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Mudança Global Estação meteorológica

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Apresentação em tema: "Mudança Global Estação meteorológica"— Transcrição da apresentação:

1 Mudança Global Estação meteorológica
Ciências Físico-Químicas | 8º ano de escolaridade Ano letivo 2011/2012 Mudança Global Estação meteorológica Introdução Tarefas Processo Trabalho de projeto Recursos Avaliação Conclusão

2 Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Mudança Global Trabalho de projeto – Estação Meteorológica INTRODUÇÃO Para efetuar previsões sobre o estado do tempo, os meteorologistas baseiam-se na medição, mediante a utilização dos aparelhos adequados, da temperatura e humidade do ar, da pressão atmosférica, da velocidade do vento, e na análise de imagens de satélite que mostram, entre outros aspetos, o desenvolvimento, localização e movimento das nuvens. Os dados são obtidos quer em estações meteorológicas terrestres, quer fazendo uso de instrumentos que são lançados para a atmosfera. Contudo, são cada vez mais complementados com informações obtidas por satélites. A informação recolhida é enviada para vários centros meteorológicos, espalhados por todo o mundo, permitindo previsões locais, a curto e a médio prazo, efetuadas com a ajuda de programas informáticos específicos. As previsões a longo prazo são difíceis e menos precisas, pois o estado do tempo evolui, por vezes, de forma súbita e inesperada. Adaptado de Sustentabilidade na Terra, manual de CFQ 8º ano, Lisboa editora. Tarefas Processo Recursos Avaliação Conclusão Como é feita a recolha de informação que permita a previsão do estado do tempo? Que aparelhos fazem parte de uma estação meteorológica? Ciências Físico-Químicas | 8º ano de escolaridade Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

3 Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Mudança Global Trabalho de projeto – Estação Meteorológica TAREFAS O desafio proposto é o seguinte: Próximo dia 23 de março, celebra-se o dia Mundial da Meteorologia, e o Instituto de Meteorologia convidou-te a ti e à tua equipa para integrarem na rede de meteorologistas, dos Açores. Este projecto inclui a construção de uma estação meteorológica para posterior recolha de dados sobre o tempo e que auxiliaram na previsão do estado do tempo nas nossas ilhas, de forma a dar resposta Às questões colocadas inicialmente. O Instituto de Meteorologia pode contar contigo?  Introdução Processo Recursos Avaliação Conclusão Ciências Físico-Químicas | 8º ano de escolaridade Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

4 Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Mudança Global Trabalho de projeto – Estação Meteorológica PROCESSO Preparado para o desafio? PASSO 1: Começa por dividir a turma em cinco grupos. PASSO 2: Cada grupo terá de investigar e construir um dos componentes da estação meteorológica, nomeadamente: Anemómetro; Higrómetro; Pluviómetro; Cata-vento; Barómetro. A investigação deverá incidir sobre funcionalidade destes aparelhos, medições efetuadas. PASSO 3: Após a conclusão da construção dos diversos aparelhos chegou a altura de proceder à montagem da estação meteorológica, (prevista para a 1ª semana de aulas do 3º período). PASSO 4: Terminada a investigação, construção e montagem dos aparelhos e da respetiva estação meteorológica, é altura para proceder aos registo dos dados obtido pelos aparelhos e a elaboração de um cartaz sobre o trabalho que realizaram. Introdução Tarefas Recursos Avaliação Conclusão Ciências Físico-Químicas | 8º ano de escolaridade Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

5 Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Mudança Global Trabalho de projeto – Estação Meteorológica RECURSOS Introdução Tarefas Processo Avaliação Conclusão Ciências Físico-Químicas | 8º ano de escolaridade Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

6 Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Mudança Global Trabalho de projeto – Estação Meteorológica AVALIAÇÃO A avaliação incidirá sobre os aspectos a seguir indicados: Criatividade no tratamento e apresentação do tema; Capacidade de registo de observações; Capacidade de resposta a questões sobre o tema abordado; Capacidade de selecionar materiais para a construção dos aparelhos em questão. Disponibilidade para a execução das tarefas propostas, espírito de cooperação e entrega; Capacidade de comunicação; Introdução Tarefas Processo Recursos Conclusão Auto-avaliação Ciências Físico-Químicas | 8º ano de escolaridade Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

7 Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Mudança Global Trabalho de projeto – Estação Meteorológica CONCLUSÃO Parabéns! Fizeste um óptimo Trabalho. Graças ao teu trabalho foi possível recolher dados e compará-los com os que diariamente vemos no boletim meteorológico. Além disso, aprendeste algo mais sobre os aparelhos que permitem obter esses dados, e sobre a importância da existência de estações meteorológicas em diferentes pontos da ilha. Após entregarem o vosso trabalho à vossa professora ela irá imprimi-los de forma a serem afixados na sala polivalente da nossa escola, para ser dada a conhecer à restante comunidade escolar, o vosso trabalho como meteorologistas. O Instituto de Meteorologia agradece o vosso trabalho e empenho nesta missão. Introdução Tarefas Processo Recursos Avaliação Esperemos, sinceramente, que te tenhas divertido e aprendido mais e melhor! Ciências Físico-Químicas | 8º ano de escolaridade Ano letivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares


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