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Coordenação de Administração
Apresentação aos calouros
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Apresentação do Curso e PPC
Baseia-se no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, no campus de Governador Valadares, ofertado na modalidade presencial em período integral Foram consideradas: As diretrizes contidas no programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) Os instrumentos de avaliação contidos nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
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Apresentação da Instituição UFJF
Mantenedora: Ministério da Educação IES: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Natureza Jurídica: Órgão Público do Poder Executivo Federal. CNPJ: / Endereço do Campus Avançado de Governador Valadares: Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330 – Centro – Governador Valadares – MG. CEP: Sítios: Ato Regulatório: Credenciamento Lei Federal. Nº documento: Data de Publicação: 23/12/1960. Prazo de Validade: Vinculado ao Ciclo Avaliativo Ato Regulatório: Recredenciamento; Parecer CNE/CES; Nº Documento: 179/2011. Data de Publicação: 01/06/2011. Prazo de Validade: Vinculado ao Ciclo Avaliativo.
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Apresentação da Instituição UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi credenciada pela Lei Federal nº 3.858, de 23/12/1960, publicada no Diário Oficial da União (DOU) da mesma data. A Portaria MEC nº 1.105, de 28/9/1998 (DOU de 29/9/1998), aprovou o Estatuto da UFJF. No caso da Instituição, a Súmula do Parecer CNE/CES nº 204/2010, publicada no DOU de 17/12/2010 e retificada no DOU de 28/4/2011, consolidou o credenciamento do campus fora de sede, a ser instalado no Município de Governador Valadares, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora, com sede no município de Juiz de Fora, ambos no Estado de Minas Gerais. Teve também o seu recadastramento através do parecer CNE/CES nº 179/2011.
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Apresentação da Instituição UFJF
A UFJF estabelece como princípio a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e guia-se ainda pelos demais princípios: liberdade de expressão através do ensino, da pesquisa e da divulgação do pensamento, da cultura, da arte e do conhecimento; pluralismo de ideias; gratuidade do ensino; gestão democrática; garantia do padrão de qualidade. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a 19ª melhor universidade do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado dia 19/09/2016. A instituição subiu uma posição em relação ao ranking publicado em Entre as universidades mineiras a UFJF ocupa a terceira colocação.
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A UFJF – Governador Valadares
A criação do campus em Governador Valadares foi aprovada pelo Conselho Superior da UFJF (CONSU) no dia 16 de fevereiro de 2012, iniciando suas atividades no dia 19 de novembro do mesmo ano. Atualmente, são oferecidas 850 vagas anuais em dez cursos de graduação na modalidade presencial: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.
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A UFJF – Governador Valadares
A relação de cursos foi acordada entre o Ministério da Educação, UFJF e Prefeitura de Governador Valadares, com o objetivo de atender à demanda regional. Para atender a este objetivo, serão contratados gradualmente 566 servidores: 266 professores e 300 técnicos administrativos em educação. Todas as necessidades de infraestrutura de funcionamento dos novos cursos serão plenamente atendidas com a construção do novo campus, a qual está sendo realizada em um terreno doado à UFJF a cerca de quatro quilômetros da região central de Governador Valadares.
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A Administração UFJF-GV
O curso de Administração da UFJF-GV foi implantado em 2012, de acordo com o parecer da Resolução CES/CNE 204/2010, de 07/10/2010, e autorização publicada no Diário Oficial da União (DOU) através da Portaria nº 212, seção 1, página 31 de 20/05/2013. O curso oferta 100 vagas anuais, disponibilizando 50 vagas para cada semestre. O ingresso dos candidatos ocorre através de processo seletivo público, sendo que do total de vagas ofertadas, 70% são disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Neste caso os interessados participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja prova é aplicada pelo Mistério da Educação, por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
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A Administração UFJF-GV
As demais vagas (30%) são disponibilizadas por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), cuja prova é realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, através da Comissão Permanente de Seleção (COPESE). Ambos os programas de seleção pública utilizam o sistema de cotas estabelecido pela Lei Nº , de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais.
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A Administração UFJF-GV Código e-MEC: 1178684
Grau: ( ) Bacharelado em Administração Modalidade: Educação Presencial Turno: Integral Data de início do funcionamento do curso: 19/11/2012 Data de autorização do curso: 17/05/2013 (Portaria nº 212, D. O. U. 20/05/2013) Periodicidade: semestral Integralização curricular: 4,5 anos (09 semestres letivos) Tempo mínimo: 4 anos (08 semestres letivos) Tempo máximo: 7 anos (14 semestres letivos) Vagas autorizadas: 100 anuais com entradas semestrais Carga horária mínima: horas
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A Administração UFJF-GV
O curso de Administração pode ser considerado interdisciplinar por natureza, na medida em que é composto a partir da articulação de conhecimentos de diversas áreas do conhecimento, tais como matemática, estatística, economia, psicologia, sociologia, antropologia, filosofia, direito, ciência política, dentre outras. Diante das diferentes estratégias possíveis, a proposta do curso é realizar a interdisciplinaridade através de projetos de pesquisa, projetos de extensão, projetos de treinamento profissional e eventos e visitas técnicas envolvendo docentes e discentes de diferentes cursos/departamentos da Universidade.
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A Administração UFJF-GV
Vale destacar ainda o caráter fundamentalmente interdisciplinar de conteúdos tratados em disciplinas previstas no currículo, tais como: estratégia, empresa simulada, gestão socioambiental, administração contemporânea, inovação tecnológica e competitividade entre outras. Embora, em geral, as disciplinas sejam construídas de modo relativamente autônomo, entende-se que a interdisciplinaridade deva ser realizada pelos docentes no seu cotidiano em sala de aula. Incentiva-se o docente a procurar esclarecer como a disciplina dele se relaciona com as demais disciplinas do curso e outras áreas de conhecimento.
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A Administração UFJF-GV
O currículo aqui estabelecido promove a interdisciplinaridade também nas atividades passíveis de flexibilização curricular, no trabalho de conclusão de curso, nos conteúdos eletivos em “Tópicos Especiais” que articulem conhecimentos desenvolvidos por meio da pesquisa e da extensão e na oferta de disciplinas eletivas/optativas pelos diversos departamentos acadêmicos da universidade.
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A Administração UFJF-GV
Teoria e a prática são instâncias complementares. Sua integração se dá, especialmente, por meio de projetos de pesquisa e de extensão, treinamento profissional, visitas técnicas orientadas, eventos com a presença de profissionais de diferentes áreas, participação em empresa júnior (TriVallis) e estágio. Por meio dessas atividades os docentes e discentes têm a possibilidade de colocar em prática os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula, bem como de discutir, analisar e refletir criticamente à luz das teorias, os aspectos práticos e da vivência profissional do administrador.
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Atuar nas variadas áreas profissionais da Administração
PERFIL DO EGRESSO Atuar nas variadas áreas profissionais da Administração Conhecer as principais tendências e ramificações das teorias e práticas em administração Compreender e lidar com a influência do comportamento humano no gerenciamento de pessoas e das organizações Compreender os cenários socioeconômicos e a partir destes, contribuir para a efetividade das organizações
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PERFIL DO EGRESSO Praticar e difundir um comportamento ético e crítico, com responsabilidade social e ambiental Aplicar os princípios básicos da legislação que envolve a administração Compreender os principais elementos da complexidade da Administração privada e pública Elaborar e implementar projetos relacionados aos processos administrativos
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PERFIL DO EGRESSO Perceber as necessidades, bem como idealizar e propor ações que conduzam à competitividade e à sustentabilidade organizacional Potencializar a gestão social por meio do desenvolvimento das organizações do terceiro setor e economia solidária Aplicar de forma adequada os modelos de gestão, de acordo com a as formas e áreas organizacionais e com seus processos e atividades inerentes Analisar cenários e problemas, encontrando soluções utilizando os melhores métodos e técnicas Dessa forma, o Projeto Pedagógico do Curso está estruturado para proporcionar, através de conteúdos diversos e específicos, a formação de egressos aptos a exercer as melhores práticas de gestão. Esse processo deve ser pautado na reflexão crítica, com o compromisso de promover a efetividade e a transformação das organizações.
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO O currículo do curso de Administração da UFJF-GV está organizado em quatro diferentes categorias de conteúdos que contribuem de forma diferenciada na formação do corpo discente, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), sendo eles:
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO I. Conteúdos de Formação Básica: os conteúdos dessa categoria são de natureza interdisciplinar e possibilitam que os alunos tenham acesso a conhecimentos essenciais, que servem de base para os conteúdos profissionalizantes do curso. Os conteúdos de formação básica estão relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas;
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO II. Conteúdos de Formação Profissional: os conteúdos dessa categoria são aqueles relacionados ao conhecimento específico das áreas de formação profissional do Administrador. Os conteúdos de formação profissional envolvem as teorias da administração e das organizações; a administração de recursos humanos; administração mercadológica e de marketing; administração de materiais, produção e logística; administração financeira e orçamentária; sistemas de informações gerenciais; planejamento estratégico e administração de serviços;
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO III. Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: os conteúdos dessa categoria objetivam capacitar os discentes quanto ao uso de métodos matemáticos e estatísticos no exercício de atividades profissionais da Administração. Os conteúdos de estudos quantitativos e suas tecnologias abrangem a pesquisa operacional, a teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e a aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração;
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO IV. Conteúdos de Formação Complementar: caracterizam-se como estudos e atividades de caráter transversal e interdisciplinar onde o discente, com base no princípio da flexibilização curricular, tem a possibilidade de optar por aquelas que, em sua percepção, melhor colaboram para seus interesses pessoais de enriquecimento de seus conhecimentos práticos e intelectuais.
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO As disciplinas que compõem a matriz curricular, além dos conteúdos que podem ser enquadrados em uma das quatro modalidades descritas no tópico anterior, também seguem as normas do Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) e podem ser classificadas de três formas quanto à sua natureza: Disciplinas obrigatórias: são as disciplinas pertencentes à matriz curricular que obrigatoriamente devem ser cursadas pelo corpo discente na integralização do curso.
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO Disciplinas eletivas: são disciplinas ofertadas, dentro do princípio da flexibilização curricular, que complementam a carga horária obrigatória para a integralização do curso. O discente tem a autonomia de escolher, dentre as disciplinas ofertadas, aquelas que deseja cursar. A carga horária das disciplinas eletivas poderá ser utilizada como equivalente às disciplinas optativas. Dentre as disciplinas eletivas, incluem-se as intituladas “Tópicos Especiais”, as quais não possuem planos de ensino previamente definidos e ementas registradas no PPC. Tem ementa aberta com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de conteúdos relevantes em determinado tempo e espaço.
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO Disciplinas optativas: Essa modalidade de disciplina faz parte da flexibilização curricular e se refere a disciplinas de formação de cultura geral, de qualquer área do conhecimento, de livre escolha do discente. As disciplinas optativas não poderão ser consideradas como equivalentes às disciplinas eletivas e tópicos especiais.
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO Para integralização curricular, além das disciplinas obrigatórias e do trabalho de conclusão de curso (TCC) o aluno deverá cursar 600 horas de disciplinas eletivas ou optativas, nas seguintes proporções: total de 600 horas de disciplinas eletivas, ou até 120 horas de disciplinas optativas, sendo as demais 480 horas necessariamente dentre aquelas da grade de eletivas. A avaliação deve ser realizada em consonância com o Regulamento Acadêmico da Graduação. A norma vigente (Título IV - Dos Atos Acadêmicos, Capítulo IV – Da Avaliação da Aprendizagem) estabelece o seguinte:
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ORGANIZAÇÃO DO CURSO Art. 32. A avaliação da aprendizagem da discente ou do discente deve ser processo contínuo, gradativo, sistemático e integral, adequada à natureza e aos objetivos da disciplina ou conjunto de atividades acadêmicas curriculares. Parágrafo único. A avaliação de estágios, trabalhos de conclusão de curso ou congêneres observa os critérios definidos no PPC. Art. 33. Para efeito de aprovação, as discentes ou os discentes são avaliados quanto à assiduidade e ao aproveitamento.” Também deve ser observado o disposto acerca do aproveitamento de estudos, no capítulo III do referido Título. De todo modo, a sistemática de avaliação deve respeitar, na íntegra, as normas gerais da UFJF.
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BEM-VINDOS À UFJF!
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