A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Salesiano Prof. Breno Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Salesiano Prof. Breno Marques"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Salesiano Prof. Breno Marques
Existencialismo Colégio Salesiano Prof. Breno Marques

2 O que é o existencialismo
Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade. O existencialismo considera cada homem com um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino. Jean-Paul Sartre é um dos estudiosos do movimento existencialista.  A palavra "existencialismo" vem de "existência". Sartre, após ter feito estudos sobre fenomenologia na Alemanha, cria o termo utilizando a palavra francesa "existence" como tradução da palavra alemã "Dasein", termo empregado por Heidegger em Ser e tempo.  

3 Algumas frases de Sartre podem ajudar a compreender o existencialismo: "Não devo perguntar o que fizeram de mim, e sim o que vou fazer com o que fizeram de mim.", referindo-se a existência em geral. "O homem está condenado a ser livre.", referindo-se ao fato do homem estar sem nenhum apoio extra-mundo, ou transcendental, e indicando que homem deve construir sua liberdade contando apenas com suas próprias forças e racionalidade, a partir da consciência que tem de si mesmo.

4 O homem está condenado a ser livre
Mas ao escolher a si próprio, a sua existência, o homem escolhe por toda a humanidade, isto é, sua escolha tem um alcance universal. Ao fazer algo, deveríamos nos perguntar: e se todos agissem da mesma forma, o mundo seria um lugar melhor de se viver? E é por esta razão que o viver é sempre acompanhado de angústia. Quando escolhemos um caminho, damos preferência a uma dentre diversas possibilidades colocadas à nossa frente. Seguimos o caminho que julgamos ser o melhor, para toda humanidade. Fugir deste compromisso é disfarçar a angústia e enganar sua própria consciência. É agir de má-fé, segundo Sartre. Neste caso, abro mão de minha responsabilidade.

5 Essa tal liberdade - SPC
O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade? Se estou na solidão pensando em você Eu nunca imaginei sentir tanta saudade Meu coração não sabe como te esquecer A influência do existencialismo sartreano é claramente expressa logo no primeiro verso. Sartre nos dizia que o homem é condenado a ser livre. Pressupondo que a existência precede a essência, ele defende que o ser humano não é definido de uma vez, mas sim precisa definir aquilo que é através de suas escolhas. Mesmo que ele não escolha, já é uma escolha. E a música nos mostra sem demora a angústia diante da liberdade. Vemos sobre a solidão do eu lírico solitário. Uma vez que cada indivíduo deve realizar suas próprias escolhas, fica claro que está terrivelmente solitário nessa condição. Não há quem possa escolher por ele.

6 Eu não sei na verdade quem eu sou – O Teatro Mágico
Eu não sei na verdade quem eu sou, Já tentei calcular o meu valor, Mas sempre encontro sorriso e o meu paraíso é onde estou... Por que a gente é desse jeito Criando conceito pra tudo que restou? A dúvida sobre a vida e o questionamento sobre a existência é evidente nos versos. Diante disso, busca-se respostas para saber os idílios da vida.


Carregar ppt "Colégio Salesiano Prof. Breno Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google