A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Domínios morfoclimáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Domínios morfoclimáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Domínios morfoclimáticos
Prof. Bárbara Ferrari – 7° anos

2 Conceito e importância de seu estudo
Domínios Morfoclimáticos Áreas que apresentam semelhanças quanto ao clima, ao relevo e à vegetação. Importante: Conhecer a diversidade de paisagens naturais e preservação do patrimônio ambiental.

3 QUAIS SÃOS OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS?
Caatinga Amazônico Áreas de transição Cerrado Mares de Morros Mata das Araucárias Pradarias

4 Domínio Amazônico Localiza-se no Norte do Brasil: estados AC, AP, AM, PA, RO, RR porções do MT, TO e MA. Relevo: Terras baixas, depressões planícies e planaltos florestados. Clima: equatorial = elevadas temperaturas e chuvas. Vegetação: Mata fechada, com árvores de grande porte, com pouca incidência dos raios solares em seu solo, por isso a vegetação também é rasteira. Ambiente úmido com plantas higrófilas e solos de baixa fertilidade. Floresta produz, recicla e reaproveita os nutrientes = autoadubação.

5 Impactos ambientais do domínio Amazônico: queimadas para abertura de pastos, desmatamentos e ação de madeireiros, mineração e expansão da fronteira agrícola.

6 Mares de Morros Localiza-se na parte litorânea desde o Nordeste até o Sul – interior do Sudeste. Clima: Tropical úmido (quente e úmido) – atuação do intemperismo químico Relevo: Terras altas (acidentado) com Serras, morros e pães de açúcar. Topo arredondado - mamelonização Vegetação: Mata Atlântica – intensamente devastada = colonização (exploração do pau-brasil e cana-de-açúcar); urbanização = restam reservas ecológicas.

7

8 Domínio das Araucárias
Localiza-se na região Sul e em áreas serranas de SP e MG. Relevo: Planaltos e serras – áreas elevadas. Clima: Subtropical = invernos rigorosos e verão com temperaturas amenas. Vegetação: floresta aciculifoliada (folhas em forma de agulhas) = pinheiro do paraná. Impactos ambientais: extração da madeira e agropecuária.

9 Cerrado Localiza-se na região central do Brasil (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Norte). Relevo: Constituído de Chapadas e chapadões e planícies em regiões de Serras. Clima: Tropical – inverno seco e verão chuvoso. Solos: arenosos, permeáveis, pobres em matéria orgânica. Vegetação: rasteira (gramíneas) com arbustos de raízes profundas, troncos e galhos retorcidos. Impactos ambientais: Expansão da pecuária, da agricultura, garimpos e construção de rodovias = destruição do cerrado e de sua biodiversidade.

10 Caatinga Localizada no sertão nordestino.
Relevo: Depressões interplanálticas Clima: semiárido (temperaturas elevadas e chuvas escassas e mal distribuídas); Vegetação: arbustos espinhentos, plantas xerófilas, como cactáceas, xiquexique. Solos pedregosos, pouco profundos, pobres em matéria orgânica e ricos em sais minerais. Rios intermitentes. Impactos ambientais: desertificação que pode se agravar pela ação antrópica.

11 Pradarias Localiza-se no Sul do país – RS.
Revelo: Coxilhas (relevo suave, levemente ondulado) – Campanha Gaúcha. Clima: Subtropical Vegetação: rasteira de gramíneas – campos de pastagem natural Solo arenoso, com principais impactos ambientais: processo erosivo de ravinas e voçorocas = queimadas e arenização.

12 Áreas de transição O que são: áreas intermediárias que mesclam as características de diferentes domínios. Quais são? Pantanal Mata de Cocais Agreste Mangues

13 Pantanal Localiza-se na região Centro-Oeste: MS e MT.
Relevo: Planície inundável (serras ao seu redor) = solos alagadiços Clima tropical Vegetação: gramíneas; árvores de porte médio e em regiões mais altas encontra-se palmeiras.

14 Mata de cocais Localiza-se no Meio-Norte: MA e PI.
Relevo: Planalto do MA-PI Clima: equatorial úmido (oeste) e semiárido (leste); Vegetação: palmeiras, como as típicas: Babaçu, carnaúba. Extrativismo vegetal. Está entre o domínio amazônico e o da caatinga.

15 Agreste Localiza-se entre a Zona da Mata Nordestina e o Sertão.
Relevo: Terrenos antigos do planalto da Borborema. Clima: nem tão seco quanto o sertão, nem tão úmido quanto o da Zona da Mata. Vegetação: Mescla da Mata Atlântica e da caatinga.

16 Mangues Vegetação que se desenvolve em toda a costa brasileira. – zona costeira Clima tropical e subtropical Vegetação possui raízes aéreas. Rico em decomposição de matéria = resistentes ao sal Os impactos ambientais a ela associados são barragens de rios e urbanização.


Carregar ppt "Domínios morfoclimáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google