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GESTÃO DE LOGÍSTICA TRANSPORTES.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE LOGÍSTICA TRANSPORTES."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE LOGÍSTICA TRANSPORTES

2 TRANSPORTES Transporte é o principal responsável pela movimentação de um fluxo material, de forma eficaz e eficiente, desde um ponto fornecedor até um ponto consumidor. É o responsável pela grande parcela dos custos logísticos dentro da maioria das empresas; Possui participação significativa no PIB em nações com relativo grau de desenvolvimento;

3 Ao MENOR CUSTO possível
TRANSPORTES É o lado mais visível do processo logístico concretiza a entrega das mercadorias; Brasil Gera mais de 3,5 milhões de empregos no país. Contribui com aproximadamente 7% do PIB nacional; A função do sistema de transporte está ligada basicamente à dimensões de tempo e utilidade de lugar : - Produto Certo Na quantidade certa - Na hora Certa No lugar certo Ao MENOR CUSTO possível

4 TRANSPORTE - MODAIS Cinco modais básicos de transporte manipulam a maioria das movimentações de carga: Ferroviário Aquaviário Aéreo Rodoviário Dutoviário

5 TRANSPORTE - MODAIS O modal deve ser escolhido pelo tipo de carga transportada e pela vantagem inerente ao modo; (custo, confiabilidade, adequação, tempo de trânsito,perdas e danos) Iniciativas para tentar reduzir os gastos: Intermodalidade Multimodalidade Operadores Logísticos

6 TRANSPORTE - MODAIS CONCEITO INCOTERMS – norma internacional
CIF: (cost, insurance and freight) Custo, seguro e frete, e indica que o vendedor é o responsável pelas despesas de transporte. FOB: (free on board) refere-se a posto a bordo e indica que o vendedor não é o responsável pelas despesas.

7 TRANSPORTE - MODAIS A Intermodalidade e a Multimodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.

8 TRANSPORTE - MODAIS INTERMODALIDADE
Caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores.

9 TRANSPORTE - MODAIS INTERMODALIDADE Não há quebra da carga
O transporte da mercadoria se faz, no mínimo, por dois modais diferentes, desde o momento da carga até a descarga.

10 TRANSPORTE - MODAIS MULTIMODALIDADE
Ao contrário da intermodalidade existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo OTM (Operador de Transporte Multimodal), que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia.

11 MULTIMODALIDADE - REQUISITOS
Seja realizado, pelo menos, por dois modos de transporte; Exista um único responsável perante o dono da carga (OTM); Exista um único contrato de transporte entre o transportador e o dono da mercadoria Exista um conhecimento único (Multimodal Bill of Lading ), válido para todo o percurso; Sejam utilizadas cargas unitizadas indivisíveis; Sejam feitas inspeções fiscais apenas na origem e no destino.

12 TRANSPORTE - MODAIS OPERADOR LOGÍSTICO (Third-Party logistics) Utilização de empresas para realizar funções logísticas que anteriormente eram realizadas dentro da empresa

13 OPERADOR LOGÍSTICO As atividades logísticas requerem investimento.
Para mover e armazenar materiais e distribuir produtos é necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos e mão-de-obra São necessários também investimentos em T.I. No típico contrato logístico, o fornecedor do serviço integra várias atividades dentro da cadeia de abastecimento.

14 OPERADOR LOGÍSTICO Atividades oferecidas pelo operador Logístico:
Consolidação da carga de diversos locais; Gestão do transporte de materiais entre diversos armazéns; Desconsolidação ou reconsolidação de produtos no armazém central para entrega em remessas nas lojas; Gestão das cargas de transporte para as lojas.

15 OPERADOR LOGÍSTICO Terceirização dos serviços logísticos é um indicador da evolução da área no Brasil; Motivos da terceirização da logística: Eficiência operacional, gerenciamento de custos, serviços de entrega, busca por empresas com estruturas avançadas de Tecnologia da Informação e globalizadas. Tendências: Capacitação em TI, processos de gerenciamento de relacionamento com os clientes, globalização de tecnologia e de serviços integrados, soluções que criem valor para seus clientes.

16 OPERADOR LOGÍSTICO Empresas brasileiras Freqüência
Terceirização baseada nas atividades de transporte e desembaraço aduaneiro, típicas de provedores de serviços básicos. Freqüência Grande oferta de transporte rodoviário a baixos preços; Brasil segue a tendência visto que as atividades logísticas dito sofisticadas ( gestão de estoques, montagem de Kits, projetos logísticos);

17 OPERADOR LOGÍSTICO Principais critérios para terceirizar ou manter próprio: Qualidade do serviço ao cliente; Imagem; Competitividade; Redução dos custos logísticos; Dedicação ao negócio; Transferência de investimentos; Transferência de passivos trabalhistas; Substituição de custos fixos por variáveis; Novos canais de distribuição; Melhoria de controles; Absorção, experiência, etc.

18 TRANSPORTES Um sistema de transportes eficiente proporciona:
Aumento na competição do mercado: Encoraja concorrência direta Incentiva a concorrência indireta Economias de Escala Maior volume de produção; Escolha da localização industrial mais adequada; Preços reduzidos Transporte é um dos componentes de custo que compõe o custo agregado do produto.

19 TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

20 TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
Marítimo e Fluvial Transporte Internacional: O modal marítimo é utilizado em 90% do transporte internacional no Brasil Custo Fixo Médio: navios e equipamentos Custo Variável Baixo: capacidade para transportar grandes quantidades Mercadorias Transportadas: Produtos de Mineração, Commodities,Produtos Químicos, e de exportação em geral.

21 TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
VANTAGENS : Capacidade para cargas muito grandes a um custo variável baixo, alta flexibilidade ao tipo de carga. DESVANTAGENS: Velocidade Baixa, Necessidade de transporte suplementar, maior exigência de embalagens. MELHORIAS POSSÍVEIS: Associação a sistemas de armazenagem em terminal Melhor funcionamento sempre que inserido em plataformas multimodais

22 TRANSPORTE AÉREO

23 TRANSPORTE AÉREO Mercadorias Transportadas: de alto valor agregado, altamente perecíveis e entregas urgentes; Custo fixo médio : aeronaves, manuseio carga Custo Variável alto: mão-de-obra, combustível, manutenção VANTAGENS: velocidade,baixa necessidade de embalagem DESVANTAGENS: valor frete, menor capacidade de carga

24 TRANSPORTE AÉREO Vantagens:
É o mais rápido para transportar passageiros a médias e grandes distâncias Grande liberdade de movimentos É dos mais seguros e cômodos É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (fruta, flores, etc.)

25 TRANSPORTE AÉREO Desvantagens
Elevada poluição atmosférica, devido à emissão de dióxido de carbono Poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos Forte consumidor de espaço, devido à construção das infra-estruturas Elevado consumo de combustível Alto custo Algumas áreas estão congestionadas, devido à densidade do tráfego, gerando problemas de segurança Muita dependência das condições atmosféricas(nevoeiro, ventos fortes…) Reduzida capacidade de carga(em relação a transportes marítimo e ferroviário)

26 TRANSPORTE AÉREO Melhorias possíveis
-Melhor adaptação ao multimodal, transportando partes de veículos rodoviários -Sistemas informatizados mais sofisticados para a gestão das capacidades de transporte -Melhoria de cargas e descargas em terminais - Caso TAM

27 TRANSPORTE RODOVIÁRIO

28 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Mercadorias Transportadas: Indústria Produção Média e Leve, entre atacadistas e varejistas. Adequado para Curtas e médias distâncias Integração com outros Modais Custo Fixo Baixo Custo Variável Médio

29 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Vantagens Manuseamento mais simples (cargas menores) Grande competitividade em distâncias curtas/médias Elevado grau de adaptação Baixo investimento para o operador Rápido e eficaz Custos mais baixos de embalagem Grande cobertura geográfica Flexibilidade Transporte porta a porta.

30 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Desvantagens Aumento do preço com a distância Espaço limitado Sujeito às condições atmosféricas Sujeito ao trânsito Sujeito à regulamentação (circulação, horários) Capacidade de carga baixa Pouco competitivo para longas distâncias.

31 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Melhorias Possíveis Melhoria na adaptação a outros tipos de transporte (interface multimodal) Melhoria na automatização dos sistemas de cargas e descarga Implantação de sistemas de localização por coordenas geográficas - GPS Uso de sistemas de comunicação Uso de roteirizadores

32 TRANSPORTE FERROVIÁRIO

33 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Mercadorias Transportadas : Mercadorias de baixo valor agregado, produtos agrícolas, derivados de petróleo, minérios de ferro, produtos siderúrgicos. Custo Fixo Alto: equipamentos, terminais e vias férreas Custo Variável Baixo

34 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Vantagens Ideal para grandes quantidades de carga Baixo custo para grandes distâncias Bom para produtos de baixo valor e alta densidade Pouco afetado pelo tráfico e condições atmosféricas Boas relações com o meio ambiente

35 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Desvantagens Aumento do preço com a distância Espaço limitado Sujeito às condições atmosféricas Sujeito ao trânsito Sujeito à regulamentação (circulação, horários)

36 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Desvantagens Serviços e horários pouco flexíveis Pouco competitivo para distâncias curtas e cargas pequenas Grande dependência de outros transportes (principalmente o rodoviário) Pouco flexível pois só funciona de terminal em terminal Elevados custos de manuseio de carga

37 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Melhorias Possíveis Aumento da velocidade de trajeto e das cargas/descargas Comboios mais frequentes Melhoria de equipamento dos terminais Uso de sistemas de informação que permitam melhorar o controle das frotas ferroviárias e programação de rotas

38 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

39 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
Força da gravidade ou pressão mecânica para o transporte de granéis Gasodutos, Minerodutos e Oleodutos Operam 24 horas Custo Fixo Alto : mais alto de todos os modais, construção e necessidade de controle das estações Custo Variável Baixo : não necessitam de mão-de-obra intensiva, o custo operacional variável é extremamente baixo.

40 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
Vantagens Longa vida útil Pouca manutenção Baixa mão-de-obra Rápido Funciona pronto a pronto para líquidos ou gases(gás natural, químicos e outros)

41 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
Desvantagens Não se adapta a muitos tipos de produtos Investimento inicial elevado

42 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
Melhorias Possíveis Sistemas de construção por módulos e mais rápidos Sistemas de controle e observação de avarias Utilização de expediente diplomático (OMC) para resolução de problemas Caso Brasil x Bolívia

43 TRANSPORTES CONCEITO TKU é uma unidade física que mede esforço. Pode ser entendida como toneladas transportadas por quilômetro útil O cálculo é efetuado multiplicando-se a tonelagem transportada pela distância em quilômetros

44 MATRIZ DE TRANSPORTE BRASILEIRA

45 FERROVIAS - BRASIL X EUA

46 CUSTOS DE TRANSPORTE Representa 2/3 dos custos logísticos e 10% do Produto Nacional Bruto (PNB) Fatores que influenciam o Custo e o Preço do Transporte: Facilidade de manuseio do produto (carregar e descarregar) Facilidade de acomodação Risco da carga (inflamáveis, tóxicos) Sazonalidade (safras) Trânsito


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