A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia: conceitos básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia: conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia: conceitos básicos
Disciplina: Ecologia Professores: Thiago Ruffo e Rafaela Freire Licenciatura em Ciências Biológicas

2 O que é Ecologia? O que fazem os ecólogos? Em que os ecólogos estão interessados?

3 O que a Ecologia estuda? As inter-relações entre os seres vivos e destes com o ambiente físico.

4 Ecologia: ciência antiga
Fonte: Acesso em 26 set. 16, 10h20min. Fonte: Acesso em 26 set. 16, 10h20min.

5 Ecologia: ciência antiga
“Distribuição e abundância de seres/organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância.” Fonte: Acesso em 26 set. 16, 10h20min.

6 Breve histórico Thomas Malthus ( ), em 1798, chamou atenção para o conflito entre as populações em expansão e a capacidade da Terra de fornecer alimento. Ernst Haeckel ( ), em 1866, cunho o termo “ecologia”. É considerado o pai desta ciência. Arthur George Tansley ( ), propôs em 1934, o termo “ecossistema”. A palavra tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Ernst Haeckel

7 Ecologismo x Ecologia Diferenças & Convergências

8 Divisões da Ecologia Autoecologia: Estuda as espécies a partir de suas relações com o meio ambiente, como cada espécie reage separadamente à determinados fatores ambientais (clima, vegetação, relevo, etc.). É o um ramo científico clássico e, atualmente, seguido por poucos cientistas. Sinecologia: Também conhecida como Ecologia Comunitária, é voltada para o estudo das comunidades de seres vivos. Foca a distribuição das populações, suas relações ecológicas, demografia, deslocamento e quantidades. Se encarrega de examinar as estruturas das cadeias alimentares, sucessões ecológicas e inter-relações entre predadores e presas.

9 Divisões da Ecologia Demoecologia: Também conhecida como Dinâmica das Populações ou Ecologia das Populações, faz o estudo de cada população separadamente. Etologia: também chamada de ecologia comportamental, de que forma uma espécie interage com outros indivíduos e com outras espécies. Konrad Lorenz realizou estudos do comportamento de gansos, criou a etologia, Premio Nobel em Konrad Lorenz

10 Divisões da Ecologia Ecofisiologia: estuda a resposta dos organismos a fatores tais como temperatura, luz, pH, etc. Por exemplo, Justus Liebig estudou o papel dos sais nutrientes no crescimento das plantas. Ecologia química: estuda processos tais como comunicação, mecanismos de defesa, e várias outras estratégias químicas. Odores e sabores agradáveis ou repulsivos fazem parte de mecanismos de defesa ou atração. Ecologia social:Sustenta a ideia que os problemas ecológicos atuais estão arraigados e profundamente assentados em problemas sociais, particularmente no domínio dos sistemas políticos e sociais hierarquizados. Ecologia humana: ramo científico da ecologia que tem como objeto de estudo a relação do ser humano com o seu ambiente natural.

11 Níveis de Organização Átomo Molécula Organela Célula Tecido Órgão
Sistema Organismo População Comunidade Ecossistema Biosfera

12 Ecossistema: a unidade básica da Ecologia
Por que? Ecossistema Biótopo (espaço físico) Biocenose ou comunidade (componente biótico)

13 E a Biosfera... Do que se trata?
A fina camada de solo, água e ar que abriga a vida em nosso planeta é chamada biosfera. Apenas 17Km – 7Km de altitude e 10Km de profundidade. A Biosfera interage com outros três sistemas: Hidrosfera Litosfera Atmosfera

14

15

16 Observa atentamente figura abaixo

17 1. Que elementos abióticos podem ser observados na figura?

18 2. Que elementos bióticos podem ser observados na figura?

19 3. Qual o papel deles (nicho ecológico) no ambiente?

20 Nicho x Habitat Nicho ecológico  Conceito relacionado com o modo de vida de determinada espécie em seu habitat. É o papel ecológico (“profissão”) que a espécie desempenha no ecossistema. Habitat   é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Haverá competição entre espécies que ocupam um mesmo habitat?

21

22 Nicho fundamental x nicho percebido

23

24 4. Como os seres vivos se relacionam entre si e com os elementos abióticos?

25 4 8 5 1 7 6 2 3

26 5. Quantos ecossistemas podemos ver na figura?

27 “Fronteiras” de um ecossistema?
Como são definidos pela rede de interações entre organismos, e entre os organismos e seu ambiente, ecossistemas podem ter qualquer tamanho! Dificuldade em determinar os limites  adoção de distinções para a compreensão e possibilidade de investigação científica. Meios aquáticos e terrestres. Ecossistemas aquáticos: lagos, naturais ou artificiais (represas), os mangues, os rios, mares e oceanos. Ecossistemas terrestres: as florestas, as dunas, os desertos, as tundras, as montanhas e pastagens.

28 Fatores abióticos que influenciam os seres vivos
Umidade  relação com a pluviosidade. Alguns animais não tem proteção contra à dessecação. Fatores edáficos  importantes na circulação da água e do ar que penetram no solo.

29 Fatores abióticos que influenciam os seres vivos
Temperatura e gases  o aumento da temperatura diminui a solubilidade de gases, como o oxigênio, e aumenta os efeitos tóxicos de algumas substâncias. Luz  Importante para vários processos biológicos (fotossíntese, períodos de sono, floração, etc.).

30 Papel do Ecólogo Observação e descrição
Desenvolvimento de hipóteses ou explicações Teste de hipótese (experimentação) Método científico

31

32

33 O que os quadrinhos I, II e III representam
O que os quadrinhos I, II e III representam? Onde podemos enxergar as etapas do métodos científico no quadrinho abaixo?

34 Outras abordagens Experimento natural Microcosmo Modelos matemáticos

35 Experimentação em Ecologia
Mãos à obra!


Carregar ppt "Ecologia: conceitos básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google