recolhido em outro recipiente. Veja:

35

36 Qual a diferença entre evaporação e destilação simples??

37 Mistura Homogênea – Destilação Fracionada
Destilação fracionada: para a separação dos componentes das misturas homogêneas líquido-líquido, recorre-se comumente à destilação fracionada. Aquecendo-se a mistura em um balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição e podem ser separados. O petróleo é separado em suas frações por destilação fracionada. Veja:

38

39 Mistura Homogênea – Destilação Fracionada
Uma mistura de álcool, acetona e água (por exemplo), também pode ser separada por destilação fracionada. O que diferencia a aparelhagem da destilação simples é a adição da coluna de fracionamento.

40

41 Alguns itens de uma aparelhagem laboratorial que visam separar misturas:

42


Carregar ppt "Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google