A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Débora Anunciação Cunha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Débora Anunciação Cunha"— Transcrição da apresentação:

1 Débora Anunciação Cunha
Processos de socialização das crianças: o que compete à família e à sociedade Débora Anunciação Cunha

2 Por que Deus deu filhos aos pais?

3 Nosso objetivo Contribuir para que os pais compreendam que é nos processo de socialização que a criança desenvolve noções de convivência e aprende a agir conforme as regras aprendidas Ver objetivos do caderno - projeto

4 O que é socialização? A socialização é o processo pelo qual os indivíduos vão aprendendo a se relacionar uns com os outros e a viver em sociedade

5 Como ocorre a socialização?
Indivíduo Sociedade Normas Costumes Valores Condutas Internalizar (Tornar seu) Processo de construção de identidades

6 Há dois tipos de socialização: a socialização primária e a socialização secundária

7 A socialização primária: responsabilidade da família
É na família que a criança aprende a falar, a vestir-se, a conviver com pessoas diferentes, a construir as primeiras noções do que é bom ou mau, certo ou errado. Aprende ainda as primeiras noções de respeito a si mesma e ao outro. Essas noções são fundamentais para que a criança se relacione bem em seu ambiente familiar e construa as primeiras ideias relacionadas aos papéis sociais, como: quem é o pai, a mãe, o colega, o irmão, o professor, o avô, o pastor

8 A socialização primária: responsabilidade da família
Aprender a falar Desenvolver a capacidade de falar de diferentes formas, em diferentes situações, com diferentes pessoas. O modo de falar, o que vai falar, precisa adaptar-se ao contexto e às pessoas.

9 A socialização primária: responsabilidade da família
Aprender a se vestir É preciso aprender desde cedo como se vestir em diferentes situações. O tipo de vestimenta adequado para diferentes ambientes Aprender a vestir-se adequadamente é algo importante no estabelecimento de relações respeitosas e saudáveis

10 A socialização primária: responsabilidade da família
Aprender noções de certo e errado, bom e mau Essas noções podem ser ensinadas pelos pais ao colocar regras e limites para seus filhos ainda bem pequenos Fazer todas as vontades dos filhos é prejudicial ao seu desenvolvimento. A criança precisa ouvir “não”.

11 A socialização primária: responsabilidade da família
“Pais chatos criam filhos bem sucedidos e bem educados”

12 A socialização primária: responsabilidade da família
A socialização primária é um processo que inclui a compreensão das regras e estas são associadas ao aspecto emocional e afetivo. A internalização das regras exige identificação da criança com o adulto que a orienta, isto é, uma relação de afetividade positiva com o adulto compreende melhor a regra e a internaliza melhor.

13 A socialização primária: responsabilidade da família
A socialização primária é um processo que inclui a compreensão das regras e estas são associadas ao aspecto emocional e afetivo. A internalização das regras exige identificação da criança com o adulto que a orienta, isto é, uma relação de afetividade positiva com o adulto compreende melhor a regra e a internaliza melhor.

14 A socialização primária: responsabilidade da família
Importância da afetividade Quando a criança tem uma relação positiva com o adulto ela compreende melhor a regra e a internaliza melhor.

15 O adulto tem um papel fundamental ao estabelecer regras para a criança
. O adulto tem um papel fundamental ao estabelecer regras para a criança Quando esse adulto é o pai ou a mãe a regra é melhor internalizada porque tem o componente afetivo e isso ajuda na compreensão.

16 Socialização secundária: cabe aos diversos grupos sociais
A socialização secundária ocorre em outros grupos sociais: na escola, na igreja, no ambiente de trabalho, no clube, no grupo de amigos, no grupo de jovens ou adolescentes da EBD, etc. Os novos grupos vão passar outros conhecimentos, outras formas de ser e estar no mundo, vão ampliar a socialização primária recebida na família

17 Socialização secundária: cabe aos diversos grupos sociais
Quando as famílias não cumprem bem o seu papel de realizar a socialização primária as crianças chegam à escola, à igreja e a outros grupos sem as mínimas noções de respeito, de solidariedade, de diálogo e pequenas noções de justiça, causando muitos problemas para os professores, amigos, pastores, etc.

18 Razões para o fracasso familiar na socialização da criança
Pais que abdicam de sua posição e assumem o papel de “melhores amigos”. Pais que terceirizam a educação de seus filhos Pais que não querem gastar tempo com o trabalho de educar

19 Princípios bíblicos para a socialização das crianças
Deuteronômio 11: Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. Escrevei-as nos umbrais de casa e nas vossas portas.

20 Primeiro princípio – O exemplo
“Ponde as minhas palavras na vossa alma, no vosso coração e diante dos vossos olhos”... Coração e alma representam a vontade, aquilo que se deseja, os projetos pessoais, o que se almeja para o futuro Para tanto é preciso “Educar a vontade” moldando-a conforme a Palavra do Senhor.

21 Primeiro princípio – O exemplo
“Ponde as minhas palavras na vossa alma, no vosso coração e diante dos vossos olhos”... O conhecimento gera escolhas mais acertadas Os céus e a terra tomo hoje como testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição. Escolhe, pois, a vida para que vivas, tu e a tua descendência. Dt. 30:19.

22 Os filhos precisam ver os pais agindo, tomando decisões e refletindo sobre as consequências de seus atos.

23 Segundo princípio – O ensino
...Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos... Toda e qualquer situação serve para ensinar os valores eternos de Deus

24 Segundo princípio – O ensino
O que ensinamos às novas gerações vai definindo o tipo de homens e mulheres que serão no futuro. Definem também: O papel de Deus, o papel da família e da Igreja em suas vidas. A visão que eles têm de si mesmos e dos outros. A forma como tratam a si mesmos e aos outros. O tratamento que eles darão aos mais velhos e aos mais jovens. Etc.

25 Segundo princípio – O ensino
É preciso orientar os filhos em toda a verdade de Deus para que amem a Deus e ao próximo. Aprendendo esses valores aprenderão a valorizar a si mesmos e aos outros. Esses outros são seus colegas, amigos, vizinhos, parentes, autoridades, os diferentes, os mais velhos, etc.

26 Terceiro princípio – os limites
“Escrevei-as nos umbrais de casa e nas vossas portas”. A fixação da lei do Senhor nos umbrais da casa representa os princípios que devem pautar as ações de todos. Diz respeito ao que deve ou não entrar em casa. Até determinada idade são os pais que definem o que entra ou não em casa. O que cada um pode ou não fazer; onde pode ir; com quem pode ir.

27 Terceiro princípio – os limites
São os pais os únicos responsáveis pelas normas e pelas ações de todos em casa

28 É preciso cuidar dos umbrais das vossas casas!
“O pai corrige o filho a quem ama” (Provérbios 3:12).


Carregar ppt "Débora Anunciação Cunha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google