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CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
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ESCOLA Instituição social com a competência para realizar a educação formal dos alunos
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PROJETO PEDAGÓGICO Retrato da realidade da escola
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“De certa maneira, é possível afirmar que o desenvolvimento da cidadania básica de um povo depende de processos educativos adequados dentre os quais o mais reconhecido é a universalização do ensino fundamental”. ( Pedro Demo)
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A construção de um Projeto Pedagógico participativo exige clareza, politização sobre a função da escola pública e a função social que ela necessita cumprir.
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O Projeto pedagógico deve se constituir no interior da escola.
Não são fixos. Se relacionam e se complementam a medida que as ações vão sendo executadas
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TRÊS MOMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO
- leitura da realidade social e elaboração de concepções norteadoras, diagnóstico da escola Este diagnóstico deve ser construído com toda a comunidade escolar.
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A escola precisa desnudar-se para o conjunto de pessoas que compõem a comunidade escolar.
Este documento deve trabalhar com as características da macro e microrregião: onde se localiza a escola, destacando os aspectos históricos, políticos,econômicos e sociais.
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É necessário que se faça um mapeamento das relações sociais ( número e alunos, professores, clientela assistida, estrutura organizacional e atividades da organização). Mapeiam-se também as relações espaciais –recursos, locais e serviços da instituição.
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Relações temporais – ritmo de vida da instituição, horário, rotinas.
Admissão e dispensa de funcionários, jornada, qualificação.
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Fazer um levantamento: origens, cotidiano, instrução dos pais, profissão, moradia, trabalho, expectativas em relação à educação e o modo de vida
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É necessário estar atento as dificuldades a serem enfrentadas.
Trabalhar coletivamente. Pesquisar Priorizar dados. Estabelecer metas
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Metas Duas são imprescindíveis:
1- redução de taxa de repetência através de um excelente trabalho pedagógico. 2 – Garantia de qualidade do processo educativo realizado na escola através dos prifissionais da educação
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EIXOS BÁSICOS DO PROJETO
Após o diagnóstico deve-se reorganizar a nova experiência educativa apontando os eixos norteadores
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Reorganização do processo de trabalho.
Reorganização dos tempos escolares Formação continuada dos profissionais da escola. Planejamento curricular
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REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO
A escola pública deve se tornar democrática e moderna. Modelos hierarquizados não servem para a escola. Trabalho deve ser coletivo-participativo Boa comunicação ( para isso precisa de horário e disponibilidade dos profissionais)
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A boa escola possibilita a todos participar da construção coletiva de seu processo educativo.
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REORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES
“A experiência educativa precisa tornar-se tempo de vivência cultural” (Arroyo).
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A escola precisa quebrar a rigidez dos tempos escolares.
A escola precisa atender o aluno, o principal interessado. A escola precisa atender ao novo educador
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Deve-se pensar na escola como espaço e tempo de vivência cultural, contato com várias formas e manifestação da vida social. Os espaços e tempos escolares devem permitir que educadores e educandos realizem um trabalho coletivo para debates, pesquisa, construção e socialização de saberes para tomada de decisões.
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FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Dentro da organização do tempo escolar é necessário que se deixe tempo para estudos dos professores, possibilitando a formação continuada O profissional da educação deve ter novos valores, nova identidade, novos saberes e nova identidade.
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É preciso permitir aos professores trabalhar, a escola, trabalhar a partir da realidade vivida pelos alunos e suas famílias.
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Planejamento curricular
Planejamento curricular não se resume em sintetizar roteiros e eventos que irá realizar. O planejamento precisa partir das concepções da sociedade, elaborada coeletivamente na escola pelos educadores.
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Educador é aquele que ultrapassa a transmissão de conhecimento.
Permite que o aluno compreenda e organize suas idéias e experiências vividas, desenvolvendo a partir daí a capacidade de criticar a realidade em que vive.
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O planejamento escolar deve se iniciar pelo objetivos de cada nível curricular (série/ciclo).
Os objetivos vão nortear a organização doe conteúdos, o ordenamento e a avaliação das atividades escolares
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Torna-se relevante que “os docentes tenham clareza de que precisam estar atentos à prática social do aluno, deles próprios e da sociedade brasileira” (Rodrigues). A partir desta reflexão o professor poderá elaborar o planejamento com o conhecimento, redimensionando a metodologia, para que a educação chegue a todos
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A partir do planejamento do ensino feito , os professores devem elaborar seus planos de ensino contendo as propostas de trabalho uma área, disciplina ou eixo temático. Este plano deve ser o instrumento orientador da ação cotidiana no processo de ensino-aprendizagem
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O que não se pode admitir é a improvisação pedagógica.
Nessa perspectiva o professor participa do planejamento da escola. Resignifica os elementos curriculares do ensinar e aprender. Vai além de ensinar conteúdos disciplinares
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Perpassa práticas educativas e as relações vivenciadas no espaço escolar.
É co-responsável pelo processo de aprendizagem e avaliação da escola.
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Nesta perspectiva o trabalho pedagógico resulta de uma construção coletiva, onde há constante confronto dessa elaboração com a realidade, num processo dialético de análise e síntese, e avaliação permanente das soluções propostas, tendo clareza dos limites dessas soluções
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TRAJETÓRIA DE AUTONOMIA E COMPROMISSO SOCIAL
A prática social realizada no âmbito da educação escolar é instigante. É tarefa desafiadora quebrar paradigmas. As experiências de gestão participativa, de reconstrução curricular, que revelam a possibilidade da escola pública para o encaminhamento de seus alunos como cidadãos realmente críticos.
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