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APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS.
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É UM PROCESSO CONTÍNUO DE DETECTAR E CORRIGIR ERROS, PORTANTO É UM PROCESSO HEURÍSTICO DE TENTATIVA, ERRO E CONTÍNUA CORREÇÃO DE RUMO.
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AMBIENTE SEM TOLERÂNCIA AO ERRO, É UM AMBIENTE SEM CRESCIMENTO!
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MODELOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
De CICLO SIMPLES ou INCREMENTAL: atinge apenas o nível de estratégias e processos. Também chamado: APRENDIZAGEM RESTRITIVA. De CICLO DUPLO ou TRANSFORMADORA: permite questionar o que se aprende e revisar princípios e valores. APRENDIZAGEM ABRANGENTE.
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CIRCUITOS SIMPLES E DUPLOS DE APRENDIZAGEM
VALORES AÇÕES ERROS CIRCUITO SIMPLES DE APRENDIZAGEM CIRCUITO DUPLO DE APRENDIZAGEM
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De acordo com (ARGYRIS e SCHON, 1996), a APRENDIZAGEM ocorre quando as pessoas experimentam uma situação problemática, investigam-na e encontram soluções de reflexão sobre suas práticas e posterior ação.
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APRENDIZAGEM OCORRE EM AMBAS...
ESTRUTURAS BUROCRÁTICAS: Privilegiam a Ordem e a Manutenção. Reativa e Incremental ESTRUTURA ADHOCRÁTICAS: Favorável as Mudanças e Flexibilidade. Proativa e Transformadora
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MOVIMENTOS DE CONTRA-APRENDIZAGEM...
Argumentação Defensiva: São feitas pelas pessoas nas organizações para a prevenção de constrangimentos. Rotinas Organizacionais Defensivas: São as rotinas, práticas, políticas e ações implantadas nas empresas que as previnem de situações constrangedoras
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Para o processo de aprendizagem individual, precisa ser levado em consideração as crenças e valores das pessoas. Só assim, terá aprendizado!
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De acordo com NONAKA e TAKEUCHI, 1997
O processo de aprendizagem do individual para o organizacional, acontece através da “ ESPIRAL DO CONHECIMENTO” Através de 4 formas de conversão: 1 – Socialização 2 – Externalização 3 – Combinação 4 - Internalização
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Forma de Conversão - SOCIALIZAÇÃO
Através da Observação, Imitação ou Prática. Em geral esse processo acontece com o treinamento no ambiente de trabalho, desenvolvendo ambiente de interação.
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Forma de Conversão - EXTERNALIZAÇÃO
Desenvolvem por meio do uso de metáforas, conceitos, analogias, usadas em geral nos diálogos e reflexões coletivas. Considerada pelos autores, como a melhor forma de conversão para a criação do conhecimento.
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Forma de Conversão - COMBINAÇÃO
De explicito para explicito. Através de documentos, textos, s, revistas entre outros. Normalmente utilizado para aprendizagem formais.
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Forma de Conversão - INTERNALIZAÇÃO
De explícito para tácito. Quando um conhecimento novo é compartilhado com todos na organização, outros colaboradores começam a reformulá-lo e internalizá-lo, usando para alargar, estender e reestruturar seu próprio conhecimento tácito.
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O mais indicado, é que as organizações utilizem-se dos dois estilos de aprendizagem sendo: Explícito e Tácito.
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ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM... São as organizações que propositalmente desenvolvem estratégias para gerenciar o conhecimento ou condições para fortalecer a aprendizagem organizacional de forma contínua, reconhecendo o aprendizado como recurso estratégico.
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Para o aprendizado organizacional ter sucesso, os líderes das empresas precisam conhecer seus colaboradores. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – (CO)
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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
Consiste no estudo sistemático do comportamento humano. Buscando: Explicar, Prever e Controlar o CO. Objetivo principal das organizações: Aumentar a produtividade Reduzir o absenteísmo e a rotatividade Promover a cidadania organizacional.
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PRINCIPAIS VARIÁVEIS CONSIDERADAS PELO CO SÃO:. Estrutura
PRINCIPAIS VARIÁVEIS CONSIDERADAS PELO CO SÃO: * Estrutura * Clima e Cultura Organizacional * Ambiente de Trabalho * Planejamento e * Habilidades Interpessoais
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OPORTUNIDADES E DESAFIOS...
Produtividade e Qualidade Habilidades Humanas Diversidade da força de trabalho Globalização Temporariedade Empowermente – fortalecer o poder do colaborador. Inovação e Mudança Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional Lealdade dos colaboradores Ética Responsabilidade Social.
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COMUNICAÇÃO EFICAZ
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Na Administração Pública volta-se à...
Comunicação Assertiva: Linguagem corporal e verbal, capaz de garantir segurança e credibilidade em reunião aos clientes internos e externos, além de contribuir para a adequada transmissão de informações as equipes de trabalho. Comunicação Eficaz: Linguagem dinâmica, segura e objetiva.
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COMUNICAÇÃO INEFICAZ
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Resultam fenômenos como:
Ruídos: externos como sons, visualizações ou qualquer outro ruído que venha a comprometer a comunicação. Ex: Carros de som em frente as escolas ou ainda, apresentador, vendedor, professor com vestimentas ou acessórios muito chamativos. Bloqueio: Interrupção total ou provisória da comunicação. Ex: falar ao microfone para grandes públicos. Filtragem: Seleção do que o ouvinte quer escutar. Ex: Pegar as mensagens pela metade e replicá-las de acordo com o que interessa ao interlocutor.
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MINIMIZANDO AS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO
Via de mão dupla: Não apenas falar, mas ouvir. Dar atenção completa, inclusive com os olhos e as expressões faciais. Existe o momento certo para se comunicar: É preciso discernimento para saber qual o melhor momento para falar. Precipitação ao responder pode ser prejudicial: Deixe as pessoas completarem suas frases. Esteja aberto à cordialidade: Pratique o respeito. Diga um bom dia, boa tarde, obrigada, por favor, sorria, etc.
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Pratique o Exercício de se colocar no lugar do outro.... EMPATIA!
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Gaudêncio Torquato Defende a idéia de que para se ter uma boa comunicação na Administração Pública, precisamos seguir algumas funções. Nos trás um leque com roteiro de 10 funções.
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Gaudêncio Torquato 1º – A comunicação como forma de Integração Interna – Diapasão. Função: Ajustamento Organizacional. Ambiente com pessoas motivadas em busca do alcance das metas. 2º– A comunicação como forma de Expressão de Identidade – Tuba de Ressonância. Função: Imagem e Credibilidade.
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Gaudêncio Torquato 3 – A comunicação como base de lançamento de valores. Função: Expressão de Cultura. 4 – A comunicação como base de cidadania. Função: Direito à informação. 5 – A comunicação como função orientadora do discurso dos dirigentes. Função: Assessoria Estratégica. Exige dos comunicadores, boa bagagem conceitual e cultural.
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Gaudêncio Torquato 6 – A comunicação como forma de mapeamento dos interesses sociais. Função: Pesquisa. 7 – A comunicação como forma de orientação aos cidadãos. Função: Educativa. 8 – A comunicação como forma de democratização do poder. Função: Política. Detém o poder, quem tem mais informações. 9 – A comunicação como forma de integração social. Função: Social. Unindo em torno de um ideal. 10 – A comunicação como instrumento a serviço da verdade. Função: É tica. Comunicar sempre a verdade.
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A COMUNICAÇÃO PODE SER FORMAL E INFORMAL.
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A COMUNICAÇÃO... FORMAL – Normalmente usada através de cartas, ofícios, comunicação escrita. INFORMAL – Pode ser a comunicação cara a cara ou através do telefone, paredes, distâncias aonde seja possível a comunicação através da fala. De acordo com Bessa (2006), ambas são relações sociais que colocam as pessoas em interação no próprio ato da troca de informações.
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MOTIVAÇÃO MOTIVO PARA A AÇÃO!
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As pessoas são motivadas não somente por estímulos econômicos e salariais, mas também, por recompensas sociais e simbólicas.
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Devido os interesses pelo tema “MOTIVAÇÃO” várias pesquisas e teorias foram desenvolvidas para explicar esse assunto. As principais: - Teoria de Maslow - Teoria de Herzberg - Teoria de McClelland - Teoria ERC - Teoria da Equidade.
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TEORIA DE MASLOW (1908-1970) AUTO - REALIZAÇÃO ESTIMA SOCIAIS
SEGURANÇA BÁSICAS
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FATORES QUE ORIENTAM O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS...
SÃO DOIS: 1 – FATORES HIGIÊNICOS OU EXTRÍNSECOS: Estão no ambiente e abrangem as condições de trabalho. 2 – FATORES MOTIVACIONAIS OU INTRÍNSECOS: Relacionam-se com o cargo e a natureza das tarefas e estão sob controle do indivíduo.
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FRUSTRAÇÕES DAS PESSOAS SATISFAÇÃO DAS PESSOAS
COMPARE... FRUSTRAÇÕES DAS PESSOAS SATISFAÇÃO DAS PESSOAS AUTO-REALIZAÇÃO: Insucesso na profissão, desprazer no trabalho. ESTIMA: Baixo status, baixo salário SOCIAIS: Baixa interação e relacionamento com colegas, chefia e subordinados SEGURANÇA: Tipo e ambiente de trabalho mal - estruturados, políticas imprevisíveis da empresa FISIOLÓGICAS: Confinamento do local de trabalho, remuneração inadequada. AUTO-REALIZAÇÃO: Sucesso na Profissão, prazer no trabalho. ESTIMA: Interação facilitada e prestígio na profissão SOCIAIS: Elevada interação e relacionamento com colegas, chefia e subordinados. SEGURANÇA: Tipo e ambiente de trabalho bem - estruturados, políticas estáveis e previsíveis da empresa FISIOLÓGICAS: Remuneração adequada para a satisfação das necessidades básicas.
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MOTIVAÇÃO... Conjunto de Interações sendo:
1 – Motivos Internos: Desejos das Pessoas. 2 – Motivos Externos: São incentivos que o ambiente, líder pode oferecer para estimular a busca pelo objetivo.
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PRÁTICAS MOTIVACIONAIS...
De acordo com Maximiano – 2010 são elas: 1 – Enriquecimento de Cargos: Mostrar e valorizar cargos ou grupos para que os demais colaboradores tenham vontade, sonho em alcançar aquele posto. 2 – Programas de Incentivos: Associado a campanhas, premiar os colaboradores destaques com viagens, dinheiro, reconhecimento, entre outros.
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PRÁTICAS MOTIVACIONAIS...
3 – Participação nos Lucros e Resultados: Assegurada pela Lei nº10.101, de 19 de dezembro de Aonde obriga que a PLR seja negociada entre colaboradores e empresários.
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Para Motivar, o Líder precisa fazer o papel de COACH
Para Motivar, o Líder precisa fazer o papel de COACH. A preocupação não poderá mais ser somente com o trabalho mas sim, também com as pessoas. Dessa forma, apresentará Desempenho!
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O que é ter Desempenho?
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Mede-se o Desempenho através de diversos indicadores como: - Atingimento de Metas - Resultados - Potencial de Desenvolvimento - Relacionamento - Organização
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Por isso, existem as avaliações de Desempenho
Por isso, existem as avaliações de Desempenho! Elas trazem grandes benefícios para as organizações como: - Avalia do desempenho do colaborador em relação aos objetivos propostos. - Enfatiza o colaborador no cargo. - Melhora a produtividade do colaborador desde que aceita e vista como crescimento de ambas as partes.
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De acordo com COITINHO (2000)
ROTEIRO PARA IMPLANTAR UM PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VOLTADA AO CIDADÃO DEVE: São 15 as recomendações... 1 – Incentivar a formação de uma cultura administrativa centrada no cidadão; 2 – Promover mais liberdade de escolha aos cidadãos, aumentando as opções de serviços;
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De acordo com COITINHO (2000)
3 – Buscar apoio e sustentação política no Congresso, na Presidência, nos Ministérios ou nas Secretarias; 4 – Dispor de lideranças formais ou informais, em todos os níveis hierárquicos; 5 – Planejamento cauteloso a curto, médio e longo prazo utilizando projetos pilotos;
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De acordo com COITINHO (2000)
6 – Consultar Stakeholders: Grupos ou pessoas que tenham interesse no sistema ou organização; 7 – Investir nas pessoas com treinamentos, capital tecnológico e logístico da organização; 8 – Criar parcerias baseadas na unificação de objetivos;
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De acordo com COITINHO (2000)
9 – Compartilhar informações entre os parceiros; 10 – Divulgar e explicar as inovações planejadas, como o cidadão pode utilizar e contribuir para o aperfeiçoamento; 11 – Segmentar a base de cidadãos-usuários;
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De acordo com COITINHO (2000)
12 – Estabelecer padrões de atendimento e acompanhar a satisfação dos cidadãos; 13 – Promover Feedbacks e analisá-los corretamente com profissional qualificado; 14 – Monitorar o projeto, fazendo os ajustes necessários; 15 – Comunicar os resultados obtidos a sociedade e a quem possa interessar.
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FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
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ÊNFASE NO COLABORADOR! RELAÇÕES INTERPESSOAIS! DESAFIOS?
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GERENCIAR TALENTOS!!!
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OS GESTORES DE PESSOAS PRECISAM...
Compreender a importância das pessoas para a realização dos objetivos organizacionais; Estabelecer a relação entre o planejamento estratégico e o de pessoas; Desenvolver habilidades no relacionamento interpessoal.
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DESENVOLVER RELAÇÕES INTERPESSOAIS??? QUAL O OBJETIVO?
Trabalhar a auto - motivação dos colaboradores; Desenvolver espírito de cooperação e trabalho em equipe; Propor reflexões sobre o clima e cultura organizacionais. OBS: Artigo da colunista Luisa Lessa “A Importância das Relações Interpessoais no Mundo do Trabalho”
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PSICÓLOGO E EDUCADOR FRANCÊS PIERRE WEIL (1971)
JÁ PREGAVA EM 1971, OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA RELAÇÃO INTERPESSOAL SENDO: 1 – Respeitar o próximo como ser humano; 2 – Evitar cortar a palavra de quem fala, esperar sua vez; 3 – Controlar as suas reações agressivas, evitando ser indelicado ou irônico;
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PSICÓLOGO E EDUCADOR FRANCÊS PIERRE WEIL (1971)
4 – Evitar o “pular” por cima de seu chefe imediato, quando o fizer dar explicação; 5 – Procurar conhecer melhor os membros de seu grupo, a fim de compreendê-los; 6 – Evitar o tomar a responsabilidade atribuída a outro, a não ser a pedido deste ou em caso de emergência;
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PSICÓLOGO E EDUCADOR FRANCÊS PIERRE WEIL (1971)
7 – Procurar a causa das suas antipatias a fim de vencê-las; 8 – Estar sempre sorridente; 9 – Procurar definir bem o sentido das palavras no caso de discussões em grupo, para evitar mal entendido; 10 – Ser modesto nas discussões, pensar que talvez o outro tenha razão e, senão, procurar compreender - lhe as razões.
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E OS CLASSIFICA EM DOIS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES SENDO:
Para MAXIMIANO... “TODA ORGANIZAÇÃO É UM GRUPO DE PESSOAS E MUITAS ORGANIZAÇÕES SÃO AGLOMERADOS DE GRUPOS”. E OS CLASSIFICA EM DOIS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES SENDO: Grupos Formais Grupos Informais
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Para MAXIMIANO... GRUPOS INFORMAIS GRUPOS FORMAIS
São os formados pelos gerentes das organizações. Cada pessoa no seu cargo. Existem dois tipos de Grupos Formais: Permanentes: Colaboradores oficialmente no organograma da empresa. Temporários: Contratados temporariamente para determinados projetos ou serviços. Não tem Gerentes. Existe naturalmente líderes dentro desses grupos. Os dois tipos mais importantes de Grupos Informais são: Grupos de Interesse: Independente de terem amizade. Grupos de Amizade: Surgem por interesses, afinidades, etc.
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EVOLUÇÃO DOS GRUPOS De acordo com Bruce W. Tuckman:
1 - Formação: Estágio inicial da vida em grupo 2 – Tempestade: É a fase de Conflito 3 – Normatização: É o estágio da criação de normas de convivência 4 – Desempenho: É a condição de um grupo maduro, que superou com sucesso as fases anteriores 5 – Encerramento: Estágio final em que o grupo se desmobiliza e encerra suas atividades.
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Logo, PESSOAS SÃO OS RECURSOS
Logo, PESSOAS SÃO OS RECURSOS. A FORMA COMO AS PESSOAS INTERAGEM PARA REALIZAR AS ATIVIDADES, É O PROCESSO!
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“Só existe equipe, quando todos conhecem os objetivos, estão cientes da necessidade de alcançá-los e desenvolvem uma visão crítica a respeito do desempenho de cada um do grupo como um todo” Roberto Shinyashiki.
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Lembrando que: Conforme publicado pela Universidade de Salvador – BA
Lembrando que: Conforme publicado pela Universidade de Salvador – BA... A Dominância Cerebral varia de Pessoa para Pessoa, o que impacta diretamente as Ações em Grupo!
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ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO HUMANO
Hemisfério Esquerdo: Habilidades Racionais. (Superior e Inferior) Hemisfério Direito: Habilidades Emocionais. DINÂMICA.
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CARACTERÍSTICAS DO CÉREBRO HUMANO.
SUPERIOR DIREITO: IMAGINA, ESPICULA, CORRE RISCO, É IMPETUOSO, QUEBRA REGRAS,. ADORA VENDER IDÉIAS E TER MUITO ESPAÇO. SUPERIOR ESQUERDO: ANALISA , QUANTIFICA, É LÓGICO E REALISTA. GOSTAM DE NÚMEROS, ENTENDEM DE DINHEIRO, SABE COMO AS COISAS FUNCIONAM. INFERIOR ESQUERDO: TOMA PROVIDÊNCIAS, FAZ ACONTECER, É CONFIÁVEL, ARRUMADO E PONTUAL, PLANEJA, ORGANIZA. GOSTA DE ESTAR NO PODER. INFERIOR DIREITO: É CURIOSO, BRINCA, É SENSÍVEL, GOSTA DE ENSINAR, TOCA MUITO AS PESSOAS, É EMOCIONAL E EXPRESSIVO, FALA MUITO. GOSTA DE TRABALHAR EM SOCIEDADE.
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NESTE MUNDO GLOBALIZADO, TRABALHAR EM EQUIPE É UMA EXIGÊNCIA
NESTE MUNDO GLOBALIZADO, TRABALHAR EM EQUIPE É UMA EXIGÊNCIA. O TRABALHO EM EQUIPE AUMENTA A PRODUTIVIDADE, POSSIBILITANDO RESULTADOS MAIS RÁPIDOS, ESTIMULANDO O DEBATE, TORNANDO A EMPRESA MAIS COMPETITIVA.
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DESAFIOS? ADMINISTRAÇÃO MADURA DOS CONFLITOS; GESTÃO DE MUDANÇAS CONSTANTES; CULTIVAR UM BOM CLIMA ORGANIZACIONAL E RESPEITAR AS CULTURAS ORGANIZACIONAIS.
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“ “CULTURA ORGANIZACIONAL SIGNIFICA UM MODO DE VIDA, UM SISTEMA DE CRENÇAS, EXPECTATIVAS E VALORES, UMA FORMA DE INTERAÇÃO E RELACIONAMENTO TÍPICOS DE DETERMINADA ORGANIZAÇÃO” (CHIAVENATTO – 2009)
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“A CULTURA ORGANIZACIONAL NÃO É ALGO PRONTO E ACABADO, MAS ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, DE ACORDO COM SUA HISTÓRIA, OS SEUS ATORES E COM A CONJUNTURA” (VERGASTA 2001 – LIMA E ALBANO 2002)
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DE ACORDO COM LIMA E ALBANO 2002
DE ACORDO COM LIMA E ALBANO MESMO ESTANDO INSERIDAS EM UM MESMO CONTEXTO SÓCIO – ECONÔMICO – CULTURAL, AS ORGANIZAÇÕES PODEM APRESENTAR CARACTERÍSTICAS SINGULARES. PRECISAMOS PRESTAR ATENÇÃO AOS CHAMADOS “SINTOMAS CULTURAIS”.
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SINTOMAS CULTURAIS... O perfil dos líderes e clientes internos;
O tipo de liderança predominante; Os ritos e símbolos presentes nas relações; Os tipos de comunicação adotados; A filosofia que guia a política de gestão; O clima organizacional; O modelo de gestão que recebem; O comprometimento de seus colaboradores; A sub-cultura local com suas respectivas crenças e tabus; A coerência entre a missão da organização e as atitudes comportamentais de seus colaboradores; A interferência real da cultura nacional e regional na cultura da organização.
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O FATO É QUE A PARTIR DE 1990 FOI E ESTÁ SENDO, CADA VEZ MAIS DIFUNDIDO A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS SE ADAPTAREM AS NOVAS DEMANDAS DOS AMBIENTES. REALIDADE ESTA, MUITO DIFERENTE DA DÉCADA PASSADA!
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GERANDO MUITOS CONFLITOS...
CONSTRUTIVOS E DESTRUTIVOS. PODERÁ SER RESOLVIDO DE TRÊS MANEIRAS: 1 – GANHAR / PERDER: Uma das partes vence o conflito e frustra a outra. 2 – PERDER / PERDER: Cada parte desiste e ambas perdem. 3 – GANHAR / GANHAR: Ambas as partes identificam soluções e juntos chegam a um acordo para alcançarem os objetivos.
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Vamos ser Maduros o Suficiente e aderir a Resolução GANHAR / GANHAR
Vamos ser Maduros o Suficiente e aderir a Resolução GANHAR / GANHAR. Boa Sorte! Rose Amorim
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