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Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”

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Apresentação em tema: "Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”"— Transcrição da apresentação:

1 Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Faculdade de Tecnologia Senai/ Curitiba Professora Susan Brodhage Sant´Anna

2 Final do Século XVIII- Início Séc XIX
Revolução Francesa 1789 Era da Razão Período de questionamentos Arte sendo questionada, estilos sendo questionados. Sociedade sendo questionada 1ª Revolução Industrial ( ) Desejo de originalidade. Regência Inglesa ( Príncipe de Galles- George IV) 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

3 Rupturas e Inovações O estilo Barroco e Rococó de arquiteturas foram considerados símbolos de um tempo para se esquecer após a revolução Francesa. “ Os homens da revolução gostavam de se considerar cidadãos livres de uma Atenas ressurgida.” (GOMBRICH, pg.378) Napoleão = Império = Estilo Neoclássico Gótico ( Romantico) + Helenístico ( Neoclássico)( Arquitetura) Pintura e Escultura => Academias (palavra que designava o lugar onde Platão ensinava seus discípulos) Exposições ( Paris e Londres) Espetacularização e Pretensão X Simples e Sincero Conflitos entre os aceitos e não aceitos Surgimento de novos temas: descaso pelos temas tradicionais da pintura. 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

4 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Strawberry Hill, residência de campo de Horace Walpolle ( estilo gótico + romântico)

5 Monticello, Residência de Thomas Jefferson, Virgínia-EUA, 1796-1806
2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Monticello, Residência de Thomas Jefferson, Virgínia-EUA, ( projetado pelo próprio, estílo helênico)

6 Jacques Louis David (1748-1825)
Artista oficial do Governo Revolucionário 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

7 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico DAVID, Retrao de Maria Antonieta a caminho da Guilhotina. 1793, (esboço a bico de pena)

8 DAVID, Jacques Louis. A morte de Marat. 1793- Museu de Bruxelas
2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico DAVID, Jacques Louis. A morte de Marat Museu de Bruxelas

9 DAVID, Jacques Louis. Napoleão.
1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico DAVID, Jacques Louis. Napoleão.

10 GOYA, Passeio por Andaluzia, 1776
2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico GOYA, Passeio por Andaluzia, 1776

11 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Goya, Maja desnuda,

12 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Goya, Maja vestida,

13 GOYA, Francisco. O fuzilamento de 3 de maio, 1814.
2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico GOYA, Francisco. O fuzilamento de 3 de maio, 1814.

14 Goya : Los desastres de la guerra
1 2 Série de 82 gravuras ( ) Guerra da Indepêndencia Espanhola 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

15 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Goya, Da série los desastres de la guerra:, nº30: Estragos da Guerra, água forte, 1810

16 Goya, n°05: “E são Feras”, água forte ,1810
2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Goya, n°05: “E são Feras”, água forte ,1810

17 Goya, nº33: Que se tem que hazer mais?, água forte ,1810
2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Goya, nº33: Que se tem que hazer mais?, água forte ,1810

18 William Blake Ilustrador de “ A Divina Comédia” de Dante Alighieri
1 Ilustrador de “ A Divina Comédia” de Dante Alighieri Aluno da The Royal Academy ( Londres) Caráter Libertário: Songs of Innocence and of Experience 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

19 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico BLAKE, Dante e vírgílio nos portões do Inferno ( A Divina Comédia), Gravura, s/data

20 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico BLAKE, Beatriz Addressing Dante ( A Divina Comédia), Calcogravura, s/data

21 BLAKE, Canções da Inocência e da Experiência, Capa
1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico BLAKE, Canções da Inocência e da Experiência, Capa

22 BLAKE, O Ancião dos Dias, Calcogravura, 1794
2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico BLAKE, O Ancião dos Dias, Calcogravura, 1794

23 1 2 3 4 BLAKE, Eva e a Serpente, 1799-1800 História da Arte 2
Neoclássico BLAKE, Eva e a Serpente,

24 BLAKE, A escada de Jacó, 1808- aquarela sobre papel
2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico BLAKE, A escada de Jacó, aquarela sobre papel

25 BLAKE, Pestilence: Death of the First-Born, Gravura, s/data
1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico BLAKE, Pestilence: Death of the First-Born, Gravura, s/data

26 1 Para Blake não existem mais “as artes” ( pintura, escultura, etc.) , e sim “a Arte”, pura atividade do espírito, que escapa à matéria. 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

27 A Arte Moderna segundo Argan:
A Arte Moderna nasce na cultura artística do Iluminismo*, cujos temas fundamentais eram: A recusa da retórica figurativa Barroca e da Função comemorativa tradicional da figuração alegórica e histórico- religiosa; 2) A busca de uma lógica da representação formal e de uma funcionalidade puramente social da arte: por conseguinte, desenvolvimento dos “ gêneros” mais apropriados para a análise da realidade natural ( paisagem) e social ( retrato) 3) A autonomia e especialização profissional dos artistas 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico *Movimento Intelectual que surgiu na Europa no séc. XVIII, com os ideais de Liberdade, Fraternidade e Igualdade. (John Locke, Rousseau, Voltaire, etc.)


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