A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

2 QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37
PEA do Brasil: 100 milhões de brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2012: Setor primário: 14,6% da população. Setor secundário: 22,7% da população. Setor terciário: 62,7% da população.

3 IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DO SETOR AGROPECUÁRIO P.38
Agropecuária é uma atividade econômica do setor primário que desenvolve a agricultura, pecuária e extrativismo. Produz alimentos e matérias-primas. Desafio de produzir alimentos para todos e possui menos pessoas jovens trabalhando. 40% da nossa produção é exportada. Esgotamento do solo e da água com a super produção.

4 MODERNIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO P. 39
Nosso território sofreu mudanças com a cana-de-açúcar, café, pecuária bovina e soja. A industrialização incentivada por Getúlio Vargas promoveu um êxodo rural. Essa industrialização promoveu a modernização do espaço rural brasileiro: fertilizantes, agrotóxicos, máquinas e insumos agrícolas. Técnicas de correção do solo, sementes transgênicas.

5 Revolução Verde de 1950: modernização da agricultura com fertilização do solo, uso de máquinas, pesquisas para tornar sementes mais resistentes a pragas e doenças. Essa Revolução alegava acabar a fome no mundo, porém a produção dos países subdesenvolvidos é destinada aos países desenvolvidos. Essa Revolução causou impactos ambientais e concentração de terras. As grandes empresas nacionais e multinacionais dominaram esse setor.

6 Agronegócio ou agrobusiness: é o desenvolvimento da agropecuária envolvendo toda uma cadeia produtiva com produtores rurais, indústrias (agrotóxicos e máquinas), comércio, transporte e distribuição. Setores beneficiados com o agronegócio: alimentício, têxtil, bicombustíveis, investimentos em estudo e pesquisa, mudança do perfil do agricultor.

7 Em alguns casos minifúndios possuem tecnologias modernas.
Em outros casos existem latifúndios com a produção destinada ao mercado interno. (feijão do norte do PR). Até 1960 existia baixos índices de produtividade em grandes áreas cultivadas. Com a modernização, a área plantada com grãos aumentou 41% e a produção subiu 223%. Investimentos em ciência e tecnologia.

8 AGRICULTURA FAMILIAR P. 43
Responsável pela diversidade da alimentação brasileira com frutas,legumes e verduras. Responsável por 38% da produção agropecuária do Brasil. Responsável por 70% dos alimentos dos brasileiros. Uso sustentável dos recursos naturais. Minimização dos danos ambientais. Emprega três vezes mais trabalhadores que a agricultura comercial. Preserva os costumes e tradições locais.

9 AGRICULTURA COMERCIAL P. 43
Representa 24% do PIB nacional. Líder agrícola da América Latina. Nossos destaques na exportação são a soja, café, derivados de cana-de-açúcar, laranja, carnes (bovina e frango). China e Estados Unidos são nossos principais compradores.

10 DESAFIOS DA AGROPECUÁRIA P. 45
Continuar crescendo com tecnologias para gerar alimentos, matéria-prima e energia. Crescer de forma sustentável interferindo minimamente nos ambientes naturais, solo, água e reduzindo o desmatamento. Promover a distribuição de terra justa, oferecer condições para o pequeno produtor. Garantir que o produtor rural tenha acesso a estudo, tecnologias e infraestrutura para que o mesmo possa competir e permanecer no campo.

11 AS ATIVIDADES DO CAMPO E A QUESTÃO AMBIENTAL P. 47
Contaminação do solo e recursos hídricos causados por agrotóxicos e fertilizantes, dejetos agrícolas e resíduos orgânicos. Redução da capacidade do solo pela erosão, contaminação, excesso de drenagem, peso das máquinas (compactação do solo), etc. Gases do efeito estufa (aquecimento global) pelo desmatamento, queimadas e processo digestivo do gado. Alteração dos ecossistemas e biodiversidade causada pelo desmatamento.

12 Redução da disponibilidade de água pela irrigação artificial.
Podemos destacar também o extrativismo (citamos como exemplo o pau-brasil). Muitas comunidades dependem do extrativismo. A colonização promoveu uma má distribuição de terras. Somos marcados por uma grande concentração fundiária. É preciso promover uma reforma agrária.


Carregar ppt "CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google