A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CINEMA A Influência na nossa qualidade de Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CINEMA A Influência na nossa qualidade de Vida"— Transcrição da apresentação:

1 O CINEMA A Influência na nossa qualidade de Vida

2 Introdução O cinema é a arte de compor e realizar filmes para serem projectados, é símbolo e motor de uma nova mentalidade do lazer, cultivado pelos anos vinte do século XX, sendo primeiramente um divertimento com analogia ao circo e dirigido às classes mais desfavorecidas.

3 10

4 9

5 8

6 7

7 6

8 5

9 4

10 3

11 2

12 1

13 13 32/02/2013 Inês Ladeiro Carlota G. C.

14 Percursores do Cinema Jogo de Sombras Câmara Escura Lanterna Mágica

15 Os Primeiros Aparelhos
Fenacistoscópio Praxinoscópio Fuzil fotográfico Cronofotografia Cinetoscópio Cinematógrafo

16 A Evolução do Cinema O cinema, que foi criado pelos irmãos Lumière em 1895, tornou-se sonoro em 1927, depois falado e beneficiado com a cor. Actualmente existem filmes a três dimensões, que fazem os filmes parecer realidade, pela proximidade com o espectador.

17 Filme Sonoro Os primeiros projectores inventados por Thomas Edison traziam já a possibilidade de exibir som e imagem em movimento de forma simultânea. Muitos dos primeiros filmes exibidos na exposição de Paris de 1900 eram de facto sonoros. Mas os elevados custos que implicava a instalação de aparelhos sonoros nas salas e nos estúdios adiou por um quarto de século o sonoro.

18 Mesmo assim o som esteve sempre presente
Mesmo assim o som esteve sempre presente. As exibições eram acompanhadas por um pianista e havia mesmo salas que atraíam o público por terem atrás da tela pessoas a dar voz aos momentos mais emocionantes dos filmes. O diálogo na altura era subvalorizado e os realizadores do mudo tinham apostado acima de tudo nas expressões faciais como elementos transmissores de ideias, emoções ou estados de alma. Só em casos extremos é que recorriam ao diálogo. E nesses casos utilizavam legendas. No entanto, a iliteracia de muitos dos espectadores era um factor a ter em conta. Por isso, quanto menos legendas o filme tivesse, melhor era para os estúdios.

19 Filme Falado O desempenho dos actores, marcado sempre por uma notável pantomina, é substituída por vozes estridentes, muitas delas sem a mesma intensidade dramática que se exigiria. A solenidade de uma cena desaparece com o advento do sonoro. O som do choro substitui a imagem da actriz em sofrimento com todo o aparato típico do filme mudo. Era uma realidade que terminava e outra que dava os primeiros passos.

20 Filme a Cores Quando, no início da década de 30, Herbert Kalmus inventou o tecnicolor, o processo pictórico que tornou a cor em mais um elemento artístico de um filme, alguns produtores revelaram-se pouco receptivos à técnica, receando que a nova paleta cromática colocasse em causa a atenção dos espectadores face à interpretação dos actores e ao desenrolar das histórias. Porém, a partir deste momento, os filmes passaram a transmitir novos sentimentos e a desenvolver ambientes; as cores quentes eram usadas nos westerns, enquanto o azul-escuro, o verde e o roxo passaram a ser uma opção certeira para os dramas mais intimistas. Esta foi a primeira curta-metragem a cores, da Disney

21 Cinema 3-D Filme 3D é um filme onde as imagens são codificadas de forma a dar ao espectador a ilusão de uma terceira dimensão espacial. Com o aparecimento nos últimos anos do 3D Digital, animadores e cineastas podem enganar os nossos olhos de uma forma mais real como se realmente se estivesse a ver o filme através de uma janela entre o mundo real o mundo fantástico do cinema.

22 Conclusão Ladeiro Concluímos, assim, o nosso trabalho sobre a arte cinematográfica. Todos nós gostamos de ir ao cinema, alguns preferem 3-D, outros não; há cinema para todos os gostos, comédia, acção, romance, terror. Achamos que o cinema contribui para a nossa qualidade de vida, pode ser uma distracção dos problemas que temos, ou um “escape” para o stress do dia-a-dia. Seja por isso ou por puro lazer, uma ida ao cinema é sempre bem-vinda!


Carregar ppt "O CINEMA A Influência na nossa qualidade de Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google