A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expressionismo Abstrato

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expressionismo Abstrato"— Transcrição da apresentação:

1 Expressionismo Abstrato
Período Industrial Eletro-Eletrônico Expressionismo Abstrato

2 EXPRESSIONISMO ABSTRATO
MANEIRISMO EXPRESSIONISMO ABSTRATO Com a 2ª Guerra Mundial, cresce muito o fluxo de intelectuais e artistas que migram da Europa para os Estados Unidos em busca de asilo. Isso provoca uma mudança intelectual muito rápida na arte e cultura norte-americana. O cenário norte americano contava com poucas ações no território cultural e artístico moderno: no ano de 1913 acontece evento Armory Show e nesse mesmo período acontecem ações de grupos nas galerias (Photo Secession). Cria-se bases para a discussão de uma nova inserção norte-americana paralela à Pop Art, que na verdade havia surgido em paralelo importante na Europa com a vinda da Escola Bauhaus alemã para Chicago. Joseph Albers elabora um tipo totalmente abstrato de pintura que batiza de Hard Edge, mas também compreendida por Expressionismo Geométrico. Em 1952 o crítico de arte Harold Rosemberg analisa o trabalho do jovem Jackson Pollock e enxerga nele outro tipo de pintura: o Expressionismo Abstrato. Pollock estabelece um novo modo de trabalho em pintura que vê a extensão da tela como um mural que se pode construir na horizontal ao contrário do eixo vertical comum dos cavaletes de pintura. Esse método, descoberto quase por acidente, se forma a partir do gotejamento de camadas sucessivas de tinta que se torna conhecido pelo nome em inglês: Dripping Ao lado de Pollock, destacam-se como expressionistas abstratos: Willelm de Kooning; Frans Kline, Robert Motherwell e Mark Tobey. E na Europa o artista.

3 ROMANTISMO MANEIRISMO
A pintura pode ser apontada como uma das expressões mais legítimas do Romantismo. Inspirada pela literatura, ela reforça esse sentido de subjetividade tratando as cenas e os personagens de maneira extremamente dramática e idealizada. Buscam no exótico, no fantástico e onírico, suas fontes de inspiração. A melhor tradução disso é encontrada nas viagens que fazem os artistas para a Ásia, África e para as Américas, de onde vinham imagens e costumes que se tornavam modismos na Europa. O encantamento provocado por essas imagens correspondia à medida do Romantismo enquanto estilo que acompanhou de perto a exploração comercial e trocas entre a Europa e suas colônias. O pintor funcionava nessas ocasiões como olho da população européia. Era uma espécie de repórter de imagens, decodificador visual de culturas. Destacam-se os pintores franceses Delacroix, com suas figuras étnicas, costumes e modos dos povos da Argélia e Marrocos, além de sua atenção para o forte culto revolucionário e nacionalista. Além dele, Ingres, influenciado pelo Neoclassicismo também trabalharia o teor sensível do Romantismo. Da Inglaterra, viria o furor onírico de Henry Fussli, bastante influenciado por Shakespeare e Michelangelo. William Blake entraria para o grupo de literatos também ligados à expressão plástica produzindo aquarelas extremamente bem cuidadas e de teor fantástico e religioso. Na Espanha, o Romantismo contará com a visão ácida de Francisco Goya y Luciendes. Mais conhecido como Goya, pratica a diversidade de técnicas entre pintura e desenho e gravura, que trazem em comum o transbordamento de conteúdos de crítica social.

4 ROMANTISMO MANEIRISMO
A escultura Romântica presta-se à uma fusão entre Romantismo, Realismo e Neoclassicismo aparecendo sob a forma de grandes monumentos de cunho nacionalista. Seu principal representante é Antoine-Louis Barye. A arquitetura faz ressurgir, com todo vigor, o olhar que a Inglaterra já havia lançado desde o século XVIII, para o Gótico como fonte representativa da religiosidade do povo. Surge então a Arquitetura Neogótica, que espelhava a arquitetura religiosa popular contrapondo-se ao domínio de prédios oficiais da arquitetura Neoclássica. Neste período, o oficial era representado pelo Neoclássico, enquanto que o religioso e popular eram feitos pelo Neogótico. A valorização do complexo sistema construtivo Gótico, além do seu valor de culto, atraiu o interesse do arquiteto e engenheiro Viollet-le-Duc, também escritor e profundo pesquisador dos monumentos góticos. Viollet-le-Duc difunde os primeiros experimentos do ferro na construção como elemento mais elástico e de potencialidades parecidas com a plástica apresentada pelo estilo Gótico. Na Alemanha, destacam-se Gottfried Semper e Friedrich Schinkel.

5 ROMANTISMO William Blake Caspar David Friedrich Henry Fuseli
Eugene Delacroix Theodore Gericault J.M.W. Turner

6 ROMANTISMO William Blake O Velho Dia (1794)
Gravura de Água-Forte e Aguada 23.3 x 16.8 cm British Museum, London.

7 ROMANTISMO William Blake
O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestido de Sol ( ) Watercolor 34.3 x 42 cm Brooklyn Museum, New York

8 ROMANTISMO Jacques-Louis David A Morte de Marat (1793) Òleo sobre tela
165 x cm Musees Royaux des Beaux-Arts de Bélgica.

9 ROMANTISMO Jacques-Louis David Monsieur Lavoisier e sua Esposa (1788)
Òleo sobre Tela The Metropolitan Museum of Art, New York.

10 ROMANTISMO Jacques-Louis David Hector Mourning de Andromache (1783)
Óleo sobre Tela Museu do Louvre, Paris

11 ROMANTISMO Jacques-Louis David Napoleão em seu estúdio (1812)
Óleo sobre Tela (203.9 x cm) The National Gallery of Art, Washington, D.C.

12 ROMANTISMO Jacques-Louis David - As Sabinas ( ) Óleo sobre Tela - Museu do Louvre, Paris.

13 ROMANTISMO Jacques-Louis David - Madame Recamier (1800)
Óleo sobre Tela 244 x 75 cm - Museu do Louvre, Paris.

14 ROMANTISMO Eugene Delacroix – A morte de Sardanapal (1827) Óleo sobre Tela x 496 cm –Museu do Louvre, Paris

15 ROMANTISMO Theodore Gericault – A Balsa de Medusa (1819)
Óleo sobre Tela x 716 cm Museu du Louvre, Paris.

16 ROMANTISMO Joseph Mallord William Turner - Ulysses abordando Polyphemus - (1829) – Óleo sobre Tela x 203 cm National Gallery, London.

17 ROMANTISMO Joseph Mallord William Turner – Paisagem com Rio e
Baía a distância – ( ) – Óleo sobre Tela - 94 x 123 cm – Museu du Louvre, Paris.


Carregar ppt "Expressionismo Abstrato"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google