A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Recursos alimentares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Recursos alimentares."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Recursos alimentares

2 Noção dos recursos Os recursos naturais são o conjunto de bens que podem ser utilizados pelo homem para satisfazer as suas necessidades.

3 Recursos renováveis e não renováveis
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grupos: renováveis e e não renováveis. Recurso renovável: são os recursos que a natureza repõe continuamente. Recurso não renovável: são os recursos que se esgotam porque a natureza não os repõe.

4 Recursos alimentares A alimentação é a fonte de energia dos seres humanos e, por isso, o homem tem vindo a lutar para ter ao seu dispor os alimentos necessários a sua sobrevivência.

5 A agricultura Para obter alimentos, o homem caça, pesca e cultiva a terra, de onde extrai legumes, vegetais, frutas… Apenas 22% das terras no planeta são férteis, mas cerca de metade destas está coberta por florestas ou situa-se a grandes altitudes.

6 Factores que condicionam a actividade agrícola
A produção agrícola no nosso planeta é muito irregular e é condicionada por factores físicos e humanos: Factores físicos: o clima; o relevo e os solos. Factores humanos: sociais; os culturais e os económicos. Tais como: desenvolvimento tecnológico, mercados e conflitos.

7 Factores físicos O clima é um factor muito importante no desenvolvimento da agricultura, porque há plantas que necessitam de mais ou menos calor e de mais ou menos água. Os climas temperados são os mais propícios à agricultura.

8 O relevo O relevo condiciona a actividade agrícola, uma vez que os terrenos montanhosos são difíceis de cultivar e os solos são pobres devido a erosão. Os solos se foram muito húmidos ou muito secos também não são bons para a agricultura. O homem foi desenvolvendo técnicas como as estufas e os socalcos para melhorar a produtividade atenuando as condições ambientais adversas.

9 Factores humanos Tecnologia: A agricultura depende da tecnologia disponível, ou seja, das máquinas que se podem usar para ao trabalhos. Se o trabalho for em grande parte feito por máquinas, obtém-se uma maior produtividade; por outro lado, os produtos químicos tornam o solo mais fértil e aumentam o rendimento.

10 Produtividade agrícola
Produtividade agrícola é a Relação entre a produção e o número de trabalhadores. PA = Produção: Mão de obra = Kg / agricultor

11 Rendimento agrícola Rendimento agrícola é a Relação entre a produção e a superfície cultivada. RA = Produção: Superfície = Kg / ha

12 Desenvolvimento económico
Factores humanos Desenvolvimento económico Nos países em desenvolvimento com menores recursos, a agricultura é tradicional, com baixo investimento no sector, as técnicas utilizadas são rudimentares. As condições naturais são determinantes mas limitam as opções, por vezes a limitação é ainda maior quando existem conflitos humanos. Nos países desenvolvidos, em regiões com maior poder económico, investe-se mais na actividade agrícola, a tecnologia moderna permite contornar obstáculos criados pelo meio natural e /ou potencializar as possibilidades oferecidas pela Natureza e também a estabilidade política e a diversificação dos mercados são propícios ao aperfeiçoamento das técnicas agrícolas .

13 Estabilidade politica e social
É muito importante, pois numa região onde existem guerras ou outros conflitos a actividade agrícola diminui e as populações tem tendência a fugir, abandonando os campos e as culturas.

14 Angola

15 Tipos de agricultura A actividade agrícola tem sofrido evoluções significativas, principalmente a nível tecnológico. Mas ainda coexistem ate hoje dois tipos de agricultura: a tradicional e a moderna.

16 Tipos de agricultura Agricultura tradicional: tipo de agricultura cujo objectivo é a subsistência da família; faz-se com técnicas rudimentares e em regime de policultura. Agricultura moderna: tipo de agricultura cujo objectivo é abastecer o mercado; faz-se com máquinas e em regime de monocultura,

17 Distribuição da agricultura moderna e tradicional no mundo

18 contrastres entre a agricultura moderna e a tradicional

19 Noções Monocultura: cultivo predominante de uma só cultura.
Policultura: cultivo de várias espécies agrícolas (associação de culturas). Sistema extensivo: o terreno apenas está ocupado uma parte do ano, rotação de culturas-evita o esgotamento do solo. Sistema intensivo: o terreno está ocupado permanentemente por culturas agrícolas. Minifúndio: propriedade agrícola de pequenas dimensões. Latifúndio: propriedade agrícola de grandes dimensões.

20 Relação com o nível de desenvolvimento
A agricultura tradicional pratica-se essencialmente nos países em desenvolvimento, enquanto a agricultura moderna é praticada em países desenvolvidos, em alguns lugares coexistem as duas: por ex. em algumas regiões da Europa

21 O impacte económico e social da actividade agrícola
Nos países desenvolvidos a mecanização permite elevada produtividade e rendimento, originando excedentes. A agricultura moderna dispensa o trabalho manual, provocando o desemprego.

22 O impacte económico e social da actividade agrícola
Nos países em desenvolvimento a agricultura tradicional com baixo rendimento e produtividade não permite a subsistência dos agricultores e família e por isso abandonam os campos para viverem na cidade.

23 O impacte ambiental da actividade agrícola
A pressão originada pela necessidade de produzir muito e a baixo preço leva os agricultores a utilizarem adubos e tecnologias sem terem em conta as consequências para o ambiente. Os produtos químicos poluem os solos, as aguas superficiais e subterrâneas. A mecanização excessiva e a monocultura intensiva provocam o esgotamento dos solos, tornando-os menos produtivos

24 Agricultura moderna A agricultura moderna usa produtos químicos que poluem o solo, as águas superficiais e subterrâneas. A mecanização em si é um processo positivo, mas, quando excessiva ou inadequada, pode acarretar consequências negativas para o meio, como a compactação dos solos e a erosão. Quanto à monocultura, representa um empobrecimento da paisagem, está na origem do esgotamento dos solos e, ao favorecer variedades de espécies de alto rendimento, contribui para o empobrecimento do património genético. Ruralidades, Agosto de 2000 ( adaptado)

25 Agricultura biológica
Face aos problemas existentes de uma agricultura moderna e intensiva, em que muitas vezes a quantidade se sobrepõe á qualidade, surgiu a agricultura biológica. A agricultura biológica baseia-se em processos naturais e ecológicos.

26 Os alimentos transgénicos
Actualmente, grande parte dos produtos sofreu alterações genéticas. Os cientistas conseguiram isolar genes de um determinado ser vivo e transpô-lo para outro: é a troca de genes entre espécies diferentes, designados por OGM.

27 A politica agrícola comum - PAC
A PAC começou por promover a produção agrícola para satisfazer as necessidades das populações. Mas os incentivos conduziram a excedentes de produção e tornou-se difícil o seu escoamento. Surge a nova PAC em 1993, tendo como objectivo acabar com os excedentes, assim como com os apoios á produção.

28 Agrupamento de escolas de Pedrógão Grande
Geografia 9º Ano


Carregar ppt "Geografia Recursos alimentares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google