A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferentes paisagens e interesses na organização do campo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferentes paisagens e interesses na organização do campo"— Transcrição da apresentação:

1 Diferentes paisagens e interesses na organização do campo
Antonio De Azevedo Negrão/ Dreamstime.com Celso Diniz/ Dreamstime.com casadaphoto/ Shutterstock Trabalhador rural em plantação de figo. Açaí da Amazônia sendo transportado. Colheita mecanizada de milho em área rural.

2 O que é o campo? Espaço de uso da terra para algumas atividades, como:
agricultura pecuária extrativismo Compõe o setor primário da economia, e grande parte do PIB brasileiro. Celso Diniz/ Shutterstock Vista de paisagem rural no interior de São Paulo. Agne Alminaite/ Shutterstock stephen/ Shutterstock Soja e café, commodities agrícolas exportadas pelo Brasil.

3 As diferentes formas de utilização do campo no Brasil
Pastagens ocupam grande parte das propriedades de terra. o Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo. Lavouras produção voltada para mercado interno e externo; a área de plantação vem aumentando nos últimos anos com o cultivo de grãos. Matas e florestas extração de recursos naturais; políticas de preservação. Nivaldo Silva Júnior/ Dreamstime.com Phunmead/ Dreamstime.com Pastagem de gado em São José dos Ausentes, RS. Extração de látex da seringueira. Alessio Moiola/ Dreamstime.com No primeiro plano plantação de cana-de-açúcar e ao fundo plantação de coqueiros.

4 Tecnologia e uso de novas técnicas no campo
O avanço da ciência e o uso da tecnologia no campo permitiram ao Brasil aumentar sua produtividade e a diversificação de produtos agrícolas. Sementes beneficiadas e/ou transgênicas, uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura, maior controle do padrão de qualidade. Uso de máquinas no processo de cultivo de plantas – dinamização e controle da produção. Irrigação do solo – cultivo de plantas de outras origens. Cultivo em estufas – controle de interferências indesejáveis, como o clima. Sêmens selecionados – controle do padrão de qualidade do gado, carne e leite e diminuição do tempo de criação. Casadphoto/ Dreamstime.com Estufa para cultivo de eucaliptos. Roosewelt Pinheiro/Abr Colheitadeira despeja grãos de soja em caminhão, Rondonópolis, MT.

5 A presença da indústria no campo
Grandes empresas e multinacionais: Influenciam projetos agrícolas. Atuam nas diferentes etapas do processo produtivo: plantio; criação de gado; compra de matéria-prima do pequeno e médio produtor; industrialização da matéria-prima; distribuição dos produtos no mercado. Marcello Casal Jr/ABr Processo de refino de açúcar em indústria canavieira, Ribeirão Preto, São Paulo.

6 Exportação de commodities
O Brasil é dos maiores exportadores de produtos agrícolas, também chamados de commodities agrícolas. Durante a colonização, a formação do território brasileiro com atividades agrícolas voltadas para a metrópole estimulou essa característica. donvictorio/ Shutterstock Navio cargueiro atracado em Porto de Itajaí, SC, segundo maior porto do país, de onde saem muitas exportações de commodities.

7 O extrativismo É a exploração econômica direta de recursos da
Mauricio Jordan De Souza Coelho/ Dreamstime.com O extrativismo É a exploração econômica direta de recursos da natureza. Extrativismo vegetal: sementes, madeira, frutos, raízes, óleos. Extrativismo animal, como a pesca e a caça. Extrativismo mineral: ferro, bauxita, manganês, níquel, ouro, petróleo. Açaizeiro, palmeira presente na vegetação da região Norte do Brasil. Helderpc/ Dreamstime.com guentermanaus/ Shutterstock Mina de extração de minério de ferro localizada no entorno de Belo Horizonte, MG. Pesca com rede em rio, na região da Amazônia.

8 Distribuição de terras no Brasil
Período colonial: capitanias hereditárias; grandes propriedades e predomínio de monocultura para exportação. Pós-colonial: manutenção das grandes propriedades e da monocultura voltada para produtos de exportação. Atual: quase metade da área ocupada pelos estabelecimentos rurais é formada por grandes propriedades; significativa parcela de terras é ocupada por povos indígenas e por áreas destinadas à conservação ambiental. Publio Furbino/ Shutterstock Casa-grande em Bananal, SP. Cibele Queiroz

9 As relações de trabalho no campo
Até o século XIX: até 1888, utilizou-se da mão de obra escrava; e o colonato com imigrantes europeus e asiáticos. Outras relações de trabalho que vigoram até hoje: familiar; arrendamento; parceria; posseira; boia-fria. As péssimas condições de trabalho no campo estimulam muitos trabalhadores a ir para as periferias das cidades. Luciana Lima/ABr Agricultura familiar. Cultivo de alimentos orgânicos em Lapão, BA.

10 Os movimentos sociais no campo
Surgem para reivindicar do poder público brasileiro: reforma agrária; melhores condições de trabalho; diminuição de conflitos pela posse da terra; contenção do êxodo rural. Movimentos importantes: Movimento das Ligas Camponesas ( ); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1980). Normas importantes: Estatuto da Terra (1964); Lei n.º (1993). Marcello Casl Jr./ABr Manifestação de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na rodovia BR-020 em Brasília, DF. Famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Fazenda Gama Catetinho em Brasília, DF. Valter Campanato/ABr

11 As comunidades rurais de quilombolas
Surgem durante a escravidão para: conter maus-tratos; resistir à opressão. Como eram e como são: organização em comunidades; cultivam a terra coletivamente; mantém sua cultura e tradição. Luciana Lima/ABr Crianças brincam de capoeira em área no quilombo de  Lagoa do Gaudêncio, Lapão, BA. Wilson Dias/ABr Quilombo do Curiaú, Macapá, AP. Primeira comunidade ilombolas reconhecida no estado.

12 Professor, Encontre mais slides, aulas prontas, provas prontas, mapas para colorir, atlas, conteúdos e resumos, vídeos e planejamentos em:


Carregar ppt "Diferentes paisagens e interesses na organização do campo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google