A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAIXA ECONÔMICA FEDERAL"— Transcrição da apresentação:

1 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
INFORMÁTICA

2 SISTEMAS OPERACIONAIS
Um sistema operacional é o mais importante programa que roda em um computador, trata-se de um conjunto de ferramentas que torna possível o uso de um computador, serve de intermediário entre o Hardware e os Softwares. Ele reconhece dados inseridos pelo mouse e teclado, lendo e armazenando dados nos meios de estoragem, enviando informações para o monitor, executa programas, contola periféricos como impressora, scanner, webcam e etc.

3 O sistema operacional é constituído por um Kernel (também chamado de núcleo) e um conjunto de ferramentas, que tornam possível seu uso. Sem um sistema operacional, todos os programas desenvolvidos deveriam saber se comunicar com a parte física do computador (hardware). Imagine um jogo sendo rodado em um computador sem sistema operacional, ele teria que saber como se comunicar com todo o hardware da máquina, como processador, placa de som, placa de vídeo, teclado, mouse entre outros. Tudo isso tornaria seu desenvolvimento muito demorado e despendioso, até mesmo pelo fato de que os componentes que compõem um computador não são produzidos de forma padrão, um exemplo são as placas de vídeo, elemento essencial para os jogos de ultima geração, que podem possuir características diferentes umas das outras como maior memória, maior capacidade de transferência de dados, maior capacidade de processamento, o desenvolvedor de programas deveria saber lidar com todos ou pelo menos a maioria deles para satisfazer os usuários.

4 Com o sistema operacional, os programas não precisam de informações sobre o hardware, já que todos os componentes são instalados, tudo o que o programa faz é chamar a função do kernel e o sistema operacional cuida da comunicação, repassando os resultados. Cada sistema oparacional pode ter uma linguagem de programação distinta, por isso é muito comum vermos um programa feito para um não funcionar em outro. Exemplo disse são os programas do Pacote Office da Microsoft somente rodar nos Sistemas Operacionais Windows e não rodar no Linux. Existem vários tipos de sistemas operacionais, alguns exemplos são: DOS, Windows95/98, Windows NT/2000, Windows XP, Novell Netware, Mac OS, UNIX, Linux.

5 Abaixo temos os logos dos sistemas operacionais Windows e Linux:
Entres os sistemas operacionais citados acima o mais conhecido é o DOS, Linux e os da família Windows. Abaixo temos os logos dos sistemas operacionais Windows e Linux: Windows Linux

6 O sistema operacional é capaz de:
Todo computador precisa de um Sistema Operacional (SO) que faça a parte física(Hardwares) funcionar corretamente. O Sistema Operacional controla as principais funções do computador, como ligar, processar os dados, instalar novos periféricos. O sistema operacional é capaz de:  administrar os dispositivos de hardware  administra a manutenção dos dados  dar suporte a outros programas  proporcionar uma interface entre o usuário e o computador

7 OBS: o Linux, Unix possuem o código fonte aberto, distribuídos gratuitamente pela internet, portanto muitos programadores criam várias versões para o Linux, Unix. Kurumin e Red Hat são apenas uma delas. Já o Windows possuí código fonte fechado e somente a Microsoft que o produz, modifica e lança novas versões como Windows XP, Windows 7, Windows Vista, etc. O que é GNU/Linux Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware e software. O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional.

8 Mandriva Slackware Xandros
Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM. Tipos de Linux: Mandriva Slackware Xandros Debian Kurumin Ubuntu

9 GNU / Linux x Windows A diferença mais marcante entre Linux e Windows é o fato do Linux ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. Enquanto que o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e você ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo. Você não precisa pagar nada para usar o Linux! Não é crime fazer cópias para instalar Linux em outros computadores. A vantagem de um sistema de código aberto é que ele se torna flexível às necessidades do usuário, tornando assim suas adaptações e "correções" muito mais rápidas. Lembre-se que ao nosso favor, temos milhares de programadores espalhados pelo mundo pensando apenas em fazer do Linux um sistema cada vez melhor. O código-fonte aberto do Linux permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona, corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria, esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, assim como da compatibilidade com novos hardwares, sem falar de sua alta performance e de sua estabilidade.

10 VERSÕES DO WINDOWS  Windows 1.0 Windows 1.0 era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS e foi lançado em 20 de Novembro de 1985.  Windows 2.0 O Windows 2.0 foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de apresentar mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, embora os computadores daquela época eram ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade.  Windows 2.1 Em 27 de Maio de 1988, foi lançado o Windows 2.1, que era apresentado em 7 disquetes de alta densidade de 3,5" de 720 KB cada um, e era nada mais do que o Windows 2.0 reformulado.

11  Windows 3.x O Windows 3.0 foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft e foi lançado em 22 de Maio de Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo.  Windows 95 É o primeiro S.O. de 32 bits e foi lançada em 24 de Agosto de Ele era um Windows completamente novo, e de nada lembra os Windows da família 3.xx. O salto do Windows 3.0 ao Windows 95 era muito grande e ocorreu uma mudança radical na forma da apresentação do interface. Introduziu o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. Nesta versão, o MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já consegue activar-se sem precisar da dependência prévia do MS-DOS.  Windows NT O Windows NT foi lançado pela primeira vez pela Microsoft em 1993 com o objectivo principal de fornecer mais segurança e comodidade aos utilizadores de empresas e lojas (meio corporativo), pois as versões do Windows disponíveis até então não eram suficientemente estáveis e confiáveis.

12 Windows 98 Esta versão foi lançada em 25 de Junho de 1998
Windows 98 Esta versão foi lançada em 25 de Junho de Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Windows ME Foi lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000, sendo esta a última tentativa de disponibilizar um sistema baseado, ainda, no antigo Windows 95. Essa versão trouxe algumas inovações, como o suporte às máquinas fotográficas digitais, aos jogos “multi-player” na Internet e à criação de redes domésticas (home networking). Introduziu o Movie Maker e o Windows Media Player 7 (para competir com a Real Player) e actualizou alguns programas. Possuía a Restauração de Sistema (um programa que resolvia problemas e corrigia bugs). Introduziu o Internet Explorer 5.5.  Windows 2000 O lançamento desse Windows, em Fevereiro de 2000, que também era chamado de Windows NT 5.0 marcou o começo da era NT(New Tecnology) ainda com falhas de segurança, como, por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, o que facilitava a ação de hackers e invasores.

13 WIndows XP É a versão mais recente, conhecida como o primeiro sistema operacional da Microsoft, de fato independente do DOS e feito do zero, lançada em 25 de Outubro de A sigla XP deriva da palavra eXPerience. Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Windows Server 2003 Versão do Windows lançada em 24 de Abril de 2003, e é também conhecida como Windows NT 5.2, e ele era nada mais do que o Windows XP reformulado. Windows Vista Também conhecido como Windows NT 6.0 ou pelo nome de código Longhorn, é o sistema operacional que não conseguiu substituir o Windows XP. O Windows Vista começou a ser vendido no início de 2007.

14  Windows 7 O Windows 7 é a mais recente versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mídia, entre outros.Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns no dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista.


Carregar ppt "CAIXA ECONÔMICA FEDERAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google