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ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães 1 1 1 1 1
O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. Prof.ª Kelly Magalhães 1 1 1 1 1
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Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto
OBJETIVOS Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios existentes Escolha do tipo de empresa Internacionalização da empresa 2 2 2
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DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO
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DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO
RIQUEZA CIRCULANDO OPORTUNIDADES 4 4 4
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OPORTUNIDADES = CRIAÇÃO DE VALOR 5 5 5
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De onde surgem as oportunidades?
Categorias principais das fontes de ideias: Criatividade do empreendedor e o Mercado 6 6 6
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Fontes de oportunidades de negócios
Novo negócio com base em novo conceito Novo negócio com base em conceito existente Necessidades de consumidores Aperfeiçoamento do negócio Exploração de hobbies Derivação da ocupação Observação de tendências 7 7 7
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Patenteá-lo ou registrá-lo de alguma forma
Licenças Se o empreendedor desenvolve um novo produto ou serviço, mas não tem os recursos financeiros para produzi-lo e distribuí-lo, ou não tem interesse em criar ou aumentar uma empresa, mas deseja explorar a ideia, uma boa saída são as licenças; em troca de comissão sobre as vendas ou pagamento predefinido. Patenteá-lo ou registrá-lo de alguma forma 8 8 8
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Fatores críticos para o sucesso de novos produtos
Pesquisa adequada de marketing Atendimento de uma necessidade Grande vantagem do produto Qualidade e preço adequado no lançamento Escolha dos canais corretos de distribuição 9 9 9
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AVALIAÇÃO DE IDEIAS DE PRODUTOS
Nenhuma delas é garantia de sucesso, riqueza e muito menos perenidade. Estratégia! Não apenas a criatividade e inovação Muitos aspectos a considerar e planejar – Avaliação da viabilidade e dos riscos 10 10 10
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Critérios para avaliar produtos e negócios
Nenhuma delas é garantia de sucesso, riqueza e muito menos perenidade. Estratégia! Não apenas a criatividade e inovação Muitos aspectos a considerar e planejar – Avaliação da viabilidade e dos riscos 11 11 11
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Alguns aspectos devem ser incluídos na avaliação de uma oportunidade:
Critérios para avaliar produtos e negócios Alguns aspectos devem ser incluídos na avaliação de uma oportunidade: 12 12 12
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Viabilidade de mercado
Critérios para avaliar produtos e negócios Viabilidade de mercado O produto tem compradores potenciais? Com que frequência o produto seria comprado? Quem compraria? Quantos comprariam? Onde estão os compradores? Qual preço aceitariam? Há sazonalidade? 13 13 13
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2) Concorrência Critérios para avaliar produtos e negócios
Quem são os concorrentes? Quantos são? Onde estão? Quais são as suas vantagens competitivas? Qual é o alcance e a eficácia de seus canais de distribuição? Há barreiras para novos ingressantes? Quais são os fornecedores concorrentes? 14 14 14
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3) Viabilidade de produção
Critérios para avaliar produtos e negócios 3) Viabilidade de produção Existem componentes e matérias-primas para fazer o produto ou tipo de negócio? Existem máquinas, equipamentos e instalações? Existe a mão de obra? Qual a necessidade de desenvolvimento e de experimentação? Qual o investimento necessário? 15 15 15
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4) Controle governamental
Critérios para avaliar produtos e negócios 4) Controle governamental Há controles governamentais sobre o produto ou tipo de negócio? Há necessidade de licenciamento ou aprovação? Qual o investimento necessário para atender a legislação? 16 16 16
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5) Investimento inicial e retorno
Critérios para avaliar produtos e negócios 5) Investimento inicial e retorno Qual o investimento necessário? Qual o período de retorno desse investimento? 17 17 17
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AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE
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Analisar as vantagens e desvantagens deste tipo de operação.
AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE Analisar as vantagens e desvantagens deste tipo de operação. 19 19 19
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AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE
PRÓS 20 20 20
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AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE
CONTRAS 21 21 21
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Histórico da empresa e perspectivas
AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO Histórico da empresa e perspectivas Patrimônio e operações em andamento Preço da compra 22 22 22
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TIPOS DE EMPRESA 23 23 23
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Escritório doméstico (home office) Cooperativas
AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO Empresa tradicional Empresa familiar Franquia Escritório doméstico (home office) Cooperativas 24 24 24
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VÍDEO Pipoqueiro 25 25 25
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