A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da atenção à saúde da criança de zero a 72 meses na UBS Santo Antônio, Santo Antônio do Iça/AM Aluna: Sissy Del Campo Martinez Orientadora: Lilian Zielke Hesler

2 Introdução Os profissionais de saúde que atuam na atenção básica têm papel fundamental no acolhimento e atendimento das crianças; O acompanhamento da criança na atenção básica tem por finalidade a promoção, proteção e a detecção precoce de doenças; Esse acompanhamento pode ser realizado por meio de ações educativas, visita domiciliar e acompanhamento integral da saúde da criança (BARROS & VICTORIA, 2008).

3 Santo Antônio do Içá/AM
Introdução Santo Antônio do Içá/AM Localização: quilômetros de Manaus, região do alto Solimões; População: habitantes; Acesso: somente via fluvial e aérea; Município possui 42 comunidades: 13 em área urbana e 31 em regiões rurais; Serviços de saúde no município: duas UBS, hospital; centro epidemiológico, CRAS, NASF, central de medicamentos e farmácia em duas UBS. - - 27 horas com lancha - 5 dias de barco até a capital Manaus

4 Introdução UBS Santo Antônio Localização: área urbana População total: habitantes Equipes ESF: três Cada equipe é composta por: médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Temos uma assistente social, fonoaudióloga e odontólogas que atendem em todo município. Estrutura da UBS: recepção; 2 consultórios médicos, 2 salas de enfermagem, 2 consultório odontológico, 1 sala de atividade coletiva, sala de vacinas, sala de curativos, sala de nebulização, área de dispensação de medicamentos, sala de preventivo e cozinha.

5 Situação da ação programática antes da intervenção:
Introdução Situação da ação programática antes da intervenção: Não havia registro específico para o atendimento das crianças; Baixa cobertura do programa; As mães somente procuravam a UBS quando as crianças já estavam doentes; Grande quandidade de atendimentos por demanda espontânea; Não havia atendimento com nutricionistas, assistente social e fonodióloga; Realização de poucas atividade de educação em saúde com as mães; Baixa cobertura de atendimento odontológico; Ausência de monitoramento do programa.

6 Unidade Básica de Saúde antiga

7 UBS e farmácia remodelada

8 Objetivo Melhorar a atenção à saúde das crianças de zero a 72 meses na UBS Santo Antônio, município de Santo Antônio do Iça/AM

9 Metodologia Ação Programática: Atenção a saúde das crianças de 0 a 72 meses; Duração: 16 semanas (4 dezembro de 2014 à 9 de abril 2015); Ações desenvolvidas nos 04 eixos temáticos do curso: - Monitoramento e avaliação - Organização e gestão do serviço - Engajamento público - Qualificação da prática clínica Ações desenvolvidas: capacitação das equipes; cadastramento das crianças; busca ativa; visita domiciliar; atendimento clínico; avaliação e atendimento odontológico; atividades de educação em saúde; orientação na sala de espera; monitoriamento da intervenção; contato com lideranças comunitárias.

10 Logística Utilização do Caderno de Atenção Básica - Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento (Ministério da Saúde, 2012); Prontuários clínicos das crianças; Ficha-espelho e Planilha de coletas de dados disponibilizadas pelo curso; Capacitação das três equipes da UBS; Acolhimento das crianças; Grupos de educação em saúde com as mães; Contato com representantes da comunidade.

11 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura do programa de saúde da criança. Meta: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 70% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área da UBS. Número de crianças na área da UBS: 541 Número de crianças acompanhadas: 541 (100%)

12 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Metas 2.1: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. Número de crianças na área da UBS: 541 Número de crianças com consulta na primera semana de vida: 153 (28,3%)

13 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Metas 2.2: Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Número de crianças na área da UBS: 541 Número de crianças com monitoramento do crescimento: 391 (72,3%)

14 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Metas 2.7: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Número de crianças de 6 a 24 meses inscritas na UBS: 235 Número de crianças que estão fazendo suplementação de ferro: 235 (100%)

15 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Metas 2.8: Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Número de crianças na área da UBS: 541 Número de crianças que realizaram triagem auditiva : 433 (80%)

16 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Metas 2.10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 a 72 meses. Número de crianças 6 a 72 meses inscritas na UBS: 453 Número de crianças com avaliação da necessidade de atendimento odontológico: 193 (42,6%)

17 Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão ao programa de saúde da criança. Meta 3.1: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Número de crianças faltosas ao programa: 115 Número de crianças com busca ativa: 114 (99,1%)

18 Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1: Manter registro na ficha espelho de saúde da criança/ vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço. Número de crianças na área da UBS: 541 Número de crianças com registro na ficha-espelho: 507 (93,7%)

19 Resultados Objetivo 5: Mapear as crianças de risco pertencentes à área da UBS. Meta 5.1: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. Número de crianças na área da UBS: 541 Número de crianças com avaliação do risco: 540 (99,8%)

20 Resultados Objetivo 6: Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Metas: Dar orientações para prevenir acidentes na infância, sobre nutrição e higiene bucal em 100% das crianças. Número de crianças na área da UBS: 541 Número de crianças cuja as mães receberam orientação: 541 (100%)

21 Discussão Conseguimos ampliar a cobertura de atenção à saúde das crianças; Melhorou a qualidade do atendimento as crianças; Possibilitou um trabalho integrado entre os profissionais das três equipes; Contamos com o apoio dos gestores; Houve um acréscimo de palestras e orientações as mães; Contamos com a parceria da equipe do NASF e CAPS; Aumentou o número de visitas domiciliares; Melhorou a qualidade dos registros; Reduziu o número de crianças faltosas ao programa; Possibilitou contato estreito com as mães e familiares das crianças; Implementação das ações a rotina de trabalho da UBS.

22 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Aprendi muito sobre a cultura brasileira através do contato mais próximo com os usuários nas consultas e visitas; Adquiri conhecimento sobre as doenças no Brasil e sobre os programas do ministério de saúde; Possibilitou aprofundamento teórico com os estudos de prática clínica e permitiu melhorar o idioma; Tive oportunidade de conversar com profissionais de diferentes lugares do Brasil através dos fóruns, compartilhando as experiências vivenciadas na prática profissional.

23 Consulta de puericultura e palestra as mães

24 Orientações durante consulta médica e fonodióloga

25 Atendimento as crianças com bolsa familia e avaliação com asistente social

26 Obrigada!!

27 Referências BARROS, F. C.; VICTORIA, C. G. Maternal-child health in Pelotas, Rio Grande do Sul State, Brazil: major conclusions from comparisons of the 1982, 1993, and 2004 birth cohorts. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2008. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento/Ministério da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, nº 33). IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Informações sobre os municípios brasileiros. Disponível em: < >Acesso em: 20 jul


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google