A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos e Estruturas de Dados I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos e Estruturas de Dados I"— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos e Estruturas de Dados I
Lógica e Introdução a Algoritmos Prof. Fabio Henrique N. Abe

2 Lógica O que é Lógica? Maneira pela qual o pensamento ou ideia é organizada para se chegar a uma conclusão. Lógica é a “Ciência do Raciocínio” que estuda e ensina a colocar “Ordem no Pensamento”. Todo animal carnívoro é predador; Todo leão é um carnívoro; Portanto, todo leão é predador.

3 Lógica A lógica no dia a dia?
Sempre que queremos pensar, falar, escrever ou agir corretamente é necessário colocar “ordem no pensamento”, ou seja, aplicar a lógica. __________ está com sono durante a aula; É proibido dormir durante as aulas; Fazer polichinelos espanta o sono; Então __________ vai fazer polichinelos para não dormir durante a aula.

4 Lógica Que a lógica esteja com vocês.

5 Um pouco de Lógica (Fácil) Três senhoras (Dona Branca, Rosa e Violeta) estavam passeavam pelo parque quando Dona Rosa disse: Não é curioso que estejamos usando vestidos de cores branca, rosa e violeta, embora nenhuma de nós esteja usando um vestido de cor igual ao próprio nome? Um simples coincidência, respondeu a senhora com o Vestido Violeta. Qual a cor do vestido de cada senhora?

6 Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento, da “ordem da razão” e de processos de raciocínio e simbolizações formais na programação de computadores, objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar. FORBELLONE 2005

7 Algoritmo Um algoritmo pode ser definido como uma sequência de passos que visam a atingir um objetivo bem definido; Deve possuir ações claras e precisas de forma que, partindo de um mesmo estado inicial, sempre produzam um resultado final previsível e bem definido. Usamos no dia a dia. Escovar os dentes Tomar banho Um problema pode ser resolvido de diversas formas.

8 Porque fazer um Algoritmo?
Detalhes computacionais podem ser abstraídos e adicionados depois. O Algoritmo pode ser traduzido em qualquer linguagem de programação.

9 Exemplo de Algoritmo “Famoso” Algoritmo de Troca de Lâmpadas.
Estrutura sequencial: Execução passo a passo. Estrutura de seleção: Permite, ou não, a execução de uma parte do algoritmo. Estrutura de repetição: Permite a repetição de trechos de códigos.

10 Representações de Algoritmos
Linguagem natural não é boa porque pode ser ambígua: “O pregador foi grampeado durante o conserto.” Algumas Representações Linguagem Natural Fluxograma Digrama de Chapin Pseudocódigo

11 Tarefa 01 (Valor 1,0 ponto dos Trabalhos)
Fazer, de próprio punho, os exercícios 3 e 5 do Livro. Entregar na próxima aula.


Carregar ppt "Algoritmos e Estruturas de Dados I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google