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Dimensionamento de frota e fretes e CUSTO TOTAL Março de 2017

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Apresentação em tema: "Dimensionamento de frota e fretes e CUSTO TOTAL Março de 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Dimensionamento de frota e fretes e CUSTO TOTAL Março de 2017

2 Quanto Pode Produzir um Caminhão ?
Dimensionamento da frota baseado na Produtividade dos veículos Quanto Pode Produzir um Caminhão ? Cálculo Da Produtividade

3 Produtividade da Carreta
Estrada

4 Produtividade do Caminhão Truck
Entrega Urbana

5 Dimensionamento da frota baseado na Produtividade dos veículos
Selecionar o equipamento, [cavalo + carreta] ou [truck]. Esta seleção deve levar em conta o tipo de carga e o itinerário. Sempre que as condições e o cliente (dono da carga) permitirem deve se buscar o equipamento com a maior capacidade de carga possível e permitida pela lei; Determinar a capacidade de carga líquida do equipamento selecionado. Para isso é preciso determinar a tara do veículo e verificar a legislação o que determina para o caso. Estes aspectos têm que estar compatibilizados com a capacidade volumétrica do equipamento e a densidade do produto, ou sua forma de acondicionamento. A legislação brasileira que rege o assunto (conhecida como lei da balança) A combinação destes elementos, com o peso bruto total permitido, descontada a tara do caminhão, nos permite calcular o peso líquido permitido para a carga a ser transportada. Determinar o itinerário a ser percorrido; Determinar a produtividade a ser considerada para o projeto conforme fórmulas abaixo:

6 Dimensionamento da frota baseado na Produtividade dos veículos
Eq 1 Nc= P/I; Nc é o número de ciclos realizados no mês por veículo P é a produtividade do caminhão (km/mês); I é a distância (em Km) total do ciclo Eq 2 [F] = V/(Nc * L) F é a frota a ser dimensionada (inteiro); L é a carga líquida a ser transportada por ciclo (t); V é o volume a ser transportado no período (t); Após o cálculo, considerar o número inteiro para frota

7 Exercício 1 Qual a produtividade mensal esperada para um caminhão com capacidade de carga líquida de 25t, que trabalha 12h dia, com 1 motorista, em ciclos de 450km; (assuma 3 h para carga +descarga) expressa em Número de viagens; Km rodados; Toneladas transportadas.

8 Custos – Formação Da Planilha
Custo total Custo direto Custos Fixos Custos Variáveis Custo Indireto Overhead; Lucro; Impostos indiretos Planilha

9 Custos Fixos Custo Descrição 01 – Custo de Capital
Calculada conforme as práticas normais de mercado. Vale observar que para cargas especiais o valor do Semi - reboque , ou equipamento que contém a carga pode ser até 4 vezes maior que o da carga geral. Ex.: Semi reboque carga geral comum aproximadamente R$35 mil; semi Reboque tanque de aço inox padrão alimentício: R$70 mil. 02 Impostos/ Licenças/ Documentos Obrigató rios Normais de mercado, sendo que para a carga líquida ainda incidem impostos e taxas específicas (como por exemplo capacitações técnicas emitidas pelo INMETRO) 03 Seguro do Equipamento de Transporte Normais de mercado, sendo valores elevados, é preciso analisar Custo Benefício 04 Remuneração do Motorista A parte fixa da remuneração do motorista é normalmente regida pelo sindicato correspondente (ou condições do mercado) 05 Pessoal Administrativo da Operação Regida pelo sindicato correspondente (ou condições do 06 Pessoal Operacional mercado), Tráfego e expedição são exemplos dessa área. 07 Despesas Adm./Operacionais Normais e pertinentes ao segmento, com destaque para controles de frota; pneus; combustíveis, etc. Para a carga líquida existem custos adicionais de execução e controle

10 CUSTO DE CAPITAL NA PLANILHA
Os custos de propriedade de um veículo não se limitam a sua desvalorização por desgaste ou obsolescência. Incluem também a remuneração do capital empregado. Operacionalmente, as maiores dificuldades para se incluir esses custos nas planilhas não estão só na fixação das taxas, mas também na determinação do valor sobre o qual devem ser aplicadas.

11 CUSTO DE CAPITAL NA PLANILHA
A questão é: Qual o valor do custo de oportunidade a ser adotado? Para o setor de transporte público de passageiros, existe um controle por parte dos órgãos públicos gestores, os quais estabelecem a política tarifária. Para o transporte de cargas, quem define esses custos é o empresário, em conformidade com o mercado, os riscos existentes, e as metas de sua empresa, buscando retorno para o investimento realizado Investir significa deixar de consumir, o que só vale a pena se o capital for bem remunerado. Qual valor a ser adotado para o investimento? O procedimento mais aceito é: adotar o valor contábil (ou valor de reposição corrigido monetariamente), mas se o preço de venda do produto ou serviço for suficiente para cobrir todas as despesas, inclusive as de depreciação, a venda do produto ou serviço recuperará todos os custos, inclusive o capital consumido.’

12 CUSTO DE CAPITAL NA PLANILHA
As principais opções de compras são: A VISTA - A melhor opção de compra, já que as taxas de capitação são muito maiores que a de aplicação. FINAME - Financiamento subsidiado pelo BNDES, para equipamentos cadastrados, a taxa varia entre 1,10% a 1,40 ao mês. LEASING - Arrendamento Mercantil, com ou sem opção de compra, este residual pode ser diluído nas prestações, taxa de 1,7% ao mês. 63 - Empréstimo em dólar autorizado pelo BACEN - taxa de 1,5% ao mês mais variação cambial. CONSÓRCIO - Para aquisições planejadas, já que a posse do bem depende de lance ou sorteio. A desvantagem é a falta de segurança quanto aos pagamentos, pois a prestação se altera de acordo com o preço do equipamento novo, taxa de administração entre 2% e 4% do valor do bem.

13 Custos Variáveis Custo Descrição 01 – Manutenção
Manutenção Preventiva e Corretiva; socorros em estradas; reformas gerais. 02 Combustível 03 Lubrificantes O consumo é razão do tipo de veículo, condições do trajeto e quantidade de carga , Combustíveis é o maior custo nos variáveis e que merece o maior cuidado no controle 04 Lavagem Fator não só estético, mas contribui para a conservação do veículo 05 Pneus do traje to e quantidade de carga, segundo item em importância nos variáveis 06 - Comissão/ Despesas de Viagem do Motorista A comissão é normalmente calculada em função da produtividade alcançada pelo motorista. 07 Seguro da Carga Ad Valoren variando de acordo com a operação em torno de 0,1% do valor da carga 08 Pedágios Função da rota

14 Planilha CF+CV (13mil km/mês)

15 Exemplo de Cálculo para Planilha CM + SR (15mil km/mês)

16 Gráfico: R$/km em função da distância

17 Gráfico: R$/tonelada em função da distância

18 Exercício 2 Sabendo que o custo fixo do equipamento é R$ 8.500,00 por mês e o custo variável é de R$ 0,77 por km rodado, calcule: O faturamento total mensal para km rodados; Para a mesma km qual o custo em R$/km; O custo por tonelada Cada ciclo é de 650Km e a carga líquida é 26t por viagem.

19 EXERCÍCIO 3: Uma indústria de eletrodomésticos possui um Centro de Distribuição (CD) localizado a cerca de 40 km de distância da sua fábrica. Toda a produção é transferida da fábrica para o CD através de carretas especiais porta paletes, com capacidade para 24 paletes. A produção diária a ser transferida é de aproximadamente 1500 paletes por dia. O horário de operação para carga na fábrica e recebimento no CD é das 6 às 20h. Após a descarga, os veículos retornam com os paletes vazios. A velocidade média de percurso no trajeto fábrica-CD-fábrica pode ser estimada em 40 km/h. O tempo médio de carga de cada veículo na fábrica é de 15 min e o tempo total no CD, incluindo espera, conferência e descarga é de 45 min. A empresa está em negociação com várias transportadoras para a realização desse serviço de transferência.

20 EXERCÍCIO 3 (continuação):
Pede-se: Determinar qual a frota que a transportadora necessitaria alocar para a realização do serviço de transferência Qual o valor do frete por palete indicativo para a negociação ? Caso seja alocada uma segunda empilhadeira no CD para descarga dos veículos, permitindo reduzir o tempo médio de descarga de 45 para 15 minutos, qual o valor hora máximo de aluguel da empilhadeira mais operador que poderia ser pago ? Está se cogitando a implantação de uma praça de pedágio na rodovia que liga a fábrica ao CD, com tarifa unidirecional de R$ 4,00 por eixo; por outro lado, há uma rota de fuga que aumenta o percurso em 20 km e o tempo de viagem em 45 min. Você recomendaria aos veículos pagar o pedágio ou seguir pela rota de fuga ?

21 SCANIA T114 com semi-reboque
PLANILHA DE CÁLCULO SCANIA T114 com semi-reboque Coeficiente Parcela de Custo Coefic. Aplicado à Valor (R$) 0,007500 Depreciação ,00 1.281,67 0,005950 Remuneração de Capital ,00 1.102,90 1,755 Salário de mot/ajud./Leis sociais 750,00 1.316,25 1/12 Licenciamento 1.349,00 112,42 Seguro Obrigatório 0,00 1/100 Seguro do casco 1.238,83 Custo Fixo Mensal 5.052,06 0, Peças e acessórios 0,1418 0,000035 Salário e enc. pessoal oficina 306,92 0,0108 0,000150 Pneus, câmaras e recapagens 837,00 0,1256 0,4319 Combustível 0,38 0,1641 0,0034 Óleo do carter 3,13 0,0106 0,000383 Óleo câmbio e diferencial 3,78 0,0014 0,000167 Lavagens e graxas 45,00 0,0075 Custo Variável/Km 0,4619

22 CUSTO TOTAL DO TRANSPORTE
PMM (Percurso Médio Mensal) 15.000 Custo Fixo por mês 5.052,06 Custo Variável por km 0,4619 Custo Total 11.980,17 Custo Total/Km 0,7987 Custo por 1000 TKU 31,9471

23 CONCEITO de Custo Total
Levar em consideração TODOS os custos componentes Custos componentes podem ter comportamento antagônico Minimizar o CUSTO TOTAL do sistema “Ótimo de uma parte não necessariamente leva ao ótimo do todo.” Ctotal = Cobtenção + Ctransp + Cestoque + Ccolocação + Cvendas perdidas

24 CUSTOS LOGÍSTICOS COMO PORCENTAGEM DA RECEITA LOGÍSTICA
(obtidos de três estudos)

25 Tradeoff básico NS x Custos
($) Fronteira ótima X Nível de Serviço

26 Compensação de custos - 1
($) Custo Total Industrial Estoque Capacidade Industrial

27 Capacidade vs estoque Estoque Quant. (un/período) Capacidade 1
Demanda Capacidade 2 Capacidade 3 tempo

28 Compensação de custos - 1
($) Custo Total Transporte Estoque Ferro Rodo Aéreo Modal de transporte

29 Compensação de custos - 2
($) Custo Total Estoque Oportunidade (Perda de vendas) Nível de Serviço (Disponibilidade de estoque %) 0% 100%

30 1) A indústria de Farinha compra matéria-prima de um fabricante localizado no Centro Oeste. Seu setor de transporte deseja escolher entre os modais de cabotagem e rodoviário para mover o material. O armador cobra um frete de $0,10/kg para um lote mínimo de carga de kg, enquanto o frete rodoviário é de $0,18/kg para o mínimo de kg. Temos informações adicionais na tabela a seguir: Que modal de transporte você recomendaria?

31 2) A Milhabras vende farelo para uma indústria de rações
2) A Milhabras vende farelo para uma indústria de rações. Seu setor de transporte deseja escolher entre os modais ferroviário e rodoviário para mover o material. A ferrovia cobra um frete de $50,00/t com uma freqüência de uma entrega cada 4 semanas para um lote mínimo de carga de kg, enquanto o frete rodoviário é de $65,00/t com freqüência semanal e lote mínimo de kg. Temos informações adicionais na tabela a seguir: Que modal de transporte você recomendaria?

32

33 Um comboio fluvial de 3 chatas e 1 empurrador foi projetado para transportar soja pela Hidrovia Tietê-Paraná. Considere os seguintes parâmetros operacionais: - distância entre o porto A e o porto B: 400 km - número de eclusas no percurso: 5 - tempo total de uma eclusagem: 1 hora - velocidade do comboio carregado entre A e B: 8 km/hora - velocidade do comboio retornando de B para A: 10 km/hora - taxa de carregamento no porto A: 600 ton/hora - taxa de descarregamento no porto B: 150 ton/hora - capacidade de cada chata: 600 ton de soja - tempo de espera em cada porto para atracar: 2,5 horas - Ano Operacional do comboio: 350 dias Pergunta-se: Qual o tempo de viagem redonda do comboio em dias ? Qual o número de viagens redondas do comboio por ano ? Qual a produção anual do comboio em termos de ton x km ?

34 EXERCÍCIO Um terminal fluvial dispõe das seguintes instalações:
- um berço de atracação para um comboio completo. - um tanque de armazenagem de 2000m3 de álcool. - 10 pontos de descarregamento de álcool trazido das usinas por caminhões de 25m3 de capacidade. Ao início de cada hora chegam simultaneamente 5 caminhões que podem ser descarregados, se houver espaço no tanque. A descarga dos caminhões dura exatamente 1 hora. Assuma que os próximos caminhões a chegar, começam a ser descarregados instantaneamente após os caminhões que acabaram de sair, se houver espaço no tanque. Por dia chega um comboio fluvial, exatamente às 8:00 horas e deixa o terminal às 14:00 horas. O gráfico abaixo mostra o nível do tanque do terminal durante 24 horas. Pergunta-se: a) O sistema de tancagem e transporte desse terminal está em equilíbrio de fluxo? b) Qual é a capacidade em m3 do comboio que chega neste terminal? c) Qual é a máxima taxa de carregamento de álcool no comboio atingida. Em que horário? d) Existe fila de caminhões em que horário? Qual o tamanho máximo dessa fila? f) É possível reduzir a fila de caminhões a zero com aumento de tancagem? De quanto?


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