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PublicouFilipe Sacramento Bergler Alterado mais de 6 anos atrás
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PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER rcbotter@usp
PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER Março de 2017
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Síntese: diferença entre os modos de transporte
Rodoviário Ferroviário Aquaviário Aéreo Dutoviário Transporte porta-a-porta Transporte terminal a terminal
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Definição de Intermodalidade
É a utilização de mais de um meio de transporte para completar o percurso total da origem ao destino.
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Uso da Intermodalidade
A intermodalidade é utilizada quando : - É impossível atingir origem ou destino com um único modal. Ex.: importação marítima. - Obtém-se redução de custo ou ganho de qualidade no transporte.
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Fraca Intermodalidade no Brasil
Baixa utilização dos modais não rodoviários
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Fraca intermodalidade no Brasil
Baixa utilização dos modais não rodoviários Falta de um projeto nacional para o transporte Predominância de transporte ferroviário e cabotagem em fluxos dedicados Complexidade do sistema tributário Insuficiência do sistema de armazenamento agrícola Falta de legislação que facilite essa atividade
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Estrutura Modal de Transportes
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DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa
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DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa
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DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa
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DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Projeto Integrado: Mineração Mineroduto Pelotização Siderurgia Porto Informações podem ser complementadas através do site da empresa
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DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa
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DESTAQUE VALE - PONTA DA MADEIRAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa
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Fonte: VALE (2010)
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CENTRO DE DISTRUIÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO NA MALÁSIA E OMÃ
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Fonte: VALE (2010)
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Brasil - Investimentos por Modo de Transporte
Todos os Períodos (R$ 290,8 bi) Outros Portuário Hidroviário 1,10% 13,39% 5,43% Rodoviário 23,98% Ferroviário Aeroportuário 51,63% 4,48% Fonte: Ministério dos Transportes 17
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Investimentos por Vetor Logístico e por Modal
Brasil investimentos Fonte: Ministério dos Transportes 18
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Matriz do Transporte de Cargas
Fonte:
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Fonte: MT - Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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VETORES LOGÍSTICOS DIVISÃO DAS MICRORREGIÕES
Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Estanho Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012
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Componentes de Sistemas de transporte Intermodal
Veículos Vias (infra-estrutura) Terminais Sistemas de controle
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Requisitos de Sistemas de Transporte Intermodal
Unificação ou Unitização de carga Eficiência no transbordo (descarga, transferência, carga) Desembaraço de documentos (aduaneiro, fiscal) EADI (“dry-port”) Responsável pelo transporte (operador logístico) - OTM
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Fatores que influenciam os sistemas de Transporte Intermodal
Tecnologia (equipamentos e veículos, Conteiner, Palete, Roll-on/ roll-off, Piggyback (TOFC), RoadRailer e etc.) Rede de transporte/ terminais e Políticas de operação (Ver arquivo aula_4_Complemento: Redes de Transportes Regulamentação, Exigência dos clientes (NS, atendimentos emergenciais, JIT), Congestionamentos, Privatização e Globalização
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Contêineres
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Paletização
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Integração entre os modais rodoviário e ferroviário
Conteiner on flatcar (COFC) um ou dois contêineres em vagão ferroviário (doublestack) Trailer on flatcar (TOFC) conhecido como piggyback, consiste em colocar carreta (semi-reboque) em vagão plataforma Rodotrilho (Car less / Roadrailer) adaptação de carreta a truck ferroviário
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Piggyback TOFC Trailer on Flat-Car
Piggy Back é o termo em inglês equivalente à “levar no cangote”, literalmente é “ lombo do porco”, nos transporte refere-se às operações multimodais onde contêineres e semi-reboques são colocados sobre um vagão ferroviário prancha ou porta-contêiner.
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Rodotrilho
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Roll-on/roll-off
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O problema de Transporte Intermodal
Existem sempre muitas alternativas para se transportar algo entre dois pontos. Devemos analisar todas as alternativas, levando-se em conta todos os modos de transporte, obtendo-se níveis de serviço desejados a custos compatíveis.
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Intermodalidade x Multimodalidade
A multimodalidade existe quando apenas um documento de transporte pode ser utilizado para cobrir todas as fases. Ver arquivo aula 4 _ complemento: Operadores Logísticos
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ESTUDO DE CASO SOBRE O TRANSPORTE MULTIMODAL.
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1. FLUXO ANTERIOR Horizonte Poços de Caldas Rodoviário
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2. FLUXO PROJETADO Horizonte Rodoviário Recife Cabotagem Ferroviário
Poços de Caldas Jundiaí Santos Recife Cabotagem Rodoviário Ferroviário
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Maximização do peso por conteiner Desenvolvimento de nova embalagem
3 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES Maximização do peso por conteiner Desenvolvimento de nova embalagem
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4 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES
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5 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES
Redução do custo da ponta Poços/Santos Multimodal : Rodotrem / Ferrovia
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6 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES
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7 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES
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8 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES
Demanda irregular do cliente Contratação de operador portuário com armazenagem e transporte
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9 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES
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10 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL
Entrega a granel Instalação de silo Melhoria do serviço com redução de custo Fidelidade do cliente
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11 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL
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12 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL
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13 - EMPRESAS ENVOLVIDAS NO MULTIMODAL
Line - Rodoviário Line OTM Caravel - Armaz./Movim. MRS - Ferroviário Tecon - Op. Portuária Marte - Desembaraço Aliança - Marítimo Termaco - Op. Portuária Termaco - Rodoviário
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FORMAS DE CONTRATAÇÃO - Contratação individual de cada fase do transporte - Contratação de um operador logístico - Contratação de cada fase e nomeação de um operador logístico
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ETAPAS DE UM PROJETO INTERMODAL
1. Escolha dos modais viáveis 2. Seleção dos prestadores de serviço 3. Orçamento/viabilidade inicial 4. Testes 5. Negociação dos contratos 6. Implementação gradual até atingir o volume projetado
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ETAPAS DE UM PROJETO INTERMODAL
7. Implementação do sistema de informações 8. Acompanhamento dos indicadores de performance - Transit-time - Avarias - Qualidade 9. Ações corretivas 10. Ações de melhoria
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Exercício Uma empresa produz e distribui arroz do Centro Oeste diretamente para seus clientes. O tempo de viagem médio aos clientes pode ser quebrado entre o percurso na estrada e na cidade e são de 18 horas e 4 horas, respectivamente, incluindo o processo de descarregamento A empresa utiliza transportadores autônomos nessa distribuição. O total entregue por viagem é de 12 ton, pois não é permitido a circulação de caminhões grandes na cidade. Por viagem há uma despesa de pedágio de R$ 120,00 e nenhum cliente recebe fora do horário comercial (8 às 18h) e aos sábados e domingos. A tabela abaixo indica o número de viagens para cada cliente por semana
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Exercício (Cont.)
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O frete atual porta a porta é de R$ 45/ton
Exercício (Cont.) Estude a implantação de um Centro de Distribuição no SUDESTE, inicialmente para atender esses clientes. Os caminhões poderiam transportar até 48 toneladas e o CD estaria localizado numa área no anel viário, de tal forma que o trânsito urbano ficaria eliminado. O frete atual porta a porta é de R$ 45/ton O frete futuro só da distribuição seria de R$ 12,00/ton Demonstre a redução de frota possível com a implantação de um CD ao custo de R$ 1000/m². Quanto deveria ser o frete entre a fábrica e o CD para que o investimento fosse pago em 5 anos (a juros). (Admita o empilhamento máximo de 8 sacos de 50 kg. O saco tem área projetada de 0,5 metros quadrados)
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