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PublicouThiago Mota Alterado mais de 10 anos atrás
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“O que não é medido não é gerenciado”.
Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”. Robert S. Kaplan & David P. Norton Mapas Estratégicos, 2004
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O que é o Balanced Scorecard?
O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em ações operacionais que direcionam o comportamento e o desempenho.
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BALANCED SCORECARD Traduz a estratégia da organização em objetivos, indicadores, metas, planos de ação e responsáveis constituindo a base de um processo de monitoramento e gerenciamento.
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Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente Inovação e Aprendizado
BSC - estrutura Visão e Estratégica “Se formos bem sucedidos, como cuidaremos dos nossos acio- nistas?” Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Perspectiva Financeira “Para realizar a visão, como devo cuidar dos clientes?” Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Perspectiva do Cliente “Para satisfazer os clientes, em que processos devo ser excelente?” Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Processos Internos “Para realizar a visão, como a organização deve aprender e melhorar?” Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Inovação e Aprendizado Estrutura para a tradução da estratégia em termos operacionais
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Tradução da Visão e Estratégia: Quatro Perspectivas
FINANCEIRA OBJETIVOS MEDIDAS METAS INICIATIVAS PROCESSO INTERNO APRENDIZADO & CRESCIMENTO CLIENTES VISÃO ESTRATÉGIA
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Lucratividade de Clientes
Balanced Scorecard - Persp. Clientes TEMAS ESTRATÉGICOS: Participação de Mercado Lucratividade de Clientes Captação de Clientes Retenção de Clientes Satisfação de Clientes
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Balanced Scorecard - Persp. Clientes
PRINCIPAIS MEDIDAS: Número de clientes Participação em conta Fatia de mercado Vendas por cliente Custo de manutenção de clientes Custo de captação de novos clientes Vendas efetivadas / No. de contatos Índice de perda de clientes Índice de satisfação de clientes
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Balanced Scorecard - Persp. Financeira
TEMAS ESTRATÉGICOS: CRESCIMENTO ESTÁVEL / MIX DE RECEITAS REDUÇÃO DOS CUSTOS/ MELHORIA DA PRODUTIVIDADE UTILIZAÇÃO DOS ATIVOS Novos produtos Novas aplicações Novos clientes e mercados Nova estratégia de preços Aumento da receita Redução dos custos unitários Melhoria do Mix de canais Redução das despesas operacionais Fluxo de caixa Otimização da utilização dos ativos
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Balanced Scorecard - Persp. Financeira
PRINCIPAIS MEDIDAS: Receita por funcionário Receita gerada por novos produtos e/ou serviços Retorno / Valor dos ativos Vendas cruzadas Retorno / Capital empregado Custo vs Custos dos concorrentes Taxa de redução dos custos Custos unitários (de produção; por transação)
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Balanced Scorecard - Proc. Internos
TEMAS ESTRATÉGICOS: INOVAÇÃO IDENTIFICAR O MERCADO IDEALIZAR OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS OPERAÇÕES GERAR PRODUTOS E SERVIÇOS ENTREGAR PRODUTOS / PRESTAR SERVIÇO SERVIÇO PÓS-VENDA ASSISTÊNCIA AO CLIENTE Garantia, consertos, devoluções, processamento de pagamentos. Onda longa da geração de valor Onda curta da geração de valor
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Balanced Scorecard - Proc. Internos
PRINCIPAIS MEDIDAS Custos administrativos / retorno % entregas realizadas no prazo Giro do estoque Custo de erros administrativos Investimento P&D / total de investimentos Tempo de desenvolvimento Tempo de atendimento de pedidos
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Balanced Scorecard - Aprend. e Cresc.
TEMAS ESTRATÉGICOS: FUNCIONÁRIOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
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Balanced Scorecard - Aprend. e Cresc.
TEMAS ESTRATÉGICOS: ALINHAMENTO ORGANIZACIONAL Motivação Empowerment Alinhamento de objetivos
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Balanced Scorecard - Aprend. e Cresc.
TEMAS ESTRATÉGICOS: FUNCIONÁRIOS Capacidade / reciclagem dos funcionários Satisfação Retenção Produtividade Nível de reciclagem exigido Percentual da força de trabalho que necessita ser reciclado
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Balanced Scorecard - EXEMPLO
BANCO DIAGNÓSTICO: Excessiva dependência em um único produto - Depósitos
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Balanced Scorecard - ESTRATÉGIA:
Aumento da receitas: ampliar as fontes de receitas, oferecendo produtos adicionais aos clientes atuais
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Aprendizado e crescimento
Financeira Ampliar mix de receitas Clientes Aumentar a confiança dos clientes em nossa orientação Financeira Processos Internos Conhecer os segmentos de clientes Desenvolver novos produtos Efetuar a venda cruzada Aumentar a produtividade dos funcionários Aprendizado e crescimento Desenvolver habilidades estratégicas Ter acesso a informações estratégicas Alinhar as metas pessoais
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Aprendizado e crescimento
Financeira Crescimento da receita % receita de novos produtos Ampliar mix de receitas Clientes % vendas cruzadas Índice de retenção de clientes Aumentar a confiança dos clientes em nossa orientação Financeira Processos Internos Investimentos em P&D de novos produtos No. Novos produtos lançados Desenvolver novos produtos Aprendizado e crescimento Receita por funcionário Tempo com cliente Volume de vendas por vendedor Aumentar a produtividade dos funcionários
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Balanced Scorecard - Elaboração
Caracterização da Empresa Revisão / Alinhamento da Estratégia Definição das Perspectivas (quantas e quais) Definição dos Objetivos e das relações de causa-e-efeito Escolha e Elaboração de Indicadores e Metas Elaboração do Plano de Implementação
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Principais Aspectos - FCS BALANCED SCORECARD - BSC
Metodologia de Implantação do Planejamento Estratégico Análise de Ambientes Principais Aspectos - FCS BALANCED SCORECARD - BSC Visão e Estratégia Ações e Orçamento Desdobradas em Objetivos Estratégicos Traduzidas em Iniciativas Alavancadas por Indicadores Monitorados por Metas Associados a
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Implementação da Estratégia
Metas Ações + Competências Recursos Incentivos = Implementação da Estratégia Informação Ações + Competências Recursos Incentivos = Ausência de desafio Informação = Início comprometido + Metas Competências Recursos Incentivos Informação = Medo / Insegurança Metas + Recursos Incentivos Informação Ações = Frustação + Metas Incentivos Informação Ações Competências = Pequena Transform. + Metas Informação Ações Competências Recursos = Caos + Ações Competências Recursos Incentivos Metas
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Construção do Balanced Scorecard
3 5 1 Definição e Detalhamento dos Indicadores Definição e Priorização de Iniciativas Capacitação da Equipe de Desenvolvimento 2 4 6 Comunicação do Painel de Desempenho Balanceado Mapeamento da Estratégia Definição de Metas
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VISÃO: “Tornar-se líder do mercado” Recrutar e reter colabo-
Mapa Estratégico VISÃO: “Tornar-se líder do mercado” Diagrama das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos Financeira Rentabilidade Cliente Satisfação dos clientes Serviços com preços competitivos Objetivo estratégico Interno Buscar excelência operacional Otimizar eficiência administrativa Relação Causa e efeito Aprendizado Desenvolver a lide- rança e os talentos Recrutar e reter colabo- radores qualificados
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Lógica Natural de Causa e Efeito
E atingir a Visão Financeira Para agregar valor e sucesso financeiro... Cliente Visando atender as necessidades dos clientes... Interna Para construir competências e obter excelência nos processos internos... Aprendizado e Crescimento Desenvolver as pessoas...
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BSC é um projeto de mudança, não de mensuração
Mudanças revolucionárias começam no topo, com três ações distintas: infusão do senso de urgência, formação de uma coalizão orientadora, desenvolvimento da visão e da estratégia. (Kotter)
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