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PublicouNathalie Rozario Alterado mais de 10 anos atrás
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Escola Básica 2.3 de São Gonçalo Plano de Prevenção e Emergência
Plano de Segurança contra Sismos
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Segurança A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa - pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos. Além de um bom conhecimento e informação neste âmbito, importa criar uma cultura de segurança, nomeadamente interiorizando procedimentos e comportamentos e adoptando as necessárias medidas de prevenção. Foi elaborado o plano de segurança da com vista a esclarecer atitudes/comportamentos de toda a comunidade escolar perante uma situação de acidente de origem diversa. Verifica-se que muitas vezes o pânico é a principal causa de vítimas, por isso o esclarecimento é essencial. Todos devem conhecer o plano de segurança e todos devem saber quais os comportamentos que devem ser tomados. Cada um de nós tem o seu papel na Segurança nas Escolas.
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Docentes Ler as plantas informativas expostas pela escola elucidando sobre os percursos a seguir em caso de evacuação. Se qualquer situação grave (tremor de Terra, explosão, incêndio, etc.) acontecer e, mesmo que ainda não tenha sido dado o sinal de emergência, o professor deve desencadear o plano de emergência. Ordenar a imediata saída dos alunos da sala de aula, recordando o local obrigatório de concentração, respeitante à sala e ao bloco onde se encontram. Deve dirigir-se o mais rápido possível para o local de concentração, onde deve manter a calma junto dos alunos, contando-os. No caso do sinistro ocorrer em período de recreio, deve o professor, e sempre que seja possível, dirigir-se para o local de concentração destinada à sala de aula onde anteriormente esteve a trabalhar e proceder de acordo com o ponto anterior. Os professores que não estiverem a ter aulas, dirigem-se para o local de concentração mais próximo e ajudam os colegas nas tarefas de contagem e reunião de alunos.
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Pessoal Auxiliar de Acção Educativa Ler as plantas informativas expostas pela escola elucidando sobre os percursos a seguir em caso de evacuação. Todas as portas de acesso ao exterior devem ser abertas. Devem desligar todos os quadros eléctricos, e condutas de gás. Devem orientar os alunos que saem das salas e se dirigem para o exterior. Alunos com dificuldades motoras, ou outras, devem ser ajudados na evacuação. Assegurar que todas as salas estão vazias. Acompanhar os alunos e professores para os locais de concentração respectivos. Se houver algum ferido deverão alertar professores / funcionários / bombeiros acerca da localização da vítima.
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Alunos Ler as plantas informativas expostas pela escola elucidando sobre os percursos a seguir em caso de evacuação. Após ter sido dado o sinal de alarme, e ter sido dada ordem pelo professor de abandonar a sala, deverão dirigir-se à porta de saída assinalada na planta. Nunca levar nenhum material escolar. Seguir as setas que indicam o local de concentração. Nunca correr mas sim caminhar. Nunca parar para apanhar sapatos, valores, etc. Nas portas ou saídas nunca empurrar. Manter o máximo silêncio. Chegados ao local de concentração manter a máxima disciplina a fim de se apurar quem falta. Nos locais de concentração, deverão agrupar-se junto do professor com quem estavam a ter aulas. Os alunos que não estiverem a ter aulas, dirigem-se para o local de concentração mais próximo e agrupam-se por turma.
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O que esperar em caso de SISMO O primeiro indício de um Sismo de grandes proporções poderá ser: Um tremor ligeiro perceptível pela oscilação de objectos suspensos e pelo abanar de objectos em prateleiras; Um “bang” violento, semelhante à passagem de um avião supersónico; Um ruído surdo e prolongado, que poderá ser bastante alto.
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O que esperar em caso de SISMO – ( continuação ) Um ou dois segundos depois sentirá o verdadeiro Sismo. No exterior ou no interior dos edifícios, quando o SISMO ocorre, É importante agir imediatamente ao primeiro indício ou sinal de alerta
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Não espere até ter a certeza que está realmente a ocorrer um Sismo. À medida que a vibração do solo aumenta o perigo também aumenta: Armários e prateleiras podem cair; Objectos suspensos do tecto oscilarão e poderão soltar-se; Tectos falsos, seus componentes e equipamentos neles instalados poderão cair; Caixilhos das portas poderão arquear fechando as portas violentamente; Caixilhos das janelas poderão encurvar quebrando os vidros e lançando estilhaços
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O QUE FAZER DURANTE O SISMO No interior do edifício: Não tentar sair do edifício; Não deve tentar sair pelas janelas: Deve afastar-se de janelas e painéis de vidro; Deve afastar-se de armários, prateleiras, objectos pesados e outro mobiliário que possa cair; Não deve aceder às varandas; Não deve utilizar elevadores.
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O QUE FAZER DURANTE O SISMO Em salas de aula Os alunos e os professores devem refugiar-se debaixo das carteiras, agarrar uma perna das mesas e proteger a cabeça e os olhos, pressionando a cara contra os braços; Os alunos devem aguardar com calma que o professor lhes dê instruções;
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O QUE FAZER DURANTE O SISMO Em zonas de circulação ou onde não haja possibilidade de se cobrir Refugie-se junto de pilares, sob vigas e vergas de portas ou junto de uma parede interior, ajoelhe-se, coloque a cabeça junto aos joelhos, aperte as mãos firmemente por trás do pescoço e proteja os lados da cabeça com os cotovelos
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O QUE FAZER DURANTE O SISMO Em bibliotecas/Centro de Recursos Afaste-se imediatamente de janelas, painéis de vidro e estantes e proteja-se apropriadamente
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O QUE FAZER DURANTE O SISMO Em laboratórios e cozinhas Tente apagar todas as chamas antes de se proteger; Afaste-se de todos os materiais perigosos que podem derramar.
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O QUE FAZER DURANTE O SISMO No exterior: Não deve reentrar no edifício, mantendo-se no exterior; Deve afastar-se de edifícios, muros, vedações, árvores, postes e cabos eléctricos; Deve agachar-se ou deitar-se no solo e proteger a cabeça; Deve ir observando o que se passa em redor, mantendo-se alerta a possíveis perigos que o obriguem a movimentar-se.
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O QUE FAZER APÓS O SISMO Deve proceder-se à evacuação das salas de aula e dos edifícios em geral, sob a vigilância dos professores e dos elementos da estrutura interna de segurança.
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EVACUAÇÃO DO EDIFÍCIO Todas as saídas devem ser abertas, as alimentações principais de água, energia eléctrica e gás devem ser cortadas; Cada professor é responsável pela evacuação da sua sala de aula; Os professores devem verificar o estado do edifício em todo o caminho de evacuação e assinalar os riscos potenciais;
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Evacuação do edifício – (Continuação ) Os professores devem guiar os alunos até às saídas, grupo após grupo; Os professores e os elementos da estrutura interna de segurança devem coordenar a evacuação do edifício de forma a evitar congestionamentos e eventuais ferimentos nos alunos, devendo guiá-los para um local de reunião pré-definido ( Ponto de encontro / Ringue Exterior da Escola). Todas as pessoas que se encontram no exterior no momento do sismo deverão dirigir-se para o local de reunião ( Ponto de encontro / Ringue Exterior da Escola).
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O ruído que acompanha um sismo provocados pelos objectos a cair, vidros a quebrar, alarmes de incêndios que disparam portas a bater e paredes a rachar, pode provocar uma enorme tensão. O ruído será assustador, mas um pouco menos. QUANDO É ESPERADO.
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No local de reunião Os professores devem: Reunir os alunos por turma e contá-los; Manter os alunos no Ponto de Encontro / Ringue Exterior da Escola Detectar todos os alunos feridos e prestar os primeiros socorros, quando necessário; Entregar a Folha de Registo de Presenças ao elemento responsável; Alertar os alunos para a hipótese de réplicas
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No local de reunião – ( continuação ) Os alunos: não devem regressar ao edifício; devem manter-se a uma distância de pelo menos 5 metros das fachadas, muros e vedações; não devem beber água das torneiras ou de recipientes abertos; devem evitar qualquer contacto com cabos eléctricos ou vedações metálicas. Todos devem permanecer no Ponto de Encontro e aguardar instruções
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Se o sismo ocorrer durante o intervalo Durante o sismo Quer no interior quer no exterior dos edifícios, os alunos e os professores devem seguir as medidas atrás descritas e tentar evitar qualquer risco potencial. Após o sismo Os professores e os alunos devem seguir o processo de evacuação descrito e reunir-se todos no local de reunião
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Exercício nº 1 Procedimentos a seguir: Uma data é escolhida para a realização do exercício; Os sinais de alarme soam antes, durante e depois do sismo e são explicados aos alunos; O sinal anunciando o início dum sismo é desencadeado; O professor adverte : «Tremor de terra! Todos para debaixo das carteiras/mesas»;
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Exercício nº 2 Procedimentos a seguir: Os professores e os alunos colocam-se em abrigo debaixo da carteira / mesa e agarram-se firmemente a um dos pés da mesma. Ninguém se deve mexer, antes que o sinal do fim do sismo soe; O sinal previsto anunciando o fim do sismo soa; O professor diz aos alunos da primeira fila para se levantarem um após o outro, e assim, sucessivamente, para os restantes;
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Exercício nº 3 Procedimentos a seguir: Os alunos entram no corredor em fila indiana ou dois a dois, se o corredor for suficientemente largo, com calma e disciplina. É sobretudo importante que todos os alunos avancem com um passo regular e relativamente rápido, a fim de evitar a obstrução dos corredores, o que poderá constituir um risco; Os alunos reúnem-se no local de reunião, tendo o cuidado de ficar a uma distância adequada das fachadas e das paredes dos edifícios.
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Plano de Emergência Normas de evacuação Ao ouvires o sinal de alarme, segue as instruções do teu professor(a). Não te preocupes com o material escolar. Deixa-o sobre as carteiras e bancadas, sai e fecha a porta. Segue as setas de saída em silêncio. Não corras. Em caso de Sismo Agachar Proteger Agarrar Desce as escadas encostado (a) à direita. Não voltes a trás. Não pares na porta de saída. Esta deve estar livre. Dirige-te para o local que o teu professor(a) te indicar, para se apurar que não falta ninguém. Se estiveres no recinto escolar, sem aulas, dirige-te para o ponto de encontro. Estas NORMAS DE EVACUAÇÃO são muito IMPORTANTES.
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