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TRANSPORTES E TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E PROCESSOS

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Apresentação em tema: "TRANSPORTES E TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E PROCESSOS"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTES E TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E PROCESSOS

2 CLASSIFICAÇÃO EM ORDEM CRESCENTE DOS MODAIS
CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS FERROVIÁRIO RODOVIÁRIO AQUAVIÁRIO DUTOVIÁRIO AÉREO VELOCIDADE 3 2 4 5 1 DISPONIBILIDADE CONFIABILIDADE CAPACIDADE FREQÜÊNCIA RESULTADO TOTAL 14 10* 18 17 16 % PARTICIPAÇÃO NO TRANSPORTE DE CARGA BRASIL ANO 2000 (ton x km) 20,86 % 60,49 % 13,86 % 4,46 % 0,33 % % PARTICIPAÇÃO NO TRANSPORTE DE CARGA USA (1990) ( ton x km) 37,3 % 25,7 % 16,1 % 20,4 % 0,4 % PROF. PAULO ROBERTO LEITE

3 CARGAS TRANSPORTADAS FERROVIÁRIO RODOVIÁRIO AQUAVIÁRIO DUTOVIÁRIO
AÉREO PRODUTOS DE BAIXO VALOR E ALTO PESO PRODUTOS DE MÉDIO VALOR E PESO PRODUTOS DE ALTO PESO E BAIXO VALOR ALTOS VOLUMES PRODUTOS FLUIDOS PRODUTOS DE ALTO VALOR PRODUTOS DE BAIXO PESO PRODUTOS DE URGÊNCIA INDUSTRIA EXTRATIVAS PESADAS COMMODITIES AGRÍCOLAS PRODUÇÃO LEVES E MÉDIAS MOV. ENTRE ATACADISTAS E VAREJISTAS MINERAIS PRODUTOS QUIMICOS CIMENTO PROD. AGRICOLAS PETRÓLEO ÓLEOS PESADOS GÁS NATURAL PEQUENOS VOLUMES INFORMÁTICA FLORES PERECÍVEIS

4 TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
Pouco regulamentado Distorção no seus uso Fragmentado Rodovias: mal estado (12% pavimentadas) Frota velha Preços defasados Concessões / terceirização

5 TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO BRASIL
11 Concessões Densidade ferroviária ( km/km²)= Brasil 3,4 ; Alemanha= 130; USA = 21; Participação na matriz: pouco uso Velocidade baixa Privatização benéfica em 1996

6 TRANSPORTE MARÍTIMO NO BRASIL
93% DO COMÉRCIO EXTERIOR 50% REDUÇÃO DE CUSTOS PORTUÁRIOS DESDE 1993 PRODUTIVIDADE AUMENTOU EM 3 VEZES DESDE 1993 CUSTOS PORTUÁRIOS AINDA 20% MAIOR QUE MÉDIA MUNDIAL ; 3 VEZES MAIORES QUE CINGAPURA, AMSTERDAN E HONG KONG CUSTOS OPERACIONAIS : SANTOS = US$ 320 POR CONTEINER BUENOS AIRES = US$ 220 ROTERDÃ = US$ 100 PORTO DE SANTOS MOVIMENTA 40 CONTEINERES / h EM COMPARAÇÃO À 11 CONTEINERES / h EM 1997

7 CABOTAGEM NO BRASIL Navegação na costa do país
76% combustível/óleos minerais 11% na matriz de transporte (China=48%,Europa=37%) 1997 a 2009 – cresce 60% Frete 15% menor que rodo concorrência com transporte internacional Produtos manufaturados e MP

8 HIDROVIAS BRASILEIRAS
42.000km Navegáveis E km Utilizados Custos 20% a 30% menores x rodoviario Soja, minérios, outros agrícolas, cimento, etc. Principais hidrovias Madeira ; Tietê-Paraná ; São Francisco

9 SECRETARIA DOS TRANSPORTES HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ
PARÂMETROS DE COMPARAÇÃO ENTRE MODAIS DE TRANSPORTE CONSUMO DE ESPAÇO: Unidades Equivalentes de Capacidade de Carga MODAIS HIDRO FERRO RODO Capacidade de Carga 1 Comboio Duplo Tietê (4 chatas e empurrador) 6.000 t 2,9 Comboios Hopper (86 vagões de 70 t) 172 Carretas de 35 t Bi-trem Graneleiras Comprimento Total 150 m 1,7 km 3,5 km (26 km em movimento) Fonte: DH, TCL PROF. PAULO ROBERTO LEITE

10 SECRETARIA DOS TRANSPORTES HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ
PARÂMETROS DE COMPARAÇÃO ENTRE MODAIS DE TRANSPORTE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CARGA / POTÊNCIA (t / HP) EMISSÃO DE POLUENTES: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: (LITROS / TKU) PROF. PAULO ROBERTO LEITE Fonte: Ministério dos Transportes Fonte: DOT/Maritime Administration e TCL

11 REDE DE SERVIÇOS EXERCICIO DE TERCEIRIZAÇÃO: ELABORAR A REDE OPERACIONAL DE UM SERVIÇO À ESCOLHA DO GRUPO PARA APRESENTAÇÃO NA PROXIMA AULA SERVIÇO DE LIMPEZA SERVIÇO DE RESTAURANTE SERVIÇO DE SEGURANÇA SERVIÇO DE MANOBRISTAS SERVIÇO DE LAVANDERIA SERVIÇO DE BELEZA HOTEL PRODUTOR DE DETERGENTES MATERIAIS DE UNIFORMES FORNECEDORES DE MANTIMENTOS FORNECEDORES DE BEBIDAS FABRICANTES DE LAVADORAS SERVIÇO DE BAR FABRICANTES DE COSMETICOS EQUIPAMENTOS PARA LIMPEZA PROF. PAULO ROBERTO LEITE

12 NÍVEIS DE DECISÃO DE TERCEIRIZAÇÃO
DECISÕES OPERACIONAIS Relativas aos serviços ou itens que não envolvem mudanças de política da companhia. DECISÕES TÁTICAS Relativas a novas contratações ou novos equipamentos. DECISÕES ESTRATÉGICAS Integração vertical nos negócios, aquisição de empresas, etc.

13 DECISÕES OPERACIONAIS
Regra neste nível: comparação de custos totais Considerações que levam à terceirização: Nível de demanda aumentado Investimento alto para realização da operação Risco da tecnologia exigida Duração do contrato Tendência de equipes optarem por realizar

14 Check list ( alguns) para terceirização nível operacional
Existe sigilo na operação? Existem equipamentos ou recursos (func.) que podem ser utilizados pela empresa que terceiriza As quantidades da operação tem interesse comercial Os custos reais internos e externos são conhecidos? Existe necessidade de integração com outras operações internas? O fornecedor possui vantagens operacionais nítidas Exames tradicionais de seleção de fornecedores

15 QUESTÕES ESTRATÉGICAS
Quais são as nossas competências essenciais ? Em que negócio estamos? Em que negócio deveríamos estar? Quais as restrições financeiras? Dificuldade de aquisição? Etc.

16 COMPETÊNCIAS CENTRAIS (Hamel e Prahalad,1994)
Valor para o cliente Proporciona benefício percebido pelo cliente Diferenciação sobre a concorrência Deve ser uma competência exclusiva ou com baixa possibilidade de cópia. Extensão da habilidade Possibilidade de aproveitar esta competência em outras condições futuras.

17 EXEMPLOS DE COMPETENCIAS CENTRAIS
NIKE= projeto do tênis SADIA= coordenar a rede de criadores de aves e suínos DELL= entregar computadores personalizados rapidamente AVON= ? LEMBRE OUTRA?

18 TECNICA AUXILIAR DE DECISÃO
Quão importante é o processo para nosso negócio ? Qual o nivel de competitividade que temos em relação a outras empresas que adotam este processo? Qual o impacto deste processo em nosso resultado? Como este processo impacta outros processos da empresa? O processo está relacionado a algum problema que a empresa enfrenta?


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