A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMÉRCIO MULTILATERAL E REGIONALIZADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMÉRCIO MULTILATERAL E REGIONALIZADO"— Transcrição da apresentação:

1 COMÉRCIO MULTILATERAL E REGIONALIZADO
CIC/2017 – 3EM

2 PANORAMA GERAL NÃO EXISTE PAÍS AUTOSSUFICIENTE. ECONOMIA GLOBALIZADA
COMÉRCIO REGIONAL = INTRABLOCO COMÉRCIO MULTILATERAL = ENTRE PAÍSES DE BLOCOS ECONÔMICOS DIFERENTES

3 PANORAMA GERAL EXPANSÃO DAS MULTINACIONAIS + REDUÇÃO DE BARREIRAS PROTECIONISTAS + AVANÇO DOS TRANSPORTES E TELECOMUÑICAÇÕES + ATUAÇÃO DA OMC (161 PAÍSES) = AUMENTO ACELERADO DAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS MUNDIAIS.

4 MULTINACIONAIS X TRANSNACIONAIS
MULTINACIONAIS > empresas que mantêm filiais em vários países do mundo, comandadas a partir de uma sede situada no país de origem. . TRANSNACIONAIS > empresas cujas filiais não seguem as diretrizes da matriz, pois possuem interesses próprios e às vezes conflitantes com os do país no qual se originaram.

5 BARREIRAS PROTECIONISTAS
BARREIRAS ALFANDEGÁRIAS; BARREIRAS SANITÁRIAS; CONCESSÃO DE SUBSÍDIOS (AGRÍCOLAS E INDUSTRIAIS); DUMPING

6 POLOS NUCLEARES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
OBS.: CONSIDERA-SE A CORRENTE DE COMÉRCIO (SOMA DAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES AO LONGO DE UM ANO = FLUXO COMERCIAL) EUA + CHINA + JAPÃO + EUROPA OCIDENTAL => 2015: 65%

7 FATORES QUE INTEFEREM NO COMÉRCIO INTERNACIONAL EM 2015/2017
FLUTUAÇÕS DO CÂMBIO (DÓLAR); FLUTUAÇÕES NO PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO; QUEDA DOS PREÇOS DAS COMMODITIES; CRISE ECONÔMICA E FINANCEIRA MUNDIAL.

8 DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA, FINANCEIRA E COMERCIAL DE UM PAÍS OU REGIÃO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL, ACENTUANDO AS DESIGUALDADES. PD = VENDA DE PRODUTOS DE ALTO VALOR AGREGADO = BALANÇA COMERCIAL SUPERAVITÁRIA ( E > I). PS = VENDA DE COMMODITIES = BALANÇA COMERCIAL DEFICITÁRIA ( I > E)

9

10 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMÉRCIO
1995 – SUBSTITUIÇÃO AO GATT (ACORDO GERAL DE TARIFAS E COMÉRCIO) GATT E OMC => REAÇÃO AO EXCESSO DE PROTECIONISMO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL.

11 OMC - OBJETIVOS COMBATER O PROTECIONISMO E FAVORECER O COMÉRCIO MULTILATERAL ADMINISTRAR ACORDOS COMERCIAIS; SOLUCIONAR CONTROVÉRSIAS COMERCIAIS; SUPERVISIONAR POLÍTICAS COMERCIAIS NACIONAIS; FORNECER ASSISTÊNCIA TÉCNICA E DE FORMAÇÃO; PROMOVER COOPERAÇÃO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

12 OMC - PRINCÍPIOS 1.. NÃO DISCRIMINAÇÃO DOS PAÍSES-MEMBROS; 2.. CONCORRÊCIA LEAL X PROTECIONISMO; 3.. PROIBIÇÃO DE RESTRIÇÕES QUANTITATIVAS (PROIBIÇÕES E QUOTAS); 4.. PROIBIÇÃO DE TRATAMENTO DIFERENCIADO.

13 VERDE – MEMBROS AZUL = MEMBROS REPRESENTADOS EM CONJUNTO PELA UE AMARELO = OBSERVADORES VERMELHO = NÃO MEMBROS

14 RODADAS DE NEGOCIAÇÃO do Milênio (1999 – Seatle – EUA)
do Desevolvimento (2001 – Doha – Catar) de Cancún (2001 – Cancún – México) DESAFIO: liberalização do comércio mundial. ENTRAVE NAS NEGOCIAÇÕES: protecionismo.

15 COMÉRCIO BRASILEIRO E OS EMERGENTES
ACÚMULO SUCESSIVOS DE SUPERÁVITS (+50% COMMODITIES) = DESVALORIZAÇÃO DO REAL EM RELAÇÃO AO DÓLAR; GLOBAL TRADER (PARCEIRO COMERCIAL) = 1,3% DAS EXPORTAÇÕES MUNDIAIS PRINCIPAL PARCEIRO: CHINA .. China=>Brasil: US$ 1.585,25/ ton Brasil=>China: US$ 86,17/ton

16 COMÉRCIO BRASILEIRO E OS EMERGENTES
TAXA SELIC (juros básicos) e SPREAD BANCÁRIO (diferença entre as taxas de juros bancários e a SELIC) Entraves à participação brasileira no comércio internacional 2017: CRISE => alta da Selic favoreceu a queda da inflação, desestimulando o consumo e o crédito; => alta do CUSTO PAÍS (obstáculos estruturais, burocráticos e econômicos que afastam os investidores de um país).

17 COMÉRCIO BRASILEIRO E OS EMERGENTES
Entraves à participação brasileira no comércio internacional burocracia excessiva; corrupção; elevado spread bancário; alta carga tributária; manutenção de taxas de juros reais elevadas; Infraestrutura deficiente (“gargalos”); baixa qualificação da mão de obra = baixa qualidade educacional.

18 BLOCOS ECONÔMICOS OU MERCADOS REGIONAIS

19 TIPOLOGIA DOS BLOCOS ECONÔMICOS Zona de livre comércio União Aduaneira
Mercado comum União ou integração econômica e monetária Integração política e institucional NAFTA ALCA ALBA APEC ALIANÇA DO PACÍFICO ACORDO DE ASSOCIAÇÃO TRANSPACÍFICO CEI MERCOSUL UNIÃO EUROPEIA

20 UNIÃO EUROPEIA 1992 – TRATADO DE MAASTRICHT – MCE/CEE => União Europeia + EURO (2002) 2017 – 28 membros e 19 na Zona do Euro. Turquia, Macedônia, Islândia, Montenegro e Sérvia => candidatos ao ingresso. PIIGS => déficit público: ameaça à Zona do Euro – crise de endividamento a partir da Grécia.

21 UNIÃO EUROPEIA Jun/2016 = Brexit => plebiscito para a saída do Reino Unido. Causas: ameaça à soberania e autonomia; promessas de melhorias na saúde; crise da imigração. Consequências: possibilidade de desintegração do Reino Unido; maior restrição à política de imigração; queda do valor da Libra; redução do rating (classificação do risco) e efeito dominó (discurso de Le Pen na França)

22 NAFTA

23 NAFTA

24 MERCOSUL CRISE NA VENEZUELA = regime ditatorial de Nicolás Maduro: perseguições políticas, isolamento internacional, suspensão dos direitos constitucionais, populismo, emigração, desabastecimento e forte oposição da classe média e elite. Desentendimentos Paraguai e Venezuela; Paraguai e Brasil.

25 ACORDO DE ASSOCIAÇÃO TRANSPACÍFICO

26 BRICS


Carregar ppt "COMÉRCIO MULTILATERAL E REGIONALIZADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google