A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Preço e Administração de Custos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Preço e Administração de Custos"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Preço e Administração de Custos
– Análise do Ponto de Equilíbrio

2 Formação de Preços Custos para Decisão Adriano Leal Bruni
Faculdade Hélio Rocha Formação de Preços Custos para Decisão Adriano Leal Bruni 2

3 Para saber mais ... Todo o conteúdo dos slides pode ser visto nos meus livros de Custos e Preços, publicados pela Editora Atlas. Para saber ainda mais, visite:

4 Custos Fixos Variáveis Para decidir … Classificação volumétrica
Faculdade Hélio Rocha Para decidir … Custos Classificação volumétrica Fixos Não oscilam conforme produção e vendas Variáveis Decisões Rotineiras Oscilam conforme produção e vendas 4

5 Classifique os custos Consumo de matéria-prima em uma indústria
Faculdade Hélio Rocha Classifique os custos Consumo de matéria-prima em uma indústria Variável Seguro da planta industrial Fixo Comissões sobre vendas Salários administrativos Fretes de insumos produtivos Fretes de entregas 5

6 Custos Fixos Custos Fixos ou Periódicos são aqueles que, dentro de determinada faixa (nível de atividade) não variam com o volume da produção. Exemplos: salário de pessoal adm, salário de supervisores, depreciação, seguros, aluguéis, juros de empréstimos, etc.

7 Custos Fixos Os custos fixos são variáveis por unidade. Quanto mais alta a produção, menores serão os custos fixos por unidade.

8 Custos Variáveis Custos Variáveis são aqueles que variam proporcionalmente com as unidades produzidas ou com o volume de atividade da empresa. Exemplo: comissões sobre vendas, etc. Em alguns casos, energia, impostos e combustíveis podem ser custos variáveis.

9 Custos Variáveis Os custos variáveis são fixos por unidade. Quanto mais alta a produção, os custos variáveis também aumentarão na mesma proporção.

10 Classificação Volumétrica
Faculdade Hélio Rocha Para pensar … Qual a classificação da conta de telefone da indústria? Já que apresenta um valor diferente todos os meses é um gasto …. FIXO!!! Não oscilam conforme produção e vendas Classificação Volumétrica 10

11 Um exemplo ilustrativo …
Faculdade Hélio Rocha Um exemplo ilustrativo … Fábrica de Sorvetes Frio Delícia Ltda. custos produtivos: Aluguel e salários: $1.000,00/mês; Matéria-prima/embalagem: $8,00/Kg. Fixos Variáveis 11

12 Faculdade Hélio Rocha Um número mágico … Na contabilidade gerencial, é de fundamental importância saber usar e analisar a … margem de contribuição !!! 12

13 Ponto de equilíbrio A análise conjunta e o ... Faculdade Hélio Rocha
13

14 Uma formulazinha básica …
Faculdade Hélio Rocha Uma formulazinha básica … Ponto de equilíbrio contábil (PECq) Quantidade produzida e vendida para lucro contábil nulo A partir dele as operações começam a ser lucrativas Gastos Fixos PECq = Preço - CVun Margem de Contribuição Unitária PEC$ = PECq x Preço 14

15 Cálculo do Ponto de Equilíbrio
Margem de Contribuição Unitária = Preço de venda por unidade – Custo variável por unidade Custos Fixos Totais Número de unidades no PE = Margem de Contribuição Unitária

16 Para a Fábrica de Sorvetes
Faculdade Hélio Rocha Para a Fábrica de Sorvetes Aluguel e salários: $1.000,00/mês Matéria-prima/embalagem: $8,00/Kg Preço de venda: $10,00 Volume de vendas: 600 Kg/mês custos Fixos PECq = Preço - GVun Margem de Contribuição Unitária custos Fixos 1000 = = 500 Kg/mês PECq = Preço - GVun 10 - 8 PEC$ = PECq x Preço = 500 x 10 = $5.000,00/mês 16

17 José, vendedor independente na Praia do Sonho, em Itanhaém – (Litoral Paulista), recebeu uma proposta para alugar uma barraca de venda de cocos nos finais de semana. O atual proprietário da barraca quer R$ 18,00 de aluguel por fim de semana. Zé, como gosta de ser chamado, em contato com o fornecedor de cocos, soube que este lhe forneceria uma dúzia de cocos por R$ 6,00. Observando nas praias vizinhas, viu que a venda de coco era feita pelo valor de R$ 2,00 a unidade. Lembrou-se também de um banco, cujo gerente, o Senhor Marcos, poderia emprestar o dinheiro necessário para compra inicial. Zé pensou também que, quando precisasse se ausentar da barraca, alguém deveria ficar para o atendimento aos clientes. Lembrou-se então de Miro, um garoto conhecido, e lhe ofereceu uma comissão de 15% sobre toda a venda de cocos.

18 Análise do Ponto de Equilíbrio
Unidades Produzidas/vendidas Custo Fixo ($) Custo Variável ($) Custo Total ($) Receita de Vendas ($) Lucro ou Prejuízo ($) 18,00 -18,00 5 4,00 22,00 10,00 -12,00 10 8,00 26,00 20,00 -6,00 15 12,00 30,00 20 16,00 34,00 40,00 6,00 25 38,00 50,00 30 24,00 42,00 60,00

19 Ponto de Equilíbrio Custos Fixos ou Periódicos são aqueles que, dentro de determinada faixa (nível de atividade) não variam com o volume da produção. Exemplos: salário de pessoal adm, salário de supervisores, depreciação, seguros, aluguéis, juros de empréstimos, etc. Custos Variáveis são aqueles que variam proporcionalmente com as unidades produzidas ou com o volume de atividade da empresa. Exemplos: MD, MOD, comissões sobre vendas, etc. Em alguns casos, energia, impostos e combustíveis podem ser custos variáveis. A classificação dos custos em fixos e variáveis permite à administração determinar o ponto em que a receita é igual ao total dos custos, isto é, o ponto de equilíbrio, ou break-even point.

20 Ponto de Equilíbrio A partir desse ponto, pelo aumento de atividade, aparece o lucro. Abaixo desse ponto, pela diminuição de atividade, chega-se ao prejuízo.

21 Análise do Ponto de Equilíbrio
Pelo exemplo na tabela, o custo fixo independe da produção e da venda; permanece constante e com valor de $40. O custo variável é proporcional às quantidades produzidas e aumenta de $20 por unidade produzida. Pelo exemplo na tabela, o custo fixo independe da produção e da venda; permanece constante e com valor de $40. O custo variável é proporcional às quantidades produzidas e aumenta de $20 por unidade produzida.

22 Análise do Ponto de Equilíbrio
O custo total não aumenta na mesma proporção dos custos variáveis em virtude dos custos fixos. Vendas menos custo total representa o resultado operacional. Se for positivo, será lucro; se for negativo, será prejuízo.

23 Análise do Ponto de Equilíbrio
Quando a empresa fabrica e vende 5 unidades, o ponto de equilíbrio é atingido, isto é, não há lucro, nem prejuízo. No mercado, diz-se que a empresa “está trocando dinheiro” ou “empatando dinheiro”.

24 Análise do Ponto de Equilíbrio
Produzindo e vendendo mais do que 5 unidades, a empresa terá lucro. Produzindo e vendendo menos do que 5 unidades, a empresa terá prejuízo.

25 Análise do Ponto de Equilíbrio
A análise do ponto de equilíbrio é importante para se determinar lucro ou prejuízo, para se estabelecer um parâmetro de controle da produção e também para se estabelecer planos de operação, ou estratégias de vendas.

26 Mark-up do cliente Mark-up é o incremento que o cliente/comerciante faz sobre o preço pago ao fornecedor por um produto para a formação do seu preço ao consumidor. Em outras palavras é a diferença que existe entre o preço que o comerciante paga ao fornecedor e o preço que ele cobra do consumidor. O Mark-up normalmente é expresso percentualmente. Um Mark-up de 100% é o mesmo que cobrar do consumidor o dobro do que se pagou ao fornecedor. Para se descobrir um índice de Mark-up confiável é necessário acompanhar o mercado durante um período de tempo. Alguns fatores se não considerados podem interferir no índice tais como : localização geográfica, clima, nível de estoque, datas comemorativas, conveniência, etc...

27 Obrigado ! Bom Final de Semana para todos ! Professor Me. Eliomar


Carregar ppt "Formação de Preço e Administração de Custos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google