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Editoração Eletrônica e Diagramação
Aula 001 Breve histórico da editoração eletrônica e princípios básicos de diagramação de impressos
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Editoração Eletrônica e Diagramação
Editoração e Diagramação São conceitos próximos, porém, um pouco diferentes. • Diagramação, é a disposição dos objetos (textos, ilustrações e imagens) no layout de uma página. • Editoração (eletrônica) é o processo, que inclui a diagramação desse layout.
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Afinal, o que é Diagramação? Também chamada de maquete, boneca ou espelho, ela é o projeto de trabalho através do qual será feita a editoração ou paginação de um impresso. Definindo, é a junção de textos a ilustrações, imagens, tabelas ou gráficos respeitando uma programação visual estabelecida anteriormente, tendo como foco principal a hierarquia das informações, equilíbrio entre textos e outros elementos, cores e também a tipografia utilizada.
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E Editoração? Tendo em mãos o texto, o material publicitário, fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, o editor cuida de distribuir esse material pelas páginas. Ele tem que ter em mente o espaço que cada página lhe proporciona para ser coberto.
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Objetivo • Levar a informação ao usuário final de forma clara. • A boa estrutura ou estética deve ser utilizada para guiar a leitura.
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Muito importante dizer: A escolha de uma entre as muitas técnicas conhecidas é fruto de uma atitude sensata e responsável, é imprescindível não apenas o conhecimento teórico sobre elas, mas também conhecer onde o produto final vai chegar.
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Muito importante dizer: Os recursos de editoração eletrônica e diagramação colocam à disposição de quem dela se utiliza, um vasto repertório de formas de expressão, que abrangem desde a utilização pura e simples de traço e ponto até os mais complexos efeitos tridimensionais.
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Primórdios Ao longo da história, os modos de expressão por meio de imagens evoluíram desde os desenhos pictográficos do homem pré-histórico gravados em pedras e cavernas, até as mais complexas formas de expressão da nossa realidade atual.
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Primórdios Primitivamente o processo de editoração sem o uso de computador era um processo cheio de etapas manuais e bastante complicado. Exigindo destreza e experiência para a execução das tarefas. Com o surgimento de computadores e softwares específicos, a editoração passou a ser feita em um processo muito mais acelerado, eliminando-se o trabalho manual para se obter as "matrizes" que serão usadas na impressão.
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Primórdios Quando surgiram, na metade dos anos 80, os programas de editoração eletrônica, eles eram considerados uma ferramenta restrita apenas a especialistas que atuavam em empresas do ramo editorial.
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No Brasil 1810 1888
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No Brasil 1934 1945
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No Brasil Década de 40 • Influência dos argentinos (que tinham uma estrutura similar as escolas clássicas), principalmente com o cálculo de textos; • Usavam e abusavam de ornamentos, negativos, excessos de linhas e boxes; • As laudas não eram padronizadas.
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No Brasil Década de 50 • Se caracteriza pela disposição RIGIDAMENTE FORMAL do espaço (influência Soviética), das massas e dos volumes. • Valoriza-se o branco. Eliminam-se linhas e excesso de enfeites.
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No Brasil Final da década de 50 • Mudanças propostas e colocadas em prática por Amilcar de Castro, um escultor brasileiro que circulava por galerias de arte americanas.
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No Brasil Influências de Amilcar de Castro: • Prevalece os conceitos de diagramação de precisão para manter a fidelidade do projeto gráfico e estabelecer um uso racional do espaço gráfico.
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No Brasil Influências de Amilcar de Castro: • cria jogos de matérias simétricas com outras assimétricas; • retira quase todos os fios; • amplia o claro (canal) entre as colunas; • adota títulos em caixa baixa; • padroniza o tamanho e tipo de fontes; • valorização do material fotográfico.
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No Brasil
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Beaux-Art (a) Arts & Crafts (di | a) Art Nouveau (di | a) Construtivismo Russo (p | f) De stijl (di) Bauhaus (di | a) Art Déco (a) *Vernacular (a) *New Wave (t | c | m) Cubismo (p)
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Beaux-Arts
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Arts & Crafts
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Art Noveau
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Construtivismo Russo
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Movimentos que evoluíram a diagramação: De Stijl
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Bauhaus
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Art Déco
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Vernacular
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Movimentos que evoluíram a diagramação: New Wave
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Cubismo
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Evolução Gráfica Séc. XVIII e Séc. XIX 1920 a 1940 1960 1970 a ... Distanciamento entre jornais e livros Processo de paginação Alterações no layout Presença do fotojornalismo Introd. de conceitos de composição Hierarquização do conteúdo Ênfase no design e no projeto gráfico TV e offset Nasce o design de jornais Interesse dos leitores pelo grafismo Equilíbrio entre forma e conteúdo Infografia, cor, sumário.
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Evolução Gráfica
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Design Editorial O design editorial promove a organização na forma de projeto gráfico das informações e o aspectos da publicação, concebendo e propagando a identidade do periódico, por meio da diagramação, um grid, imagens, anúncios, organização dos elementos, entre outras características.
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Design Editorial (Projeto Gráfico) Conceito gráfico geral da publicação que ao ser definido, deverá ser replicado pela diagramação.
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Design Editorial Componentes relevantes: • Organização do conteúdo; • Padrão visual; • Definição da estrutura.
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Design Editorial Componentes do layout: • Capa e/ou Marca; • Cores; • Formato; • Imagens; • Grid; • Composição (critérios); • Tipografia; • Estilo gráfico.
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Design Editorial • Capa e/ou Marca • Associada à estrutura da capa é a primeira identificação visual sobre um produto editorial; • Pode ser composta por logotipo; • Geralmente, tanto jornais diários quanto revistas apresentam apenas um logotipo como sua marca;
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Design Editorial • Capa e/ou Marca
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Design Editorial • Formato • Podem ser predefinidos, a sua escolha será de acordo as questões pautadas. • Delimitado pela margem e mancha gráfica. • Formatos conhecidos: Tablóides e Broadsheet.
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Design Editorial • Formato
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Design Editorial • Grid • Sistema modular de organização e dinamização do conteúdo; • Rede de linhas-guia relativas aos eixo axial do documento; • Preocupação com a legibilidade do componente textual do periódico.
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Design Editorial • Grid
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Design Editorial • Tipografia • Elemento mais importante no design de um impresso; • Compreende tanto a criação quanto a composição de caracteres para transmitir mensagens
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Design Editorial • Tipografia 1. Presença de serifa na fonte; 2. Design particular da fonte (estilo); 3. Composições de letras em caixa alta e baixa; 4. Espaçamento entre letras (kerning); 5. Espaçamento entre linhas (leading);
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Design Editorial • Tipografia 6. Extensão da coluna; 7. Alinhamento dos parágrafos do texto; 8. Relação entre figura (tipografia) e o fundo.
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Design Editorial • Tipografia (IS) • Adequação da tipografia à funcionalidade do projeto gráfico; • Limitação da quantidade de tipos de fonte utilizados em um periódico; • Escolha do estilo tipográfico certo para promover a legibilidade.
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Design Editorial • Tipografia (Cuidados) • Uso de Capitulação; • Uso de recuos; • Uso de boxes; • Atenção ao uso de negrito, itálico e sublinhado.
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Design Editorial • Cores • Qual a sua influência perante o público-alvo; • Serve para diferenciar, evidenciar ou camuflar determinados elementos da página; • Paleta de cores específica para transmitir a identidade da publicação.
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Design Editorial • Cores
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Design Editorial • Imagens
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Design Editorial • Imagens > Fotografia • Grande poder expressivo e informativo; • O editor deve pensar visualmente e o fotógrafo editorialmente para uma perfeita integração entre imagens e textos; • Quanto mais expressiva ou sintética em relação ao conteúdo seja a foto, maior destaque ela deve possuir na página.
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Design Editorial • Imagens > Fotografia
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Design Editorial • Imagens > Ilustração • Maior poder de interpretação, pois muitas vezes exprimem a opinião de um autor; • Podem auxiliar na descrição de eventos complexos, de difícil explicação; • Podem possuir forte teor informativo (ilustrações informativas), quanto opinativo (charges e tirinhas).
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Design Editorial • Imagens > Ilustração
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Design Editorial • Imagens > Infográficos • Representações visuais da informação que podem utilizar textos, ilustrações e fotografias; • Capaz de simplificar processos ou ocorrências complexas ou peculiares, que não podem ser "vistos" facilmente pelos leitores; • Maior capacidade de fixação do conteúdo na mente do leitor.
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Design Editorial • Imagens > Infográficos
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Design Editorial • Imagens > Tabelas ou Gráficos • Maior capacidade de fixação do conteúdo na mente do leitor ao se fazer comparações.
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Design Editorial • Imagens > Tabelas ou Gráficos
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Design Editorial • Composição (critérios) • Toda composição é, em si, uma mensagem; • A padronização dos critérios de composição transmitem melhor a personalidade gráfica de um jornal, por exemplo.
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Design Editorial • Estilo gráfico • Coerência estilística dos elementos que compõem o projeto gráfico; • Pode variar em cada página ou edição de uma publicação; • Quanto mais conciso, maior a capacidade de reconhecimento futuro do leitor.
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Design Editorial contemporâneo • Valorização do conteúdo pela organização da página; • Modulação como forma de padronização da diagramação; • Divisão dos conteúdos em peças para os diferentes gêneros; • Rigor no uso da tipografia • Sensatez no uso de cores e respeito aos preceitos da informação; • Uso eficiente da infografia.
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