A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSO MGRATÓRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSO MGRATÓRIO."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO MGRATÓRIO

2 Migrações Internacionais

3 O que é????? Movimento migratório ou migração é o deslocamento da população de um lugar para outro podendo ser definitivos ou temporários

4 Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividade vulcânica intensa, entre outros. Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos

5 Migrações externas A migração externa, também denominada migração internacional, ocorre quando a população se desloca entre países. Há dois tipos de migração externa: - Emigração: refere-se ao movimento de saída das pessoas de seu país de origem. Essas pessoas são emigrantes no seu país de origem. - Imigração: corresponde ao movimento de entrada das pessoas estrangeiras em um país. Elas são imigrantes nesse país.

6 Migrações internas A migração interna ocorre quando a população se desloca no interior de um país. Êxodo rural Transumância Pendular

7 Números sobre a imigração internacional
Anamorfose sobre imigração

8 Números sobre a imigração internacional

9 Ciclos migratórios internacionais
1º ciclo - Século XV ao XVII - Descobrimentos 2º ciclo - Século XVII ao XIX – Movimento dos escravos 3º ciclo – Século XIX e início do século XX - 70 milhões de europeus emigraram para América, Austrália e África. 4º ciclo –Século XX década de 30 - Diminuição devido às guerras e crises econômicas.

10 Ciclos migratórios internacionais
5º ciclo – Século XX década de 50 - Retomada modesta das migrações para a Europa e Estados Unidos no período pós-guerra. 6º ciclo – Século XX década de 70 - Interrupção no crescimento das migrações devido à sucessivas crises econômicas (crise do petróleo, desemprego, fechamento de indústrias). 7º ciclo – Século XX década de 90 - Movimentos migratórios retomados (fim da URSS, retomada do crescimento econômico)

11 Ciclos migratórios internacionais
8º ciclo – Século XXI - Aumento das migrações X maior controle das fronteiras. - Estão sendo feitas políticas públicas que dificultam a entrada e permanência do imigrante de forma ilegal no país receptor.

12 Consequências das migrações internacionais
NAS ÁREAS DE EXPULSÃO POPULACIONAL: Diminuição da população; Diminuição da taxa de natalidade devido à escassez de população jovem e adultos; Envelhecimento da população; Diminuição da população ativa; Entrada de divisas (moeda estrangeira) enviadas pelos emigrantes;

13 Consequências das migrações internacionais
NAS ÁREAS DE ATRAÇÃO POPULACIONAL: Aumento da população devido à entrada de imigrantes; Aumento da taxa de natalidade conseqüência do elevado número de jovens e adultos; Rejuvenescimento da população; Aumento da população ativa; Possível aparecimento de bairros degradados; Dificuldades de aceitação de novas culturas, línguas e costumes; XENOFOBIA

14 XENOFOBIA Xenofobia é o medo (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo). Pode também ser definida por distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao que é desconhecido. Xenofobia é comumente associado a aversão a outras raças e culturas

15 XENOFOBIA Existem dois tipos de xenofóbicos:
- os mais extremados, que pregam que todos que possuem cultura e/ou etnia diferentes devem ser exterminados; - os xenofóbicos moderados, que pregam que povos com culturas diferentes, não devem imigrar para as terras de seu povo, visando preservar a cultura e garantir que aquilo que seu povo construiu

16 Xenofobia em Portugal

17 Xenofobia na europa

18 Xenofobia Este sentimento não ocorre somente em Portugal.
França, Suíça, Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra são países onde este sentimento está presente com muita força. São os países mais desenvolvidos da Europa, atraindo imigrantes principalmente do norte da África, Oriente Médio e sudeste asiático.

19 Xenofobia Os europeus reclamam da grande presença destes imigrantes em seus países, alegando que os mesmos causam prejuízos à economia local e provocam o desemprego. Todo este temor dos europeus é agravado pela persistente crise econômica mundial, que assola os países europeus, principalmente os menos desenvolvidos. A xenofobia chegou à política, ocorrendo o fortalecimento de partidos políticos de extrema direita que são publicamente contra a presença dos imigrantes em seus territórios.

20 Refugiados Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo.

21 ACNUR O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, é um órgão das Nações Unidas. Criado por uma Resolução das Nações Unidas em 14 de Dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo.

22 Principal acordo para abrigar refugiados
CONVENÇÃO DE GENEBRA Os países que fazem parte da Convenção de Genebra são: Austrália, Benim, Burkina Faso, Canadá, Chile Dinamarca, Finlândia, Islândia, Irlanda, Brasil, Países Baixos, Noruega, Nova Zelândia, Suécia, Suíça, Estados Unidos. Cada país tem sua cota de reassentamento anual e critério de seleção próprio.

23 Números sobre refugiados
Em 2016, o numero de refugiados e deslocados no mundo bateu o numero recorde de 37, 4 milhões de pessoas segundo dados da ONU. Colômbia, Afeganistão, Somália, Síria, Sudão e Iraque são os principais países de origem dos refugiados ao redor do mundo. Os países que mais recebem estes refugiados são: Turquia (2 milhões), Irã (1 milhão e 300 mil), Paquistão (1 milhão e 200 mil), e Alemanha (980 mil).

24 CRISE DOS REFUGIADOS NA EUROPA - 2016

25 II Guerra Mundial - 40 milhões de deslocados na Europa

26 2014/2015 – 10 milhões de refugiados e migrantes chegam à Europa via Mediterrâneo

27 CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS DTOS HUMANOS
ARTIGO Nº 4 Todo individuo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal; ARTIGO Nº 14 Toda a pessoa sujeita a perseguição tem direito a procurar e de beneficiar de asilo em outros países.

28 CRISE DOS REFUGIADOS NA EUROPA
Invasão? Terroristas “infiltrados”? Ameaça islâmica? Retirar apoios aos “nossos”?

29

30

31 Motivos Violação dos direitos humanos
Governos ditatoriais ou democracias pouco consolidadas Guerras internas Perseguições politicais e torturas Extermínio étnico Discriminação religiosa ou cultural Problemas ambientais, desertificação, desmatamento, erosão do solo Desastres químicos ou nucleares.

32 Rotas para entrar na EUROPA

33

34

35 Brasileiros refugiados

36


Carregar ppt "PROCESSO MGRATÓRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google