A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto"— Transcrição da apresentação:

1 Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto

2 Reações orgânicas Reações orgânicas são reações químicas envolvendo compostos orgânicos.Os tipos básicos de reações da química orgânica são reações de adição, reações de eliminação, reações de substituição, reações pericíclicas, reações de rearranjo ou transposição e reações redox. Em síntese orgânica, reações orgânicas são usadas na construção de novas moléculas orgânicas. A produção de muitas substâncias pelo homem, tal como drogas, plásticos, a fabricação depende de reações orgânicas. Numa reação de substituição, um grupo funcional numa molécula é substituído por outro.

3 Em química orgânica, as reações de substituição são de grande importância. O conhecimento pormenorizado dos vários tipos de substituição possíveis permite prever o resultado de uma reação química, assim como escolher a temperatura e o solvente correctos para a sua ocorrência. Essas reações podem ocorrer de diversas maneiras, mas os tipos mais comuns são halogenação, sulfonação, nitração, alquilação e a acilação.

4 As reações de substituição são aquelas onde um átomo ou um grupo de átomos de uma molécula orgânica é substituído por outro átomo ou grupo de átomos. As principais reações de substituição são: - halogenação - nitração - sulfonação

5 Halogenação Os halogênios utilizados nas reações de substituição devem ser o cloro (Cl) e o Bromo (Br). Reações com flúor (F) são muito perigosas devida à alta reatividade deste elemento e com iodo (I) as reações tornam-se muito lentas. Os alcanos podem ser transformados em haletos de alquila.

6 Nitração A reação de nitração é aquela onde reagimos um hidrocarboneto com ácido nítrico (HNO3). Sulfonação A reação de sulfonação é aquela onde reagimos um hidrocarboneto com ácido sulfúrico (H2SO4).

7 Reações de adição As reações de adição são aquelas onde um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica se adiciona à uma substância orgânica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados, como os alcenos e os alcinos. São caracterizadas pela quebra das ligações duplas e triplas. Nos hidrocarbonetos insaturados, a quebra ocorre na ligação mais fraca (ligação π) e ocorre a formação de duas novas ligações (ligações δ).

8 As principais reações de adição são:
- hidrogenação catalítica - halogenação - adição de HX - adição de água - adição a aromático

9 Hidrogenação Catalítica
Esta reação de adição ocorre em alcenos e alcinos. O gás hidrogênio é adicionado com a ajuda de um catalisador. Pode ser usado o metal níquel (Ni) ou platina (Pt). Também podemos chamar esta reação de reação de Sabatier-Senderens. Na indústria química de alimentos é muito conhecida. Serve de base para a produção de margarinas a partir de óleos vegetais.

10 Halogenação A halogenação é uma reação de adição onde adiciona- se halogênio (Cl2 e Br2) a um alceno ou alcadieno. A halogenação forma como produto di-haletos vicinais, ou seja, dois halogênios vizinhos.

11 Adição de HX (hidrohalogenação)
Esta reação é feita adicionando HX aos alcenos. HX, onde X é o halogênio. Em alguns casos, obtemos dois produtos. O “teoricamente” esperado deve seguir a Regra de Markovnikov.

12 Adição de Água Esta reação de adição também é chamada de hidratação de alceno. Ocorre de maneira semelhante com a reação de adição de HX. É uma reação catalisada por ácido e também segue a regra de Markovnikov. O hidrogênio entra no carbono mais hidrogenado e a hidroxila no carbono menos hidrogenado. Formam como produto, álcool primário e secundário.

13 Adição a Aromático Os aromáticos sofrem reações de substituição, porém em alguns casos ocorre uma adição. Quando há hidrogenação total do anel benzênico, a reação é de adição. Esta reação não é tão fácil de ser feita. Esta reação só é posível se for utilizado o catalisador metálico níquel (Ni) ou platina (Pt) a temperatura de 300°C e com uma pressão de 200atm.


Carregar ppt "Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google