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CASE GRUPO FERRARIN Jair Becker Diretor TI Grupo Ferrarin.

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1 CASE GRUPO FERRARIN Jair Becker Diretor TI Grupo Ferrarin

2 Agenda 1 Introdução da Empresa 2 Desafios que motivaram para o projeto
3 Solução Implementada 4 Porque a IBM 5 Resultados e Benefícios

3 Sobre o Grupo Ferrarin O Grupo Ferrarin é formado por 6 empresas, onde 5 atuam no agronegócio e 1 no ramo hoteleiro.

4 Introdução da Empresa Para 2012, estima-se um faturamento de R$800MM.
Atuamos no mercado a mais de 40 anos, com 38 unidades, presentes em 33 cidades no RS e MS. Possui 11 armazéns de recebimento de grãos no RS. Beneficiou mais de pessoas com projetos sociais. Conta com uma carteira com mais de clientes.

5 Maiores & Melhores Revista Exame Reconhecimento
No Melhores & Maiores deste ano da Revista Exame as empresas do Grupo se classificaram em: 5ª Melhor Revenda de Máquinas e Insumos do Brasil, pelo 3° ano consecutivo. 47° No ranking 50 Maiores do Agronegócio na Região Sul do Brasil.

6 Maiores & Melhores Revista Exame Reconhecimento
142° No ranking 400 Maiores Empresas do Agronegócio de todo o Brasil. 618° No ranking Maiores e Melhores Empresas de todo o Brasil em vendas líquidas em 2012.

7 Agenda 1 Introdução da Empresa 2 Dificuldades e Desafios do negócio 3
Solução Implementada 4 Porque a IBM 5 Resultados e Benefícios

8 Problemas Recorrentes
SPAM As regras de SPAM se tornaram uma fonte de problemas. Ao ajustarmos as regras não chegavam alguns s válidos. Gerando grande número de falso-positivos e falso-negativos. Antivírus As ferramentas de antivírus não nos davam segurança quanto a atualização e entrega de , demandando gerenciamento e atualizações constantes.

9 Segurança ACESSOS Problemas de administradores acessando caixas de de outros, sem que tivéssemos um alerta sobre isto. USUÁRIOS A versão do IBM Lotus usada não tinha repositório centralizado de usuários (ids). Problemas com gerenciamento e controle de ids e, consequente, de acesso de usuários.

10 Bases de 250MB Restrições de estrutura nos permitiam disponibilizar apenas 250MB em média para cada caixa de , gerando um grande trabalho quando estas caixas atingiam sua cota máxima. Pressão do usuário para aumento das caixas postais. Backup Altos custos com backup e recuperação de caixas de . Usuários excluam s e queriam recuperar.

11 Administração ICs Gestão de configuração sob responsabilidade da equipe interna, demandando grande esforço para tentar manter o BDGC atualizado. RDM Gestão de mudanças sob responsabilidade da equipe interna, gerando grande envolvimento nas atualizações e aplicações de fixes no ambiente Domino.

12 Central de Serviços Tickets Suporte de primeiro nível era interno com apoio do Parceiro ViaFlow em segundo nível. SLA SLA alto para alguns tipos de incidentes e do envolvimento de muitos recursos internos e externos. LINK Sincronização de Caderno de Endereços dependia do link. Execução fora do horário comercial.

13 Estas dificuldades nos motivaram a procurar uma solução que:
TI com foco no negócio. Escalabilidade/Integração. Menor custo. Qualidade. Sem perder o histórico.

14 Busca por Soluções Acreditando que cloud computing é um caminho sem volta, em 2009 iniciamos uma busca por soluções de colaboração para empresa ( , agenda, chat) que atendesse as nossas necessidades no modelo SaaS. Encontramos ferramentas maduras, porém sem a facilidade na migração de nossas caixas e agendas para um ambiente cloud, neste momento renovamos as licenças Lotus Domino e começamos a não instalar mais clients do Lotus, acessando somente via WEB por meio do inotes. Em 2011 retomamos a pesquisa e identificamos que existiam mais players neste mercado com maturidade, e com possibilidade de migração das nossas bases de dados sem perda do histórico.

15 Agenda 1 Introdução da Empresa 2 Desafios que motivaram para o projeto
3 Solução Implementada 4 Porque a IBM 5 Resultados e Benefícios

16 Solução Implementada IBM SmartCloud Lotus Live
(colaboração + mobilidade + chat) JumpToCloud – ViaFlow (ferramenta de migração para nuvem) Sonian Archiving – eDiscovery (solução integrada para arquivamento de )

17 Solução Implementada Com a migração do legado para nuvem através da ferramenta JUMPTOCLOUD da VIAFLOW foi possível eliminar custos de gestão do histórico:

18 Agenda 1 Introdução da Empresa 2 Desafios que motivaram para o projeto
3 Solução Implementada 4 Porque a IBM 5 Resultados e Benefícios

19 Porque a IBM Usuários já habituados com o Lotus Domino.
Possibilidade da migração da base de e agendas. Acompanhamento de um qualificado parceiro local. Experiência em soluções corporativas. Percebida pelos usuários como sinônimo de qualidade. 25 Gb de espaço por usuário.

20 Agenda 1 Introdução da Empresa 2 Desafios que motivaram para o projeto
3 Solução Implementada 4 Porque a IBM 5 Resultados e Benefícios

21 Retorno Financeiro do Investimento
Custos para ampliação, manutenção e licenciamento do ambiente próprio para 3 anos.

22 ECONOMIA DE R$ ,00 POR ANO ou 75% EM 3 ANOS

23 Retorno Segurança Segurança de acessos indevidos por administradores
Antivírus sempre atualizado Redução drástica de SPAM Controle de s enviados e recebidos

24 Retorno Operacional Ausência de abertura de tickets de incidentes de Redução de tarefas com: atualização de antivírus configuração atualização do servidor de novas funcionalidades – liberação automática Abertura de espaço no dia a dia das pessoas de TI, que conseguiram melhorar os processos internos do setor TI como usuário de colaboração

25 Após esta experiência de sucesso podemos afirmar que
Após esta experiência de sucesso podemos afirmar que *aaS é o modelo para o mundo corporativo.

26 Jair Becker Diretor TI Grupo Ferrarin


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