A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação
“Conjunto de Recursos Humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequencia logica para o processamento dos dados e tradução em informações, para com seu produto permitir as empresas cumprir com seus objetivos principais.” Padoveze, 2010 “um sistema de informação é um tipo especializado de sistema”, podendo ser definido como “uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback” (Stair (1998 p. 11).

2 Sistemas de Informação
Classificam-se 1.Sistemas de Informações de apoio às Operações (auxiliam os departamentos e atividades a executarem suas funções operacionais (compras, estocagem, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidades, manutenção, planejamento e controle de produção, etc); 2.Sistemas de informações e Apoio à gestão (informações necessárias para a gestão econômico-financeira da empresa) “O sistema de informação contábil é um sistema de apoio à gestão juntamente com controladoria e finanças”

3 Sistemas de Informação Objetivos
Consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão do sistema da empresa; Unem e integram os subsistemas operacionais e de apoio através de recursos da tecnologia de informação; Sistemas integrados de gestão empresarial;

4 Sistemas de Informação Contábil
“Contabilidade: é objetivamente um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análise de natureza econômica financeira, física e de produtividade”. CVM, IBRACON

5 Sistemas de Informação Pressupostos Básicos
Informação contábil deve atender primariamente a dois pressupostos básicos para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: Sua necessidade como informação (apoio da alta administração); Planejamento e controle O Sistema de Informação Gerencial exige planejamento para a produção dos relatórios. É necessário o conhecimento doutrinário (normas) contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diversos usuários. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido. Conforme Oliveira, 1990 (Apud PADOVEZE, 2009), “se o Sistema de Informações Gerenciais (SIG) não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários” (p. 49).

6 Fundamentos do Sistema de Informação Contábil
Afirma Padoveze (2009), que existem três importantes pontos para que um Sistema de Informação tenha credibilidade dentro de uma organização, são eles: Operacionalidade, Integração e Custo da Informação (p. 50).

7 Sistemas de Informação
Operacionalidade Segundo Padoveze (2009), todos que lidam com as informações contábeis deverão ter ciência que estão trabalhando com dados reais, significativos, práticos e objetivos, gerados, armazenados e processados de maneira simples e eficiente. Os relatórios deverão ser de fácil entendimento e de grande utilidade para quem os utiliza. Neste contexto operacionalidade significa operação prática e objetiva dentro das operações.

8 Sistemas de Informação
Integração e Navegabilidade de Dados Segundo Padoveze (2009), quando as informações contábeis de todas as áreas da organização estão abrangidas por um único sistema de informação contábil, contudo, quando o lançamento de determinada operação tem a mesma classificação Contábil para todas as áreas, mesmo que utilizadas de forma à atenderem necessidades especificas, formam um sistema integrado, pois utilizam a mesma base, ou seja o mesmo banco de dados por onde navegam todas as informações.

9 Sistemas de Informação
Custo da Informação Para Oliveira, 1990 (Apud PADOVEZE, 2009): “... adequada relação custo x benefício. O SIG deve apresentar uma situação de custo abaixo dos benefícios que proporciona a empresa” (p.53). E segundo Padoveze, (2009), “O fundamento do custo de informação faz parte dos princípios básicos de contabilidade” (p.53). Nesse caso, cabe ao contador tornar o sistema contábil em gerencial.

10 Sistemas de Informação
O Enfoque Sistêmico Nesse diapasão, ou seja, nessa mesma linha de pensamento, pode-se considerar os Sistemas de Informações como sistemas abertos, que dependem do ambiente e da interação com este para sobreviverem e podem ter sua performance analisada segundo critérios de eficiência e eficácia. Além disso, os mesmos possuem os três componentes básicos de um sistema, tais como: 1) recebem dados como entrada; 2) processam: e 3) fornecem informações como saídas. Destarte, nota-se a importância de analisar o funcionamento dos sistemas para posteriormente estudar os Sistemas de Informações. Afirma Oliveira (2000), “um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema” (p.149). Assim, conclui-se que as partes que compõe um sistema não são partes isoladas, mas ligadas entre si de forma a se complementarem.

11 Sistemas de Informação
Cada relatório deve ser meticulosamente planejado, em seus mínimos detalhes. Estéticas inadequadas poderão prejudicar sensivelmente um ótimo conteúdo. O conteúdo deverá estar à altura da compreensão do usuário a que se destina o relatório. Ele é o cliente da informação contábil.

12 SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Análise de Balanço Análise de fluxo de Caixa Gestão de Imposto Sistema de Valorização de Inventários Controle Patrimonial Contabilidade Societária e Fiscal Consolidação de Balanços Correção Monetária Integral Contabilidade em Outra Moedas Acompanhamento do Negócio (dados físicos/concorrente etc.) Sistema Orçamentário Sistemas de Custos Preço de Venda Análise de Custos Contabilidade Por Responsabilidade Centros de Lucros Unidade de Negócios

13 SISTEMAS OPERACIONAIS INTEGRADOS Sistemas de Inventário e Produção
Sistemas de Entradas Compras Sistemas de Inventário e Produção Sistemas de Saídas Faturamento Recebimentos Processo Comercialização Escrituração Contábil Engenharia Escrituração Fiscal Sistemas de Execução Financeira Sistemas de Planejamento Financeiro Sistemas de Recursos Humanos Contas a Receber Financiamentos Folha de Pagamento Contas a Pagar Excedentes de Caixa


Carregar ppt "Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google