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PublicouLaura Pereyra Alterado mais de 10 anos atrás
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Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio
O Currículo de História PCOP – Carla Simone Vanzela
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História: Expressão da Humanidade
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O que entendemos por currículo?
• Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; • As experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; • Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; • Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; • Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
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Papel do Educador na Construção do Currículo
• Papel do educador é fundamental; • É um dos grandes responsáveis pela construção dos currículos que se materializam nas escolas e na sala de aula; • Importante participar crítica e criativamente da elaboração de currículos mais atraentes, mais democráticos e mais fecundos.
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Elaboração do Currículo Escolar
Devemos recorrer: •Aos documentos oficiais; • Aos estudos que vêm sendo feitos por estudiosos e pesquisadores do campo; • Ao contexto escolar.
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Documentos Oficiais do Estado de São Paulo
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Proposta Curricular do Estado de São Paulo HISTÓRIA
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Proposta Curricular do Estado de São Paulo HISTÓRIA
- OBJETIVO: apoiar o trabalho realizado nas escolas estaduais e contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. A partir de 2009, torna-se o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Apresentação Geral da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, inseridas no conjunto da educação básica levando a uma reflexão no campos dos conhecimentos.
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Proposta Curricular do Estado de São Paulo HISTÓRIA
- Trata dos aspectos específicos para a disciplina HISTÓRIA válido para o Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. Sendo eles: • Problemática do professor que deve extrair conhecimentos do passado distante e relacioná-los com o presente; • Valorização da vivência cotidiano do aluno; • Transformação das informações em conhecimento, levando o aluno a aprender história.
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Proposta Curricular do Estado de São Paulo HISTÓRIA
O Currículo se apóia sobre os seguintes eixos temáticos: Ensino Fundamental Ciclo II Tempo e Sociedade História e Memória História e Cultura Cultura e Sociedade
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Proposta Curricular do Estado de São Paulo HISTÓRIA
- O Currículo se apóia sobre os seguintes eixos temáticos: Ensino Médio HISTÓRIA Diversidade Trabalho Cultura e Sociedade
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Caderno do Professor HISTÓRIA
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Caderno do Professor HISTÓRIA
Objetivo: apresentar Situações de Aprendizagem, para orientar o trabalho do professor no ensino dos conteúdos disciplinares específicos. Esses conteúdos, habilidades e competências são organizados por série e acompanhados de orientações para a gestão da sala de aula, para a avaliação e recuperação, bem como sugestões de métodos e estratégia nas aulas, experimentações, projetos coletivos e atividades extraclasse.
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Caderno do Professor HISTÓRIA
Todas as Situações de Aprendizagem que compõem o caderno estão baseadas nas orientações para a área de História estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
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Qual o significado de SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM?
Situação: é uma prática didática consciente e organizada; Não é somente uma aula expositiva e magistral; Não é somente uma resolução de exercícios; Não é somente um projeto; Não está somente restrita à sala de aula. São opções de ferramentas pedagógicas somadas com um objetivo bem planejado, bem específico. Exige uma preparação prévia (antes, durante – realização e posterior –produção do aluno)
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Tópicos para elaboração da Situação de Aprendizagem
Conhecer e elencar os conteúdos específico; Identificar os objetivos da aprendizagem; Partir das representações dos alunos; Utilizar “erros” e obstáculos como instrumentos de ensino; Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas; Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de pesquisa. PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para ensinar. Porto Alegre, Artmed, 2000.
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Caderno do Professor HISTÓRIA
Todas as Situações de Aprendizagem partem de uma situação problema. “...uma situação – problema, em um contexto de avaliação, defini-se por uma questão que coloca um problema, ou seja, faz uma pergunta e oferece alternativas, das quais apenas uma corresponde ao que é certo quanto ao que foi enunciado. Para isso, a pessoa deve analisar o conteúdo proposto na situação–problema e recorrer às habilidades (ler, comparar, interpretar, construir, etc.) para decidir sobre a alternativa que melhor expressa o que foi proposto”. MACEDO, Lino. “A situação-problema como avaliação como aprendizagem”. ENEM, INEP, 1999.
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Caderno do Professor HISTÓRIA
As competências e as habilidades desenvolvidas nas Situações de Aprendizagem, foram inspiradas na Matriz do ENEM, cujas principais habilidades são: I – Dominar a língua: LER; II – Construir e aplicar conceitos: COMPARAR; III – Selecionar e interpretar dados: INTERPRETAR; IV – Construir argumentação: PRODUZIR; V – Elaborar propostas de intervenção: PRODUZIR.
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Caderno do Professor HISTÓRIA
Instrumentos /ferramentas para a disciplina de História utilizada nas Situações de Aprendizagem: Análise documental, produção de textos, realização de pesquisas, debates, seminários, jogos, etc.
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Situação de Aprendizagem
Os Cadernos seguem a mesma estrutura tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Tópicos que estruturam o caderno são: → Orientações sobre o conteúdo do bimestre /Introdução às Situações de Aprendizagem: • Evidenciar a complexidade dos ambientes culturais, das dimensões sociais, econômicas e políticas ao longo do processo histórico. • Apresentar discussões historiográficas recentes acerca de cada um dos temas ou conjuntos temáticos.
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Situação de Aprendizagem
→ Sondagem inicial / sensibilização: → Roteiro para aplicação da Situação da Aprendizagem: •Em grande medida o assunto deve partir da realidade dos os alunos, despertando o interesse na temática a ser trabalhada. • Tempo previsto, conteúdo e tema, habilidades e competências, estratégias, recursos e avaliação.
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Situação de Aprendizagem
→ Matriz Curricular: → Propostas de questões para aplicação em avaliação: • Opção por um corte cronológico, em princípio entendido como tradicional (oferecer ao aluno conhecimento básico, referencial e essencial); • Corte cronológico é diferente dos modelos tradicionais (contemplar temas que comumente não são tratados nos livros didáticos ou aparecem apenas como tópicos); • Situações que possibilitam problematização dos conteúdos e conceitos básicos; • Não há intenção de fechamento ou engessamento da Situação de Aprendizagem. • Sugestão em consonância com os conteúdos; • Questões de múltipla escolha e reflexivas.
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Situação de Aprendizagem
→ Propostas de situações de recuperação: → Recursos para ampliar a perspectiva do professor: → Considerações finais: • Retomada do conteúdo com outro formato. • Espaço para detalhamento do conhecimento acerca do conteúdo (indicação de livros, sites, filmes). Comentários acerca dos objetivos do caderno.
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Caderno do Professor HISTÓRIA
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: - As Situações de Aprendizagem tiram o monopólio dos documentos escritos. A história não se apoia somente sobre documentos escritos. Evidência disso, a história da pré-história que trata dos povos ágrafos. - Procurou-se em grande medida disponibilizar os diferentes suportes documentais no próprio caderno.
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Caderno do Professor HISTÓRIA
EXEMPLOS: Situação de Aprendizagem 2 – Tema: Crise de 1929 – O Impacto da Grande Depressão 8ª série/9ºano Fotos Dorothea Lange
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Caderno do Professor HISTÓRIA
EXEMPLOS: Situação de Aprendizagem 1 – Tema: Crise e seus efeitos mundiais de 1929 – Sobre e desce, compra e venda 3ª série
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Caderno do Professor HISTÓRIA
EXEMPLOS: Situação de Aprendizagem 3 – Tema: a Indepedência do Brasil– Monarquia X República 7ª série/8ºano(Vol 02)
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Caderno do Professor HISTÓRIA
EXEMPLOS: Situação de Aprendizagem 1– Formação das Monarquias Européias Modernas 6ª série/5ºano
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Caderno do Aluno HISTÓRIA
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Caderno do Aluno HISTÓRIA
- Não é um livro didático; - Não é um manual de instrução programada; - É um apoio cuja base está no Caderno do Professor; - Traz atividades, mapas, textos, lição de casa estruturada, seção para síntese do conteúdo e orientações sobre livros,sites que servirão para pesquisas orientadas, dentre outros; - Caderno do Professor e Caderno do Aluno, são complementares, harmônicos, mas não idênticos; - Auxilia o professor no andamento da aula, mas a substituição de atividades é livre.
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Matriz de Referência para o Saresp História
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Matriz de Referência para o Saresp História
O que é uma Matriz de Referência? Documento onde estão listadas os conteúdos, competências e habilidades referentes aos diferentes componentes curriculares.
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Matriz de Referência para o Saresp História
Especialistas em Avaliação Autores da Proposta Especialistas da CENP PCOP’s de Oficinas Pedagógicas
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Matriz de Referência para o Saresp História
Competências Conjunto de ações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoa que deseja conhecer. GRUPO I: Presentativa – aquilo que se observa em relação aos objetos. GRUPO II: Procedimental – procedimentos para a tomada de decisão. GRUPO III: Operatório – Requer reflexão, dedução.
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Matriz de Referência para o Saresp História
Habilidades São indicadores, descrevem o que se espera que o sujeito deve saber fazer. Descreve o que o aluno deve fazer como tarefa para sabermos se ele aprendeu.
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Matriz de Referência para o Saresp História
Situação de Aprendizagem / Matriz - As Situações de Aprendizagem foram elaboradas antes da construção da Matriz de Referência para o SARESP, portanto deve-se ESTUDAR e RELACIONAR, ambos os documentos para que haja maior sintonia nas informações. - As Situações de Aprendizagem trazem como referência as habilidades da Matriz do ENEM, que por sua vez são mais amplas e mais gerais podendo se aplicar a uma gama maior de atividades. Já as Matrizes de Referência para o SARESP tem habilidades mais específicas do conteúdo. Veja os exemplos:
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Matriz de Referência para o Saresp História
Situação de Aprendizagem – 3 “A Reforma e a Contrarreforma” Matriz de Referência do SARESP 6ª Série – Caderno 2 Compreender processos sociais, selecionar, organizar e interpretar dados e informações, desenvolvimento de sínteses. H 29 – Identificar os principais fundamentos das transformações religiosas ocorridas na Europa no final da Idade Média (Reforma e Contra-Reforma).
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Matriz de Referência para o Saresp História
Situação de Aprendizagem – 4 “Pai dos Pobres” ou “Mãe dos Ricos”? 8ª Série – Caderno 2 Matriz de Referência do SARESP H 30 – Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República. Posturas de colaboração em equipe,realização de pesquisa, sistematização , análise e esquematização de dados, apresentação de conceitos e informações e coerência argumentativa.
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Matriz de Referência para o Saresp História
Situação de Aprendizagem – 2 “A Guerra Civil Espanhola e as Artes” 3ª Série – Caderno 2 Matriz de Referência do SARESP Confrontar interpretações diversas de situações ou fatos de natureza histórico-geográfica, técnico-científica, artístico-cultural ou do cotidiano, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados. H 28 – Reconhecer a importância de utilizar, criticamente, as fontes e informações históricas, independentemente de sua natureza (documentos escritos e iconográficos, cultura material, entrevistas, imprensa).
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Matriz de Referência para o Saresp História
MATRIZ – 6ª SÉRIE – ENSINO FUNDAMENTAL OBJETOS DO CONHECIMENTO (CONTEÚDOS) GRUPO I GRUPO II GRUPO III Tema 1 – História, Memória e Sociedade H 01 – H04 H 05 Tema 2 – História e Trabalho H 06 – H11 Tema 3 – História e Temporalidades H 12 e H 13 H 14 Tema 4 – História e suas fontes H 15 – H 19 Tema 5 – História, movimentos e conflitos H 20, 21, 22, 23, 25, 27, 28, 29, 30 H 24, 26, 31, 32, 33, 34
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Matriz de Referência para o Saresp História
MATRIZ – 8ª SÉRIE – ENSINO FUNDAMENTAL OBJETOS DO CONHECIMENTO (CONTEÚDOS) GRUPO I GRUPO II GRUPO III Tema 1 – História, Cultura e Sociedade H 01 – H03 – H02 H04 H05 Tema 2 – História e Trabalho H06,07,08,09,10,11, 12 - H13 – H14 Tema 3 – História e Temporalidade H15 e H16 Tema 4 – Fontes Históricas H17 ,18, 19 H20 Tema 5 – História, movimentos e conflitos H 21 até H32 H33 até H40
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Matriz de Referência para o Saresp História
MATRIZ – 3ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO OBJETOS DO CONHECIMENTO (CONTEÚDOS) GRUPO I GRUPO II GRUPO III Tema 1 – História, Cultura e Sociedade H01 –H05 H06 – H07 Tema 2 – História e Trabalho H10 – H18 H19 – H22 Tema 3 – História e Temporalidade H23 H24 H25 e H26 Tema 4 – Fontes Históricas H27 e H28 H29 Tema 5 – História, movimentos e conflitos H30 e H32 – H42 H31 e H43 – H46 Tema 6 – História,cultura e identidade H47 e H48 H49 e H50
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Matriz de Referência para o Saresp História
Orientações para os professores - Ensinar os alunos a responderem as questões; - Não desvincular o processo de aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação externa; - Não focar apenas na avaliação externa – SARESP; - Não teve na sua formação acadêmica o trabalho com competências e habilidades, o que justifica algumas dificuldades;
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Matriz de Referência para o Saresp História
Embora muitas vezes não tenha clareza, as habilidades e competências sempre foram trabalhadas; - Conscientizar o aluno da importância da avaliação (aprendizagem e externa); - A avaliação é referencial para alunos e professores para analisar o quanto foi aprendido e absorvidos para que se faça as intervenções necessárias.
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Matriz de Referência para o Saresp História
Itens da Prova - Interpretação de textos; - Análise de excertos; - Contextualização dos temas; - Itens que contenham: imagens (fotos, figuras, etc.), mapas, charges, gráficos e poesias; - Metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item); - Metodologia BIB (Bloco de Itens Balanceados); - Itens pré-testados.
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Agradecemos a participação.
BOM TRABALHO!
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