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PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER

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Apresentação em tema: "PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER"— Transcrição da apresentação:

1 PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER rcbotter@usp
PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER Março de 2017

2 Síntese: diferença entre os modos de transporte
Rodoviário Ferroviário Aquaviário Aéreo Dutoviário Transporte porta-a-porta Transporte terminal a terminal

3 Definição de Intermodalidade
É a utilização de mais de um meio de transporte para completar o percurso total da origem ao destino.

4 Uso da Intermodalidade
A intermodalidade é utilizada quando : - É impossível atingir origem ou destino com um único modal. Ex.: importação marítima. - Obtém-se redução de custo ou ganho de qualidade no transporte.

5 Fraca Intermodalidade no Brasil
Baixa utilização dos modais não rodoviários

6 Fraca intermodalidade no Brasil
Baixa utilização dos modais não rodoviários Falta de um projeto nacional para o transporte Predominância de transporte ferroviário e cabotagem em fluxos dedicados Complexidade do sistema tributário Insuficiência do sistema de armazenamento agrícola Falta de legislação que facilite essa atividade

7 Estrutura Modal de Transportes

8 DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa

9 DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa

10 DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa

11 DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Projeto Integrado: Mineração Mineroduto Pelotização Siderurgia Porto Informações podem ser complementadas através do site da empresa

12 DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa

13 DESTAQUE VALE - PONTA DA MADEIRAÇÃO
Informações podem ser complementadas através do site da empresa

14 Fonte: VALE (2010)

15 CENTRO DE DISTRUIÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO NA MALÁSIA E OMÃ
3

16 Fonte: VALE (2010)

17 Brasil - Investimentos por Modo de Transporte
Todos os Períodos (R$ 290,8 bi) Outros Portuário Hidroviário 1,10% 13,39% 5,43% Rodoviário 23,98% Ferroviário Aeroportuário 51,63% 4,48% Fonte: Ministério dos Transportes 17

18 Investimentos por Vetor Logístico e por Modal
Brasil investimentos Fonte: Ministério dos Transportes 18

19 Matriz do Transporte de Cargas
Fonte:

20 Fonte: MT - Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

21 VETORES LOGÍSTICOS DIVISÃO DAS MICRORREGIÕES
Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

22 Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

23 Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

24 Estanho Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

25 Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

26 Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

27 Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

28 Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

29 Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

30 Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

31 Componentes de Sistemas de transporte Intermodal
Veículos Vias (infra-estrutura) Terminais Sistemas de controle

32 Requisitos de Sistemas de Transporte Intermodal
Unificação ou Unitização de carga Eficiência no transbordo (descarga, transferência, carga) Desembaraço de documentos (aduaneiro, fiscal) EADI (“dry-port”) Responsável pelo transporte (operador logístico) - OTM

33 Fatores que influenciam os sistemas de Transporte Intermodal
Tecnologia (equipamentos e veículos, Conteiner, Palete, Roll-on/ roll-off, Piggyback (TOFC), RoadRailer e etc.) Rede de transporte/ terminais e Políticas de operação (Ver arquivo aula_4_Complemento: Redes de Transportes Regulamentação, Exigência dos clientes (NS, atendimentos emergenciais, JIT), Congestionamentos, Privatização e Globalização

34 Contêineres

35 Paletização

36 Integração entre os modais rodoviário e ferroviário
Conteiner on flatcar (COFC) um ou dois contêineres em vagão ferroviário (doublestack) Trailer on flatcar (TOFC) conhecido como piggyback, consiste em colocar carreta (semi-reboque) em vagão plataforma Rodotrilho (Car less / Roadrailer) adaptação de carreta a truck ferroviário

37 Piggyback TOFC Trailer on Flat-Car
Piggy Back é o termo em inglês equivalente à “levar no cangote”, literalmente é “ lombo do porco”, nos transporte refere-se às operações multimodais onde contêineres e semi-reboques são colocados sobre um vagão ferroviário prancha ou porta-contêiner.

38 Rodotrilho

39 Roll-on/roll-off

40 O problema de Transporte Intermodal
Existem sempre muitas alternativas para se transportar algo entre dois pontos. Devemos analisar todas as alternativas, levando-se em conta todos os modos de transporte, obtendo-se níveis de serviço desejados a custos compatíveis.

41 Intermodalidade x Multimodalidade
A multimodalidade existe quando apenas um documento de transporte pode ser utilizado para cobrir todas as fases. Ver arquivo aula 4 _ complemento: Operadores Logísticos

42 ESTUDO DE CASO SOBRE O TRANSPORTE MULTIMODAL.

43 1. FLUXO ANTERIOR Horizonte Poços de Caldas Rodoviário

44 2. FLUXO PROJETADO Horizonte Rodoviário Recife Cabotagem Ferroviário
Poços de Caldas Jundiaí Santos Recife Cabotagem Rodoviário Ferroviário

45 Maximização do peso por conteiner Desenvolvimento de nova embalagem
3 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES Maximização do peso por conteiner Desenvolvimento de nova embalagem

46 4 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES

47 5 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES
Redução do custo da ponta Poços/Santos Multimodal : Rodotrem / Ferrovia

48 6 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES

49 7 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES

50 8 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES
Demanda irregular do cliente Contratação de operador portuário com armazenagem e transporte

51 9 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES

52 10 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL
Entrega a granel Instalação de silo Melhoria do serviço com redução de custo Fidelidade do cliente

53 11 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL

54 12 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL

55 13 - EMPRESAS ENVOLVIDAS NO MULTIMODAL
Line - Rodoviário Line OTM Caravel - Armaz./Movim. MRS - Ferroviário Tecon - Op. Portuária Marte - Desembaraço Aliança - Marítimo Termaco - Op. Portuária Termaco - Rodoviário

56 FORMAS DE CONTRATAÇÃO - Contratação individual de cada fase do transporte - Contratação de um operador logístico - Contratação de cada fase e nomeação de um operador logístico

57 ETAPAS DE UM PROJETO INTERMODAL
1. Escolha dos modais viáveis 2. Seleção dos prestadores de serviço 3. Orçamento/viabilidade inicial 4. Testes 5. Negociação dos contratos 6. Implementação gradual até atingir o volume projetado

58 ETAPAS DE UM PROJETO INTERMODAL
7. Implementação do sistema de informações 8. Acompanhamento dos indicadores de performance - Transit-time - Avarias - Qualidade 9. Ações corretivas 10. Ações de melhoria

59 Exercício Uma empresa produz e distribui arroz do Centro Oeste diretamente para seus clientes. O tempo de viagem médio aos clientes pode ser quebrado entre o percurso na estrada e na cidade e são de 18 horas e 4 horas, respectivamente, incluindo o processo de descarregamento A empresa utiliza transportadores autônomos nessa distribuição. O total entregue por viagem é de 12 ton, pois não é permitido a circulação de caminhões grandes na cidade. Por viagem há uma despesa de pedágio de R$ 120,00 e nenhum cliente recebe fora do horário comercial (8 às 18h) e aos sábados e domingos. A tabela abaixo indica o número de viagens para cada cliente por semana

60 Exercício (Cont.)

61 O frete atual porta a porta é de R$ 45/ton
Exercício (Cont.) Estude a implantação de um Centro de Distribuição no SUDESTE, inicialmente para atender esses clientes. Os caminhões poderiam transportar até 48 toneladas e o CD estaria localizado numa área no anel viário, de tal forma que o trânsito urbano ficaria eliminado. O frete atual porta a porta é de R$ 45/ton O frete futuro só da distribuição seria de R$ 12,00/ton Demonstre a redução de frota possível com a implantação de um CD ao custo de R$ 1000/m². Quanto deveria ser o frete entre a fábrica e o CD para que o investimento fosse pago em 5 anos (a juros). (Admita o empilhamento máximo de 8 sacos de 50 kg. O saco tem área projetada de 0,5 metros quadrados)


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